Matriz de Responsabilidades [RACI]: Guia Completo

Matriz de Responsabilidades [RACI]: Guia Completo | Tendo gerenciado e resgatado dezenas de projetos, e ajudado outros a fazê-lo, observei que há sempre um fator crítico de sucesso que tem sido efetivamente abordado ou negligenciado/desvalorizado: a clareza em torno dos papéis e responsabilidades de cada participante do projeto e das principais partes interessadas.

Não importa quão detalhado e completo um plano de projeto possa ser para qualquer projeto, a confusão ou omissão das funções e responsabilidades dos participantes causará grandes problemas.

A abordagem mais palatável que já vi e usei para registrar as tarefas e aqueles que devem desempenhá-las é a matriz de responsabilidades. A integração da matriz no ciclo de vida do projeto de uma organização cria uma sinergia poderosa que melhora e melhora os resultados do projeto. Confira mais detalhes sobre a matriz de responsabilidades no Stakeholder News.

O que é a Matriz de Responsabilidades (RACI Matrix)?

O que é a Matriz de Responsabilidades
O que significa a sigla RACI – Matriz de Responsabilidades?

O que significa a sigla RACI? A matriz de responsabilidades, também conhecido como RACI Matrix, em inglês, é um gráfico que delimita cada processo, seja em funções e os responsáveis para a execução da atividade e aquele que deve ser consultado ou notificado.

A sigla RACI (Wikipedia) significa as atribuições de quem executaria um projeto Em quase 100% desses esforços de resgate, descobri que não há uma compreensão compartilhada dos papéis e responsabilidades dos participantes, nem documentação explícita para apoiá-lo.

O estabelecimento de tal consenso empregando a matriz quase sempre faz com que um projeto fique preso novamente em movimento, e permite que os principais interessados lidem prontamente com as outras questões que requerem solução.

Qual a principal função da matriz de responsabilidade (RACI)?

Qual a finalidade do uso da matriz RACI
Qual a finalidade do RACI – Matriz de Responsabilidades

Qual a finalidade do uso da matriz RACI? A matriz traz estrutura e clareza para descrever os papéis que as partes interessadas desempenham dentro de um projeto. A matriz de responsabilidades RACI esclarece as responsabilidades e assegura que tudo o que o projeto precisa ser feito seja designado a alguém para fazê-lo.

Os quatro papéis que as partes interessadas podem desempenhar em qualquer projeto incluem o seguinte:

  • Responsável: Aqueles que colocam a mão na massa na operação da tarefa. Um ou vários podem executar uma função específica.
  • Accountable: Sigla em inglês para “accountable”, ou seja, pessoa autoridade para a qual o integrante executor do projeto deve prestar contas sobre o que está sendo feito. Nesse caso, não há vários integrantes e sim um membro somente.
  • Consultado: São participantes ativos que devem contribuir antes da finalização do trabalho.
  • Informadas: Seriam interessante que devem ser orientadas sobre o andamento das tarefas ou das decisões acerca de um projeto. Não necessariamente  precisam contribuir.

Como Fazer a Matriz de Responsabilidades de uma Empresa (RACI)?

Como fazer a matriz RACI? O processo da elaboração da matriz de responsabilidades envolve seis passos específicos

  • Identificar o que será feito na entrega do projeto e listá-las em ordem de finalização.
  • Identificar todos os participantes e listá-los na parte superior da matriz.
  • Identificando quem é o executor, o accountable, o consultado e o informado para cada parte do projeto.
  • Assegurar um integrante Responsável por projeto.
  • Compartilhar, discutir e acordar a matriz RACI com suas partes interessadas, incluindo divergências ou potenciais conflitos oriundos de ideias distintas.

Conclusão – Como definir responsabilidades?

São as análises acima, que são prontamente possibilitadas pelo uso de uma matriz de responsabilidades, que proporcionam o benefício real do modelo.

Sem nenhum dos componentes, os problemas com a estrutura do processo de gerenciamento do projeto podem permanecer escondidos até (ou até mesmo enquanto…) causarem o atolamento do projeto.

O tempo e o esforço para criar uma matriz personalizada para cada projeto significativo é uma oportunidade de projetar seu processo de gerenciamento de projeto para o sucesso do projeto.

Você usa a matriz de responsabilidades? Existem outras versões que você usa que simplesmente ama (ou odeia!) e quer compartilhar? Escreva nos comentários abaixo para continuar a conversa!