Caiu Água no meu Macbook: O que Fazer?

Caiu Água no meu Macbook: O que Fazer?

Derrubar água ou qualquer substância líquida é o pesadelo de qualquer usuário de notebook, principalmente quando nos referimos a aparelhos caros como um Macbook. Antes de você começar a chorar e amaldiçoar a tudo e todos, deixamos algumas dicas para que você consiga aproveitar o que parecia não ter jeito.

Veja bem: não existe uma fórmula mágica que consiga trazer de volta aparelhos em casos de danos irreveríveis no software de um Macbook ou qualquer modelo eletrônico. Quando falamos de tecnologia de ponta, qualquer contato com líquidos pode danificar de fato, logo deixamos claro que tentaremos atenuar o problema.

Este será uma verdadeiro guia para recuperar pequenos danos quando em contato com a água, mesmo que seja algumas gotas dentro da parte interna do notebook. Isso também vale para qualquer líquido quente como um café ou chá. Infelizmente, quando nos referimos a computador, a solução é mais complicada do que, por exemplo, um celular. Faremos o possível para fazer valer cada dinheiro que você investiu,ok?

Caiu Água no meu Macbook: O que Fazer?

derramou água no macbook
Caiu água no meu macbook? Veja o que fazer!

 

Entornar água não é obviamente bom para um computador, mesmo quando você está tentando fazer isso propositalmente. E acredite, já caiu água no meu Macbook quando eu era mais jovem.

A Apple aconselha que a melhor maneira de evitar que seu Mac fique molhado é manter o computador em uma área seca ou limpa, ou uma bolsa impermeável, ou pelo menos um recipiente com uma tampa impermeável.

Para ajudar a salvar seu Mac de danos causados pela água, siga estes passos.Se você tiver um Apple MacBook ou MacBook Pro com uma porta USB, carregue a bateria enquanto o computador estiver conectado à tomada.

  • Desconecte a bateria quando não estiver usando-a.
  • Fixe a bateria em uma superfície de metal permanente, como uma mesa ou mesa de metal e mantenha-a lá, para que se seu MacBook vazar líquido, a bateria não toque o teclado. Isto é para sua própria segurança no caso de a bateria ultrapassar a bateria do computador, fazendo com que uma corrente elétrica flua e o laptop exploda.
  • Coloque um conjunto de corta-unhas ao redor da área da bateria para evitar que seus corta-unhas sejam removidos do conjunto.
  • Limpe sua porta USB e porta de acesso, removendo a sujeira ou poeira solta.
  • Remova todos os adesivos e elásticos que seguram a bateria.
  • Desconecte seu teclado do computador.
  • Remova a bateria de seu MacBook, ou desligue a bateria antes de começar a limpar seu MacBook. Você pode tirar a bateria primeiro se quiser remover a bateria você mesmo.
  • Se possível, coloque a nova bateria em uma superfície metálica e cole-a firmemente à superfície.

Remova o MacBook Air ou MacBook Pro da caixa ou bolsa do laptop e verifique as superfícies. Se houver qualquer líquido ou óleo nas superfícies, você pode esfregá-lo com água e sabão, ou esfregar suavemente com um pano seco. (Outra boa maneira de remover o óleo e a graxa de um MacBook ou MacBook Pro de derramamentos de líquido é esfregá-lo com um pano mergulhado em água muito morna e depois com um detergente suave).

Observações Relevantes

Use um pano de microfibras ou papel toalha para secar as superfícies e depois desligue o MacBook ou MacBook Pro. Alguns detalhes importantes.

  1. Se o derramamento acontecer em um MacBook Air ou MacBook Pro, desconecte o teclado do computador e segure a parte traseira do teclado em uma superfície metálica. Certifique-se de colar o teclado na superfície para manter o teclado no lugar, caso contrário ele poderá cair.
  2. Se o derramamento acontecer em um MacBook Pro, desconecte o teclado do computador, segure a parte de trás do computador em uma superfície metálica e remova a bateria.
  3. Se houver qualquer líquido ou óleo no próprio teclado, você pode esfregá-lo com água e sabão, ou esfregá-lo suavemente com um pano seco. Você também pode limpar as áreas com um pano de microfibras ou papel toalha, e depois secar com uma mancha.

Coloque o MacBook ou MacBook Pro em uma bolsa ou caixa hermética, para que o líquido e o óleo do teclado não se espalhem para outras partes do computador. A caixa deve ter uma tampa estanque, e depois colocar o saco ou caixa no microondas por três minutos. O método de microondas ajuda a limpar o teclado do MacBook ou do MacBook Pro. Se o derramamento for mais profundo, você pode enxaguar o teclado completamente com água para remover qualquer sujeira ou óleo.

Se o derramamento ocorreu no MacBook Air ou MacBook Pro, você pode remover o teclado se estiver disposto a pagar um pouco mais por ele. Embora o estojo seja resistente à água, a infiltração de água através do teclado ainda pode danificar o microprocessador ou a bateria do computador, resultando em um laptop com um teclado defeituoso.

Conclusão

Sim, eu sei que inevitavelmente, você irá derrubar algum líquido no seu computador. Errar é humano e não podemos nos preparar para algumas distrações. Porém, com esses toques que temos, a probabilidade do seu computador dar defeito é infinitamente menor. Uma boa prática é evitar que esteja se alimentando ou bebendo enquanto usa qualquer eletrônico.

Em caso de refeições, faça-as no seu devido cômodo, como na cozinha ou algum espaço dedicado para tal. Veja se a empresa oferece algum seguro contra acidentes, hábito já incentivado por operadoras de telefone como a Vivo em seus smartphones Iphone ou Android.

Gostou do conteúdo? Caso algum amigo diga “caiu na água meu Macbook”, passe esse artigo para ele. Garanto que ele ficará bastante satisfeito. Além disso, sua carteira agradece.

A tecnologia móvel é importante para seu projeto?