Diagrama de Pareto: Guia Completo

Diagrama de Pareto | Vilfredo Pareto era um engenheiro civil, sociólogo, economista e filósofo italiano que nasceu em 1848 em Paris. Ele fez grandes contribuições no campo da economia, particularmente na microeconomia e na socioeconomia.

Como chefe da economia política na Universidade de Lausanne, Suíça, ele observou que 20% da população possuía 80% da propriedade na Itália. Joseph Juran, um engenheiro americano e consultor de gestão de qualidade nascido em 1904, encontrou as obras de Pareto em 1941 e generalizou ainda mais a observação de Pareto.

Ele o chamou de princípio de Pareto, que também ficou conhecido como a regra 80/20. O Dr. Juran aplicou o princípio às questões de qualidade. Por exemplo, ele mostrou que 80% dos defeitos são o resultado de 20% dos erros. Confira mais detalhes em nosso site principal.

O que é o Diagrama de Pareto – 80/20?

Diagrama de Pareto – 80 20
Diagrama de Pareto – 80 20

O princípio de Pareto é uma forma de distribuição matemática que mostra uma relação entre duas quantidades. Nesta relação, uma mudança relativa em uma quantidade resulta em uma mudança relativa proporcional na outra quantidade. Essas quantidades, mudanças e sua relação podem ser mostradas em um gráfico de Pareto.

Este gráfico é uma das sete ferramentas básicas de qualidade. Outras incluem o diagrama de causa e efeito espinha de peixe/Ishikawa, a folha de controle e o gráfico de controle. Estas ferramentas e técnicas gráficas foram introduzidas por Kaoru Ishikawa nos anos 50 para a solução de problemas relacionados à qualidade.

Um diagrama de Pareto é um tipo de gráfico de barras que frequentemente inclui um gráfico de linha. O comprimento das barras é mostrado em unidades no eixo vertical esquerdo, e normalmente representam a frequência de ocorrência, mas também podem ser outra unidade de medida.

As barras são dispostas de tal forma que a barra mais longa aparece à esquerda e a barra mais curta à direita. Assim, você pode ver imediatamente os dados mais significativos e o quanto eles contribuem para a situação geral.

O eixo vertical direito pode representar a porcentagem cumulativa do número total de ocorrências, ou outro total com um máximo de 100 por cento. O gráfico de linhas mostra o total cumulativo, pois adiciona o valor de cada barra e o compara com a porcentagem cumulativa no eixo vertical direito.

Onde se Aplica o Diagrama de Pareto?

O princípio de Pareto ou regra 80/20 é uma generalização e não se distribui a uma proporção exata de 80:20. Entretanto, ela fornece uma direção ou tendência precisa para muitas aplicações que podem ser rapidamente mostradas em um gráfico de Pareto. Alguns desses candidatos são:

  • Em termos de qualidade, uma porcentagem maior de problemas provém de uma porcentagem menor de defeitos.
  • No gerenciamento de projetos, uma maior quantidade de esforço é normalmente gasta em um número menor de tarefas
  • Nas vendas, uma porcentagem maior da receita vem de uma porcentagem menor de clientes.
  • No suporte, um número maior de reclamações vem de um número menor de clientes.
  • Em finanças, uma porcentagem maior de financiamento é fornecida por uma porcentagem menor de investidores
  • Em marketing, uma porcentagem maior de tráfego é gerada por um número menor de artigos postados.

Além de analisar questões econômicas e de qualidade, o princípio de Pareto e um diagrama de Pareto podem ser úteis na gestão de projetos e na produtividade.

Você pode utilizá-lo para analisar listas de tarefas e priorizar as poucas que terão os resultados mais significativos. Você também pode priorizar e alocar mais tempo para os 20 por cento que ainda faltam completar sobre os 80 por cento restantes. Ao avaliar os riscos, observe os 20% com os maiores impactos negativos e prepare-se melhor para eles.

Qual o Objetivo do Diagrama de Pareto?

Um diagrama de Pareto é uma boa ferramenta a ser usada quando se deseja analisar problemas ou causas em um processo que envolve frequência de ocorrência, tempo ou custo. É também uma ferramenta valiosa quando você está lidando com uma lista de problemas, e você quer se concentrar nos mais significativos.

O gráfico pode ser útil quando você deseja analisar um problema com uma ampla gama de causas para que você possa identificar componentes específicos. Como ferramenta visual, é uma ótima maneira de comunicar e compartilhar seus dados e ser compreendido rapidamente por outros.

Nos primeiros tempos, a regra 80/20 também é às vezes referida pelo Dr. Juran como a regra de “os poucos vitais e os muitos triviais”. No entanto, ao longo dos anos, ele a mudou mais tarde para “a regra dos poucos vitais e dos muitos úteis”. A ênfase pode estar nos significativos 20%, mas é um erro ignorar os 80% restantes.

Como Fazer um Diagrama de Pareto

  • Passo 1. Decidir se um gráfico de Pareto é a ferramenta de análise correta para seu problema específico. Caso contrário, use outra ferramenta.
  • Etapa 2. Agrupe as causas ou fatores em categorias específicas.
  • Etapa 3. Escolha a medida apropriada. (ex. frequência, quantidade, custo)
  • Passo 4. Defina o período de tempo que seu gráfico irá cobrir. (ex. hora, dia, semana)
  • Passo 5. Use os dados coletados e calcule os subtotais de cada categoria.
  • Etapa 6. Ajuste a escala do seu eixo esquerdo para acomodar o maior subtotal das diferentes categorias.
  • Etapa 7. Construa suas barras, com a barra mais alta na extrema esquerda, e a barra mais curta na extrema direita.
  • Etapa 8. Calcule a porcentagem de cada categoria de subtotal, dividindo-as pelo total de todas as categorias que representam 100%, conforme indicado pelo eixo vertical direito.
  • Etapa 9. Calcule as somas cumulativas, começando pela extrema esquerda indo para a direita, e desenhe o gráfico de linhas representando as somas contra a porcentagem do eixo vertical direito.

O Gráfico de Pareto é uma ferramenta visual simples, porém eficaz para determinar a causa raiz dos problemas, tempo ocioso, refugo ou gargalo. Usando o gráfico, as organizações podem criar rapidamente um plano de ação para enfrentar os problemas. Confira nossos outros artigos sobre projetos.