É assim que você decide se o coworking funciona para a sua empresa

Em um local de trabalho de coworking, você divide o escritório com outros empresários. Tem gente que adora a ideia, mas também tem gente que prefere um escritório só para si. Antes de tomar a decisão de trabalhar em um escritório de coworking, é importante conhecer as vantagens que você pode desfrutar naquele espaço. 

Listamos várias vantagens de trabalhar em um escritório de coworking e damos a você uma lista que você pode usar quando começar sua busca pelo local de trabalho de cowork ideal.

1. Sugestões gratuitas e possível cooperação

Como freelancer, você pode trabalhar sozinho com frequência. Embora haja várias vantagens em trabalhar sozinho, às vezes você simplesmente precisa de um feedback honesto e da opinião de um colega. Às vezes, todos sentem a necessidade de compartilhar as frustrações e problemas que têm com o trabalho.

Em um local de trabalho de coworking, você nunca trabalha sozinho. Você terá empresários de várias áreas em seu ambiente com paixão e ambição de fazer negócios. Não há dúvida de que um empresário pode responder às suas perguntas e pode inspirá-lo quando você não sabe o que fazer. Também é frequente que os empresários vejam a possibilidade de colaborar e assim impulsionar as suas empresas.

Para conhecer outros empresários de forma fácil, você também pode ir aos eventos que são organizados em centros de negócios. Este centro de negócios que se encontra em Ribeirão Preto oferece-lhe acesso a eventos profissionais e sociais, como workshops, painéis de especialistas ou a degustação de produtos locais.

2. Redução de custos

Ao iniciar o seu negócio não é possível alugar ou comprar um escritório imediatamente. Mas pode ser que sua empresa esteja crescendo e você precise de um espaço mais profissional do que sua sala para receber seus clientes e realizar reuniões. Uma boa solução intermediária é um local de trabalho de coworking como uma alternativa barata que oferece tudo o que seu próprio escritório também ofereceria.

3. Flexibilidade

Embora ter seu próprio escritório seja muito útil, isso limita sua flexibilidade. E há empreendedores que simplesmente precisam de mais liberdade para trabalhar. Um local de trabalho de coworking lhe dá essa liberdade. 

Quando você tem, por exemplo, muitos clientes em Ribeirão Preto, pode procurar um local de trabalho de coworking em Ribeirão Preto. Mas, se no mês seguinte você tiver mais clientes, poderá encontrar um novo escritório nesta cidade sem muitas complicações.

Um escritório de coworking também lhe dá liberdade no que diz respeito à estrutura da sua empresa. Nas semanas em que você trabalha mais com, por exemplo, funcionários externos ou estagiários, você pode alugar mais espaço. E, com um escritório de coworking, você nunca paga por trabalhos de que não precisa. 

4. Mais produtividade

Se você normalmente trabalha em casa, trabalhar em um local de trabalho pode aumentar sua produtividade. Há muitas coisas para distraí-lo quando você trabalha em casa. Você faz mais pausas, faz algumas tarefas domésticas, as crianças voltam para casa antes do fim do seu dia de trabalho etc. Também é mais difícil se desconectar do trabalho e talvez você, sem querer, trabalhe a noite toda.

Em um escritório de coworking, você tem pessoas ao seu redor que se concentram em seu trabalho. Existe um certo controle. Também é mais fácil separar o trabalho do que estar em casa. Você pode se concentrar melhor no trabalho quando estiver no escritório e desconectar-se quando for para casa.

5. Um lugar educacional

Um escritório de coworking é ideal para aprender e crescer. São sites com muito conhecimento nas mais diversas áreas. Aproveite a oportunidade para pedir ajuda a empresários mais experientes e aprender com seus erros. 

Essas são coisas que só podem ajudá-lo a administrar e expandir seus negócios. E não se esqueça que cada empreendedor tem sua própria rede, da qual você pode aproveitar.

Procurando um escritório de coworking? Aqui está uma lista de verificação

Se você decidiu escolher um escritório de coworking, há algumas coisas que você deve levar em consideração. Para ajudá-lo em sua pesquisa, oferecemos uma lista de verificação que você pode usar antes de tomar sua decisão final. Nesta lista listamos as dicas que você precisa para encontrar o escritório de coworking ideal para sua empresa. 

Encontre O local de trabalho de coworking para você

Quer um escritório profissional e gosta de um estilo sóbrio e comercial? Procure um escritório de coworking que se pareça com um escritório clássico. Você tem a mente aberta e prefere algo mais acolhedor? Você pode encontrar um escritório de coworking moderno que tem uma sensação de café ou lounge.

Localização

Certifique-se de ter um escritório de fácil acesso para você e seus clientes. Como dissemos antes, um local de trabalho de coworking oferece flexibilidade, mas esse ainda é um ponto a ser considerado. Por exemplo, se você tem um público jovem, é importante que você possa chegar ao seu escritório com o transporte público. 

Um estacionamento também é importante quando você considera suas opções. Além disso, uma boa localização é fundamental se for utilizar o serviço de endereço fiscal de seu coworking.

Preço

Cada escritório de coworking tem suas próprias taxas e possibilidades. Assinaturas ilimitadas por mês, taxas por semana ou mês, preços por dia ou hora etc. Pense no que é melhor para você e no que seu orçamento permite. 

Para economizar dinheiro, recomendamos fazer um cronograma antes de procurar uma posição flexível. Para saber quantas horas vai usar o espaço, você não paga muito por um coworking que não precisa.