Marketing Digital

Usabilidade na Web: Como melhorar a usabilidade do seu site

A usabilidade na Web é a capacidade que uma página da Internet pode ser facilmente utilizada e compreendida por seu público-alvo.

Os especialistas em usabilidade concordam que os melhores websites são aqueles que são mais fáceis de usar. Mas afinal, como tornar melhorar a usabilidade em nossos sites?

Como você verá neste artigo, há muitos aspectos diferentes da usabilidade na web que precisam ser considerados dentro de um projeto de criação de sites. Discutiremos um a um neste artigo.

Afinal, o que é Usabilidade na Web?

o que é Usabilidade na Web
Usabilidade na Web é a capacidade de um website ser facilmente compreendido e navegado por seus visitantes

Usabilidade na Web é a capacidade de um website ser facilmente compreendido e navegado por seus visitantes. Com toda certeza, a importância deste aspecto não pode ser subestimada.

Isso porque, trata-se de um dos principais critérios pelos quais um site é avaliado. Os especialistas em usabilidade concordam que os melhores websites são aqueles que são mais fáceis de usar, e por consequência, são os que mais são rentáveis aos seus proprietários.

Podemos, de maneira resumida, indicar que usabilidade na Web é ser 100% focado no usuário final.

Agora que você aprendeu sobre o conceito, vejamos os principais aspectos de um site com boa usabilidade.

Veja também nosso artigo: Inbound e outbound marketing – Como aumentar suas vendas.

Navegação intuitiva

Usabilidade na Web - Navegação Intuitiva
Criar uma navegação intuitiva no site é o primeiro passo para garantir a usabilidade na Web.

Criar uma navegação intuitiva no site é o primeiro passo para garantir a usabilidade na Web.

É importante alinhar com a equipe que está desenvolvendo o site, a se colocar no lugar do usuário e fazer o uso no próprio site. Algumas perguntas úteis dentro da usabilidade na Web são:

  • Quantas vezes o visitante precisa clicar para chegar a um determinado conteúdo/serviço?
  • Os botões estão visíveis e com a chamada para ação correta (CTA)?
  • Quanto tempo um visitante leva para realizar uma atividade simples no site?

Padronize seu site

Ao criar um website para sua empresa, é muito importante manter uma certa identidade visual. Um web designer experiente poderá criar um site bem projetado, fácil de navegar e com padronização dos elementos do site. 

Afinal, a última coisa que você quer fazer é confundir seu visitante ou afastá-lo de seu site.

Isto é também importante para os motores de busca, que possuem diretrizes rígidas sobre como os sites devem ser construídos. Em geral, os motores de busca procuram sites que sejam de fácil acesso e com boa navegação.

Uma maneira de tornar seu site mais navegável, não apenas para seus visitantes mas também para motores de busca, é usar as tags de cabeçalho.

Um bom conteúdo precisa ter títulos e subtítulos informativos que façam sentido com o título principal. Por exemplo:

  • Título Principal
    • Primeiro subtítulo
    • Segundo subtítulo 
    • Terceiro subtítulo
    • Conclusão

Desta forma, você mostrará exatamente do que se trata o seu conteúdo e também tornará o seu conteúdo mais escaneável, como veremos no próximo tópico.

Conteúdo escaneável

O mais importante para um leitor é que ele deve ser capaz de escanear facilmente uma página e identificar se ela responde à sua pergunta. Portanto, torne suas páginas fáceis de ler.

A distribuição do conteúdo, seja escrito ou visual, é crucial para a usabilidade na Web. 

A maneira como o conteúdo é organizado na página afeta a facilidade com que o leitor pode absorvê-lo e usar o que está lendo ou vendo para tomar uma decisão.

Como você sabe, os usuários não leem uma palavra de cada vez em uma página da Web. A primeira ação que eles fazem quando abrem um novo site é dar uma olhada na página para ver se ela responde a sua pergunta.

Portanto, faça sempre um conteúdo fácil de ser lido, de preferência com:

  • Tópicos claros;
  • Parágrafos fáceis de ler e ligeiramente curtos;
  • Divisão em título e subtítulos;
  • Frases não muito longas;
  • Listas enumeradas;
  • Negrito apenas em informações importantes.

Tipografia

O tamanho da fonte utilizada em seu site pode afetar sua usabilidade. Não deve ser muito pequeno ou muito grande; deve ser um tamanho que seja legível.

Não use muitas cores e fontes diferentes. Mantenha a fonte simples e fácil de ler, como fizemos neste blog. A formatação mista é boa, mas não use muito negrito e itálico ao mesmo tempo ou outra formatação mista.

A recomendação geral é que a fonte deve ficar entre 10 e 15 pontos ou entre 15px e 18px.

Além disso, a sua fonte deve ser legível.

Não adianta ter uma fonte com o tamanho ideal se os seus caracteres não são de fácil entendimento. Portanto, é sempre recomendável a utilização de fontes clássicas, como:

  • Arial
  • Helvetica
  • Roboto
  • Calibri

Considere que o leitor está impaciente

Uma métrica importante a considerar é o tempo de retenção que o seu usuário tem em seu site.

Afinal, é desejado que seu visitante se mantenha o máximo de tempo possível dentro do seu conteúdo.

No entanto, as pessoas estão frequentemente sem tempo. Uma boa maneira de ter uma boa usabilidade na web é considerar que nossos visitantes estão impacientes ao utilizar o nosso site.

Desta forma, precisaremos garantir que as opções principais do nosso site estão sempre visíveis e de fácil acesso. Além disso, precisamos ter certeza que suas ações tenham o destino correto em nossos sites.

UX – Experiência do usuário Disponível em dispositivos móveis

UX (User Experience) Usabilidade na Web
UX – Experiência do usuário (User Experience) Disponível em dispositivos móveis

O conceito de mobile friendly é de extrema importância. Afinal, a maior parte dos acessos à internet vem de dispositivos móveis nos dias de hoje. 

Portanto, ao desenvolver seu site, tenha em mente a utilização em dispositivos móveis. 

Desta forma, seus visitantes poderão acessar seu site e consumir seu conteúdo independente do dispositivo que escolherem.

Layout simples

As pessoas não compram de você por sua criatividade. Elas compram de você por seu valor. Portanto, não tenha medo de tornar seu website o mais simples possível, e isso também inclui o layout desenvolvido para seu site.

Imagine uma situação em que você está construindo um novo website corporativo. 

O que você prefere, um site simples, limpo, descomplicado ou um que tenha muita animação e sinos e apitos? Com que tipo de pessoa você preferiria fazer negócios?

Sem dúvida, o simples bem feito é o mais eficaz e contribui para melhorar a usabilidade em seu site. 

Se você trabalha com o WordPress, considere escolher temas que ofereçam este tipo de layout. 

Conclusão

Chegamos ao fim deste artigo no qual você aprendeu sobre usabilidade na web. Além de explicar o que é este conceito, exploramos quais são os principais requisitos para proporcionar uma experiência memorável para o usuário.

Também observamos algumas dicas práticas e orientações para tornar o seu site mais adequado à usabilidade. 

Esperamos que tenha gostado. Aproveite e compartilhe o artigo em suas mídias sociais favoritas.