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Vendedor Interno: Como ser bom na profissão?

A profissão de vendedor interno é uma das mais desafiadoras do mercado e exige muito conhecimento. Pois, o profissional terá que convencer os seus potenciais clientes a comprar um determinado produto ou serviço sem que eles estejam cara-a-cara. 

Neste artigo, você vai aprender o que faz um vendedor que atua internamente na empresa, qual a importância dessa profissão, qual o salário médio desses profissionais e ainda irá conferir as principais dicas para se destacar nessa área. Vem com a gente e descubra tudo!

O que faz o vendedor interno?

Esse profissional é o responsável por realizar as vendas de dentro da empresa, através do telefone, e-mail ou videoconferência. Esse profissional precisa entrar em contato com o cliente e oferecer os produtos da empresa sem que ele esteja frente a frente com o cliente, o que demanda mais jogo de cintura e uma estratégia bem traçada. 

Além de oferecer produtos e serviços, o vendedor também pode ficar responsável por entrar em contato com a clientela para realizar cadastros, oferecer benefícios e colher feedbacks, tudo isso dentro da empresa.

Por que a venda interna é importante para a empresa?

A venda interna é importante porque potencializa a taxa de conversão da empresa, permitindo uma escala de vendas maior. Afinal, através do telefone, e-mail ou videoconferência é possível entrar em contato com muitos clientes sem precisar de uma grande equipe de vendas. 

Ademais, o esforço e o custo para vender com profissionais internos é menor do que com vendedores externos, o que aumenta a receita e os lucros da empresa a longo prazo.

Qual o salário de um vendedor interno?

O salário médio inicial de um vendedor interno é de R$ 1.911,00. Contudo, ao passo que o profissional vai ganhando experiência e se qualificando mais, o seu salário tende a aumentar. 

Além disso, ele também pode ganhar comissões referentes às suas vendas, o que aumenta seus ganhos conforme sua performance. Logo, o salário final desse vendedor depende do seu esforço, de suas habilidades de persuasão e da qualidade dos produtos oferecidos.

O que um vendedor interno precisa para ser bom na sua profissão?

Ao ganhar mais por sua performance, é fundamental que o profissional desenvolva seu trabalho com maestria e se destaque da concorrência. Seguem abaixo algumas características que tornam os vendedores internos bons profissionais.

1- Persistência

No primeiro contato, é normal que os possíveis clientes não atendam ou não cooperem com o vendedor. Diante disso, é importante que o profissional não desista e use suas habilidades de persuasão para tornar o contato satisfatório para o cliente, abrindo os canais para a futura conversão.

2- Conhecimento do público alvo

Um bom vendedor, mesmo que interno, precisa conhecer o perfil dos seus potenciais clientes, sabendo quais as suas dores, seus desejos e quais os problemas aquele público quer solucionar. Com essas informações, o profissional saberá qual será a melhor abordagem para oferecer os produtos e serviços da empresa.

3- Habilidade de negociação

A maioria dos clientes, quando está prestes a fechar um negócio costuma pedir descontos, ou prazos maiores para pagamento. Logo, é importante que o vendedor saiba negociar com o cliente e conheça as margens de negociação da empresa.

4- Manter-se atualizado

O vendedor precisa estar preparado para qualquer questionamento ou dúvida do cliente. Logo, ele precisa estar atualizado para que o cliente sinta confiança em suas respostas. 

Apesar de o trabalho com vendas ser um dos mais antigos da humanidade, à medida que a sociedade evolui é preciso que os vendedores também o façam. Ao desenvolver as habilidades necessárias para um bom vendedor interno, o profissional pode ter ganhos relevantes e se destacar no mercado. Se você gosta de interagir com o público e quer crescer no ramo, no site da Receita Previsível, você pode estudar e se atualizar sempre. Assim, certamente poderá se tornar um profissional que faz a diferença em uma empresa de qualquer porte.