Marketing Digital

Como Crescer um E-commerce?

Sabe como crescer um e-commerce? Não é mais novidade alguma que o e-commerce, que já vinha crescendo muito nos últimos anos, se consolidou desde a pandemia. E com toda a inegável popularidade, também trouxe junto muita concorrência ao setor, que precisa estar preparado para todo esse crescimento digital.

Lembrando que quando falamos em e-commerce, estamos nos referindo à forma de fazer transações comerciais utilizando, para isso, diferentes ferramentas digitais.

Por isso, a coisa é bem mais abrangente do que parece, envolvendo muito mais do que apenas a criação de uma loja virtual, na verdade, um negócio baseado em uma estrutura mais tecnológica e digitalizada.

Assim, apesar de sua popularização e de seu crescimento acelerado, e até justamente por isso, é preciso se valer de muitas estratégias de marketing para conseguir se destacar da concorrência.

Pois, se por um lado a perspectiva de crescimento do e-commerce continua igualmente promissora, por outro lado, a concorrência fica ainda mais acirrada, com cada vez mais empresários querendo entrar nesse setor.

E grandes marcas já perceberam isso e não param de lançar mão dessas estratégias, seja promovendo seus produtos nas redes sociais, ou através de descontos, do tipo cupom Kabum, por exemplo, que vem fazendo um enorme sucesso.

Pensando nisso, resolvemos separar algumas das principais estratégias para que consiga alavancar seu e-commerce e, claro, deixar para trás a concorrência.Confira!

Por que investir em estratégias?

Todo o grande boom do e-commerce e mais o surgimento de centenas de novas lojas por dia, conseguir se destacar não é tarefa das mais fáceis, sendo preciso apelar para algumas estratégias de marketing para não só atrair, mas conseguir fidelizar clientes.

Apostar em estratégias de marketing bem planejadas possibilita, dentre outras coisas:

  • Conquistar vantagem competitiva;
  • Fortalecer a marca;
  • Construir uma base de clientes;
  • Fidelizar os compradores;
  • Obter maior retorno dos investimentos (ROI);
  • Aumentar o Ticket Médio do seu negócio, entre outros.

Crescer um E-commerce?

Certamente, todo esse sucesso do e-commerce se deve, principalmente, ao fato das pessoas terem, cada vez mais, acesso à dispositivos digitais, como celulares ou tablets, ou seja, acesso à internet e ao mercado digital.

Por isso, é urgente investir em estratégias de marketing digital para conseguir atrair mais consumidores e tornar um negócio bem-sucedido e lucrativo.

Dentre as principais ações que precisam ser consideradas para crescer um e-commerce, podemos destacar as seguintes:

  • Planejamento estratégico

É fundamental criar um plano estratégico para garantir que a marca continue seguindo para o caminho desejado, isso não só ajuda a definir metas e objetivos, como a estabelecer estratégias que precisam ser aplicadas e que melhor se encaixam nas necessidades do seu negócio.

  • Blog institucional

Sem dúvida, apostar em um blog institucional é uma das melhores formas de chamar a atenção do consumidor e de colocar em prática o Marketing de Conteúdo, que ajudará a aproximar sua marca ao seu público, construindo um relacionamento mais sólido, além de, claro, ajudar na conversão de leads e a estimular novas vendas.

  • Presença digital

Quando falamos em presença digital, isso vai muito além da abertura de um e-commerce, pois envolve também uma série de metodologias para ajudar a promover sua marca, a atrair novos clientes e conseguir engajar o público. Como um bom exemplo, e o melhor, temos as redes sociais.

  • Comunicação direta com o consumidor

O mundo está digital e até o comportamento do consumidor mudou, exigindo mais humanização e personalização no atendimento, que é o que mais tem pesado na hora de fidelizar clientes. Por isso, quantos mais canais disponibilizar para os clientes, mais chances terá de melhorar a comunicação com eles e, assim, melhorar os resultados.

Por isso, é fundamental investir em um excelente Serviço de Atendimento ao Consumidor, atendendo prontamente as dúvidas e queixas dos clientes, respondendo aos comentários online e estimulando avaliações e sugestões caso queira crescer um e-commerce.