Quanto demora para a droga sair do organismo?

Uma dúvida muito frequente é quanto demora para a droga sair do organismo, porém, esse tempo envolve uma série de fatores.

Varia de pessoa para pessoa, o tipo de droga, a quantidade consumida, assim como o estado físico e psicológico do usuário.

Existem casos onde o processo de desintoxicação é mais rápido, como é a que ocorre em uma clínica de ibogaína, pois o tratamento é mais curto, em comparação com as terapêuticas tradicionais.

Se você também está se perguntando quanto tempo a droga fica no corpo e como funciona o processo para eliminar as drogas, vamos explicar tudo aqui!

Quanto demora para a droga sair do organismo?

É importante saber que existem vários fatores que determinam o tempo que a droga sai do organismo: estado físico e mental da pessoa, o tipo de droga, a dosagem, a frequência de uso… 

Nesse sentido, veja o período que uma droga pode permanecer no corpo, e assim, você já sabe o tempo que ela vai ser eliminada:

  • Álcool: de 3 a 5 dias na urina; de 10 a 12 horas no sangue; até 90 dias no cabelo;
  • Maconha: de 7 a 30 dias na urina; 15 dias no sangue; até 90 dias no cabelo;
  • Cocaína: de 3 a 4 dias na urina; de um a 2 dias no sangue; até 90 dias no cabelo;
  • Ecstasy: 4 dias na urina; 48 horas no sangue; até 90 dias no cabelo;
  • Heroína: de 3 a 4 dias na urina; 12 horas no sangue; até 90 dias no cabelo;
  • LSD: 3 dias na urina; 3 horas no sangue; até 3 dias no cabelo.

De todas as drogas relacionadas acima, a maconha é aquela que fica mais tempo presente no sangue, por causa do seu princípio ativo.

Vale mencionar que embora o corpo elimine a droga, ela deixa traços, os quais podem comprometer a saúde física e mental do usuário.

Por isso, o processo de desintoxicação é tão importante!

O que é e como funciona a desintoxicação?

O processo de desintoxicação é fundamental, particularmente porque vem acompanhada de diversos sintomas, e dependendo da intensidade, pode ser perigoso.

Por isso, durante o tratamento com ibogaína, o paciente é acompanhado de perto por um médico, onde suas funções vitais são avaliadas a todo instante.

Ao longo da desintoxicação, o usuário não usa a droga, e nesse momento, passa a sentir uma série de sintomas, que é chamado de período de abstinência.

Os quinze primeiros dias podem ser um desafio, já que o corpo sente falta da substância a qual estava acostumado.

Esse tempo pode variar de paciente para paciente, no entanto, passado esse período de abstinência, a pessoa toma consciência de que não precisa mais da droga, e adere ao tratamento mais facilmente.

Como eliminar drogas do organismo mais rápido?

Seja qual for a droga, algumas medidas podem ser adotadas para acelerar a desintoxicação:

  • Beber bastante água;
  • Manter uma dieta equilibrada e saudável;
  • Praticar atividades físicas regulares.

Além disso, algumas drogas podem ser eliminadas em menos tempo, assim como a própria genética da pessoa pode influenciar, porque algumas têm um metabolismo mais acelerado. 

Assim, as drogas vão sair mais ou menos rapidamente através da urina, suor e fezes.