Empreendedorismo na Estética: qual o melhor investimento

O mercado da estética é um dos que mais crescem no mundo, como a busca em alcançar padrões de beleza sempre foi grande, essa é uma boa opção de investimento. O empreendedorismo na estética apresenta duas formas de atuação: o modelo de franquia de estética ou as clínicas próprias.

Vamos neste artigo apontar as vantagens de cada um deles, para que você não fique na dúvida em qual decidir:

Empreendedorismo na estética, uma boa opção de investimento

Como já citamos, a preocupação com a beleza sempre foi muito grande entre as pessoas, e ainda existiam os padrões que eram ditados pela sociedade e que faziam grandes exigências.

A busca por alcançar padrões de beleza desde os tempos antigos, vem atormentando as pessoas, e principalmente as mulheres. E por isso, o mercado da estética é um dos mercados que se mantém em crescimento.

E como a demanda por procedimentos e técnicas que melhorem a aparência sempre foi alta, a tecnologia evoluiu para atender as necessidades de quem procurava por técnicas no mercado.

Hoje o mercado da estética conta com novas técnicas, aparelhos inovadores, procedimentos avançados e serviços que atendem as necessidades das pessoas que buscam melhorar a estética e sua aparência física.  

Vamos falar aqui as vantagens de cada um, comparando os dois modelos de investimentos do mercado da estética, para que você saiba qual será o mais vantajoso para seu caso.

Empreendedorismo na Estética: A clínica própria

Investir em uma clínica pode trazer muitas vantagens para o empreendedor. Neste modelo de negócio a pessoa que se dispõe a colocar seu dinheiro em benefício do lucro e seu retorno financeiro, pode ser bem vantajoso.

Mais sobre empreendedorismo

Como promover pequenos negócios utilizando as redes sociais?

Como a tecnologia ajuda suas revendedoras Avon

10 Dicas de como ganhar dinheiro vendendo comida?

Apesar de que nesse modelo você precisará se esforçar mais para conquistar clientes, abrindo sua própria clínica você terá autonomia para controlar todas as áreas de seu negócio.

Nesta opção você terá autonomia para gerir o seu negócio, e poderá aplicar uma gestão do seu jeito no negócio. É você também quem irá escolher seus fornecedores, sem necessitar seguir uma lista pré-estabelecida, como é no modelo de franquia.

Outra vantagem, que este investimento traz é que com sua própria clínica você não necessitará dividir o lucro da empresa. No modelo de franquias o franqueado precisa dividir seu lucro com a franquia, mas tome cuidado, pois você terá que dividir esse lucro entre os gastos que terá com o estabelecimento.

O modelo de franquias

Já no modelo de franquias, apesar de perder a autonomia do negócio, o investidor contará com outras vantagens que podem ser bem atraentes. Um exemplo é que neste modelo de negócio você poderá contar com a ajuda das outras franquias.

Tudo fica mais fácil quando se trata de uma franquia, neste tipo de negócio, o nome da marca já existe no mercado e você não precisará fazer a marca de seu negócio se tornar conhecida.

Outra vantagem é que você necessitará fazer um investimento menor na divulgação do negócio, pois as pessoas já conhecem como funciona o lugar.

No caso da franquia o investimento que precisa ser feito em divulgação é somente para que as pessoas saibam a localização de seu estabelecimento e que na região ela encontra os serviços daquela marca.

Outra vantagem, é que você não vai precisar se preocupar com a criação do nome de seu negócio. A escolha do nome para muitos pode não ser uma tarefa fácil, além disso, envolve custos e algumas burocracias para garantir sua autenticidade.

Para a franquia o investimento na aquisição de mercadorias é bem menor, pois como citamos no modelo de franquias você já possui os fornecedores pré-estabelecidos e eles já fornecem produtos para as outras franquias, então como os pedidos serão em grande escala o custo acaba sendo menor.

No negócio de franquias você já possui um modelo e um plano de negócios definido, então você evitará se preocupar com essa parte da criação do negócio. Outra vantagem é que seus gastos com alguns custos básicos podem ser menores.

Na franquia, devido a parte do lucro que você divide com a franquia os gastos com alguns custos são divididos e até mesmo supridos pela própria franquia.  

Portanto, o que se observa é que nos dois modelos de negócios existem vantagens e desvantagens para o investimento.

Mas essa deve ser uma decisão que deve ser pensada e analisada antes de tomar a decisão final, afinal de contas ninguém pretende perder dinheiro e por isso buscam formas de fazer seu investimento de forma que apresenta menores riscos.