Dicas de decoração: Iluminação em 2022

Ter uma boa iluminação para decorar é fundamental para realçar os outros detalhes de decoração. Será que você sabe a importância que um ambiente bem iluminado tem? E como decorar um ambiente de acordo com as atividades realizadas naquele cômodo, escritório ou sala de estar, será que você sabe? Confira, aqui, as dicas de decoração com relação à iluminação!

Iluminação do ambiente para decorar: Como funciona

A luminosidade de um ambiente é extremamente importante, até mesmo quando se trata de decoração, pois torna o ambiente mais aconchegante ou dinâmico, conforme a forma que você a distribui.

Podemos dividir a iluminação em três partes: destaque, ambiente e tarefa. Podemos utilizar as luzes spot para dar destaque a um determinado móvel, arandelas e abajures para promover um ambiente mais confortável, e as luminárias são colocadas em cima das escrivaninhas para a realização de tarefas.

Quais os benefícios da iluminação na decoração da sua casa ou ambiente de trabalho?

A iluminação é um fator ambiental muito importante na nossa produtividade. Para garantir uma maior eficiência na sua empresa, é necessário que você invista na iluminação para decorar o ambiente e aumentar o ânimo dos seus funcionários!

A visão é responsável por 80% da nossa percepção, então um local muito bem iluminado é essencial em um ambiente de trabalho. Uma área bem iluminada estabiliza os níveis do hormônio cortisol, um dos vários hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

Ambientes com pouca, ou nenhuma iluminação tendem a diminuir os níveis de cortisol. Com isso, é normal as pessoas se sentirem desanimadas, sem foco e afeta inclusive a concentração. No entanto, ambientes com uma iluminação excessiva apenas provocam irritações aos olhos e promovem dores de cabeça.

É imprescindível que as luzes sejam distribuídas de maneira uniforme para evitar reflexos, sombras e até mesmo ofuscamento de algumas áreas do ambiente. Aproveitar a luz natural, através de portas e janelas de vidro, é essencial. A luz natural reduz as dores de cabeça, diminui o estresse e promove um afastamento da sonolência.

Como nem sempre é possível aproveitar a luz natural em sua totalidade, é importante mescá-la com as luzes artificiais. Luzes brancas (frias) para trabalho, e luzes amarelas (quentes) para ambientes cujo principal objetivo é promover o aconchego.

Iluminação: quais os tipos ideais para sua casa ou escritório?

A iluminação depende muito da sua intenção com aquele ambiente, quais serão as atividades ali realizadas, e como você pode otimizar o espaço através da iluminação para decorar. Confira quais são as formas que podemos distribuir as luzes:

Direta

Essa forma de iluminar para decorar é ideal quando se deseja dar destaque a um determinado objeto do cômodo, seja uma escultura, um móvel ou até mesmo uma pintura.

Se você deseja colocar a leitura em dia, por exemplo, a iluminação direta pode ser realizada com luminárias pendentes e abajures.

Indireta

É quando a iluminação não é colocada diretamente sobre o objeto de destaque, mas sim planejada para refletir em outro objeto e iluminar o ambiente através do reflexo. Essa iluminação decora espaços como salas de estar para torná-la mais aconchegante e até mesmo intimista.

Difusa

Uma iluminação para decorar e tornar o ambiente mais homogêneo. Pode ser feita com lâmpadas de teto, distribuídas de maneira uniforme pelo ambiente, ou postas de maneira central em cômodos menores.

Decorativa

Sem muita utilidade prática, a iluminação para decorar visa focar mais no objeto que jogará luz sobre o ambiente do que a luz emitida do objeto em si. Luminárias e arandelas são perfeitos exemplos.

Linear

Feito com linhas contínuas de luz, é uma iluminação bem distribuída pelo espaço e resulta em uma interessante estética.

Orientação

Serve para orientar as pessoas na hora de se deslocarem de um espaço a outro. São embutidas nos corredores, escadas, ou até mesmo teto dos ambientes em que serão instaladas. Elas servem como uma iluminação constante.

Destaque

Ajuda a destacar pontos específicos do ambiente, dar destaque a uma pintura que você tenha na sala de estar, por exemplo.

Lâmpadas e luminárias: como ajudam na decoração da sua casa?

Os diferentes locais do cômodo em que as lâmpadas devem ser colocadas dizem muito sobre qual será a função desse ambiente e ajudam a trazer o potencial máximo do seu objetivo.

A depender da função exercida no ambiente, é importante definir se a luz será branca ou amarela. Luzes mais claras e mais fortes promovem um estímulo maior, enquanto luzes mais amareladas e mais fracas promovem uma maior sensação de relaxamento.

Além disso, é muito importante saber a lâmpada certa para cada caso. As lâmpadas de LED, por exemplo, duram anos e não pesam muito na conta de luz no fim do mês. Além disso, vêm em diversos formatos como fitas, spots e refletores.