10 habilidades do gerente de projetos perfeito


habilidades-de-gerentes-de-projetos

Gerente de projeto é uma posição de liderança específica, que requer certos traços de personalidade e qualidades. Um grande gerente do projeto é capaz de entregar projetos no prazo e dentro do orçamento, bem como atender e superar as expectativas dos stakeholders. Ainda assim, muitos profissionais não têm nenhuma pista sobre o que faz um gerente de projeto ser realmente bom. Aqui estão 10 habilidades principais que um profissional deve possuir para se tornar um gerente de projeto bem-sucedido.

1. Habilidades de Liderança

Um gerente de projeto é um líder.  Ele dá o tom para o projeto, fornece uma visão clara de seus objetivos para a equipe e antecipa potenciais problemas. Os gerentes de projeto são seguidos porque eles irradiam entusiasmo e paixão por aquilo que fazem.

2. Saber delegar tarefas

Ser um líder significa que você confia nos membros da equipe e delega tarefas sem pensar duas vezes. Os gerentes de projeto devem ser capazes de julgá-los bem e atribuir tarefas de acordo com seus pontos fortes e fracos.

3. Comunicação

Uma excelente habilidade de comunicação é uma obrigação.  De que outra forma você pode entregar a sua visão, realizar reuniões eficientes para tomar decisões ou resolver problemas e enviar comunicação escrita como relatórios e e-mails agradáveis ​​de ler e que realmente façam sentido?

Gerentes de projeto devem saber como falar em público, comunicar as suas ideias e reflexões de uma forma coerente e compreensível. Eles também devem saber como fornecer feedback construtivo e escutar ativamente a seus colegas.

4. Capacidade de resolver problemas

Todo gerente de projeto trabalha com uma equipe de especialistas ou consultores, usando seus conhecimentos para resolver problemas de forma mais eficiente. Ninguém espera que eles tenham uma solução para cada problema, mas os gerentes de projeto devem ser capazes de usar o conhecimento dos membros da equipe para produzir uma resposta coletiva para qualquer problema ocorrido durante a entrega de um projeto.

5. Empatia

Bons líderes de equipe são empáticos – eles sabem como manter a equipe focada e o desenvolvimento de projetos simplificado. Eles se asseguram de fazer com que cada membro permaneça produtivo mesmo quando passando por alguns problemas pessoais.

6. Colaboração

Todo grande gerente de projeto sabe que sua equipe é o aspecto mais importante de sua operação. Ter habilidades sobre como desenvolver uma grande equipe e mantê-la produtiva é crucial.  Conflitos e desacordos acontecem, e um grande gerente de projeto vai saber como mediar a situação, certificando-se de que todos os membros da equipe estejam unidos.

7. Competência

Estar no topo de todos os projetos implica uma vasta consciência do setor e alta qualificação. Gerentes de projeto possuem conhecimento extensivo sobre os aspectos financeiros ou jurídicos dos projetos, irradiando competência e inspirando a equipe. Perícia técnica não é necessária aqui – gerentes de projeto estão lá para encorajar, desafiar e inspirar a equipe.

8. Integridade

Grandes gerentes de projeto são honestos e leais. Mais do que uma habilidades, é uma atitude moral.  Eles facilmente ganham a confiança de sua equipe, definem o tom ético nos projetos e mostram que regras existem para serem seguidas. Os projetos devem trazer lucro, mas não às custas da consciência da equipe – os gerentes de projeto vão aparecer com uma variedade de soluções para atingir seus objetivos.

9. Organização

Uma excelente habilidade de organização é uma característica fundamental de todo gerente de projeto.  É assim que eles criam um ambiente de trabalho produtivo, resolvem problemas sob pressão, mantêm o foco no todo e priorizam as suas próprias responsabilidades. Ao apresentar os seus resultados, grandes gerentes de projetos são capazes de recuperar todos os dados necessários e mostrar uma visão compreensível do projeto.

10. Desenvolvimento de equipe

Ao entregar projetos sob pressão, os gerentes de projeto são capazes de manter a equipe unida. Líderes percebem que sempre podem esperar por problemas, e apresentar um plano B (e C) é algo que todo gerente de projeto faz rotineiramente. Mesmo que as coisas fiquem ruins, os grandes gerentes de projetos irradiam uma atitude positiva para a equipe, inspirando as pessoas e as conduzindo-as através das dificuldades.

Esses 10 traços são essenciais para o sucesso de qualquer gerente de projetos e sinalizam claramente o potencial de um profissional para se tornar um grande ativo de gerenciamento de projetos.

Autora: Isabel Wiliams, Gerente de Projetos na BizDb

Artigo publicado originalmente no site Project-Management.com

Publicidade