O que é Amazon FBA e como funciona?
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Falar sobre a Amazon FBA é falar sobre um modelo de negócios inovador e de sucesso.
Aos dados a que nos referimos: a Amazon teve lucro recorde em 2018, ganhando mais de dez bilhões de dólares em receita líquida, sete mil a mais que no ano anterior.
Outro fato interessante é que a empresa mal havia registrado grandes lucros até 2016.
Qual é o segredo? Provavelmente a insistência e a crença de seu criador na ideia e … em um modelo de negócio renovado em que todos possam vender produtos na Amazon.
Na verdade, existem mais de dois milhões de pessoas vendendo na Amazon. Você mesmo pode vender na Amazon!
A Amazon oferece diversas alternativas para que você venda seus produtos e aproveite suas vantagens e visibilidade. A última grande tendência é o Amazon FBA.
Vamos conversar sobre isso e tentar explicar em que consiste essa nova modalidade e se é uma alternativa viável e lucrativa.
O que é Amazon FBA?
FBA ou “Fulfillment By Amazon” é o sistema que a Amazon disponibiliza aos seus vendedores oferecendo os seguintes serviços:
- Eles recebem seus produtos.
- Eles armazenam seus produtos.
- Eles despacham os produtos.
- Eles gerenciam devoluções.
- Eles fornecem atendimento ao cliente.
Ou seja, o vendedor só terá que enviar os produtos para a Amazon e a gigante do comércio eletrônico se encarregará do resto.
A princípio, parece uma solução que simplifica muito o trabalho do vendedor. Vamos mergulhar um pouco mais fundo em como funciona o Amazon FBA.
Como funciona o Amazon FBA?
Nesse ponto, você sabe que a maior parte do trabalho será feito pela Amazon e o vendedor precisa apenas enviar os produtos para a Amazon.
Portanto, pode-se dizer que o vendedor atua como um fornecedor de produtos da Amazon.
Mas antes de começarmos a falar sobre a metodologia funcional do Amazon FBA, vamos para a etapa inicial e fundamental para fazer parte deste sistema: registrar-se como vendedor.
Registre-se como vendedor na Amazon
Lembre-se de que existem duas categorias de vendedores na Amazon: Individual e Pro.
A versão Pro é o melhor plano para vendedores com um volume de vendas superior a 40 produtos por mês (tem um custo mensal, veremos mais tarde).
Registamos na plataforma Seller Central, aqui deve ser o mais específico e cuidadoso possível, tanto nas informações como nas listagens dos seus produtos (fotos de qualidade, descrição etc.).
Obviamente você não será o único vendedor, por isso é imprescindível realizar esta etapa com o máximo esforço e cuidado como uma das grandes vantagens competitivas que teremos para alcançar o melhor desempenho possível.
Vender no modo Amazon FBA
Na lista de plataformas (dentro da Central do Vendedor), você deve modificar o perfil para FBA nos produtos que deseja que estejam nesse modo de venda.
Em seguida, você deve criar um plano de envio de estoque e selecionar o armazém da Amazon para onde seus produtos irão “viajar”.
A Amazon informará a você para qual depósito os produtos devem ser enviados.
Tenha cuidado com esta etapa! O pedido de envio de estoque para a Amazon é feito na Central do Vendedor.
Em seguida, deve-se etiquetar corretamente os produtos e prepará-los para o envio aos armazéns indicados.
Felizmente, a Amazon oferece muitas informações e exemplos para que seus vendedores ajam corretamente e sem problemas.
Uma das questões a destacar neste ponto é que, em geral, a Amazon costuma optar pela opção de dividir o estoque de seus clientes em diferentes armazéns em diferentes localizações geográficas. A Amazon sabe o que está fazendo!
No entanto, também oferece a capacidade de centralizar o armazenamento do estoque do fornecedor por um custo adicional.
Bem, vamos falar sobre dinheiro …
Quanto custa vender produtos com o Amazon FBA?
Bem, para entender melhor as despesas envolvidas na venda de produtos no modo Amazon FBA, vamos listar as etapas que envolvem o gasto de forma ordenada, para um melhor entendimento:
Gastos no Amazon FBA
Registre-se como vendedor. O plano Individual não implica uma mensalidade, mas sim uma comissão de 0,99 euros por cada venda realizada.
Por outro lado, o plano pro tem uma mensalidade de 39 euros por mês (sem comissão de venda).
As taxas de referência. A Amazon aplica uma taxa de referência com base na categoria do produto vendido. Isso significa que uma porcentagem “predefinida” pela Amazon é adicionada à despesa.
Essas porcentagens variam periodicamente, por isso é conveniente manter os dados atualizados em mente para melhor controle dos gastos.
Assim, a título de exemplo, podemos indicar as seguintes taxas de referência: Livros, Música, Vídeo e DVD 15%, TI 7%, faça você mesmo e ferramentas 12%, Joias 20% …
Além disso, com o Amazon FBA, novas variáveis são adicionadas aos custos para cálculo:
Taxa de gestão de logística. Um valor equivalente e referente ao tamanho dos produtos e seu peso.
Taxa de armazenamento. Como o próprio nome sugere, é um custo associado ao armazenamento dos produtos de seus vendedores.
Esse valor varia conforme a época do ano, pois está altamente relacionado à sazonalidade.
Outros tipos de custos. Custos associados à embalagem, recall de produto etc.
A Amazon oferece ferramentas para calcular custos e margens de lucro para vendas potenciais. Análise todos os custos muito bem para definir um preço unitário correto.
Vantagens do Amazon FBA
O Amazon FBA oferece algumas vantagens muito interessantes para vender produtos:
- Os produtos sob o sistema FBA entrarão no programa Amazon Prime. Capacite e aumente a visibilidade de seus produtos diante de outras pessoas e você trabalhará com um segmento de clientes da Amazon mais leal e comprometido.
- É mais uma estratégia dentro de suas técnicas de vendas, com o Amazon FBA você diversificará suas opções de vendas.
- Basta enviar seus produtos para a Amazon, eles cuidam do resto.
- Produto vendido e despachado pela Amazon, é uma qualidade de grande valor diferencial com a concorrência.
Desvantagens do Amazon FBA
Não é segredo! A Amazon tem desvantagens, assim como seu sistema FBA.
A Amazon está no controle, no sentido amplo desta palavra:
- Você pode cancelar sua conta de vendedor se não atender aos padrões de qualidade.
- Você não controla seus produtos, uma vez que chegam na Amazon você tem que confiar 100%.
- Os clientes que compram seu produto não são seus … eles são da Amazon. A possibilidade de torná-los fiéis à sua marca difícil.
- Você concorda em adquirir ações ao contrário de outras opções, como dropshipping, em que o fabricante envia o produto e não você como intermediário.
Por fim, podemos destacar como desvantagem que a Amazon também faz parte da concorrência e é muito forte. Caso um ou mais produtos funcionem muito bem, você pode replicar essa estratégia de vendas e minimizar a sua.
Conclusão Amazon FBA
O Amazon FBA é uma ótima alternativa para novos vendedores ou para aqueles de tamanho menor e vendas pequenas.
Tem a enorme vantagem de cumprir praticamente todas as tarefas (exceto o envio dos produtos aos seus armazéns).
O Amazon FBA é uma boa maneira de saber como a Amazon se comporta para vendas e uma recomendação de início de negócios online, bem como uma maneira de diversificar as vendas em várias plataformas.