Qual a Influência do PMP e PMO nos Projetos?

Qual a Influência do PMP e PMO nos Projetos | As empresas estão competindo constantemente em um cenário de complexidade digital. Isto cria uma pressão maior para entregar um volume maior de projetos com recursos finitos, ao mesmo tempo em que o negócio ainda cresce. Com a rápida expansão digital e a constante interrupção das tecnologias, indústrias e empresas estáveis precisam manter e aumentar sua participação de mercado ou morrer pela espada.

O equilíbrio de múltiplos projetos está se tornando cada vez mais importante, à medida que as organizações reconhecem seu valor em um cenário competitivo, onde a maximização de recursos e o cumprimento de prazos pode ser a diferença entre afundar ou nadar neste clima de ritmo acelerado. É por isso que uma gestão de projetos eficiente se torna necessário. Confira mais detalhes no Stakeholder News qual a influência do PMP e PMO nos projetos.

Leia Mais: Guia do PMBOK

Qual a Influência do PMP e PMO nos Projetos?

O principal objetivo de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) é garantir que os projetos e programas sejam executados de forma repetitiva e padronizada.  Um PMO bem estruturado é o que faz um projeto ter êxito dentro de uma empresa, pois é através dela que é dado suporte aos departamentos dos mais variados tipos.

Um PMO oferece alicerce no desenvolvimento de projetos, assegurando que todas as mudanças sejam administradas de uma maneira organizada. As PMOs têm uma gama de funções, e os serviços que oferecem muitas vezes dependem da maturidade do departamento e das habilidades das pessoas que trabalham na PMO.

Em um nível muito básico, o PMO apoia as equipes de gerenciamento de projetos, e as pessoas tomam decisões sobre financiamento, priorização e recursos. O PMO moderno evoluiu para um centro de valores. Estes são alguns dos benefícios diretos de um escritório de gerenciamento de projetos para as empresas.

  • Possibilita a visibilidade em tempo real em toda a empresa: O PMO substitui os silos por um sistema centralizado. Ele permite que um PMO colete dados diretamente nas fontes de origem e os torna visíveis para diferentes partes interessadas, de acordo com sua função específica.
  • Implemente padrões e melhores práticas industriais: Tradicionalmente, um PMO define padrões de gerenciamento de projetos, diretrizes e estabelece uma estrutura de governança de projetos. Além disso, ele avalia e identifica as melhores práticas em seu setor específico e as implementa no negócio.
  • Alinha projetos com objetivos comerciais: Um PMO orientado por valores ajuda a administração a selecionar e priorizar os projetos alinhados aos seus objetivos comerciais estratégicos e táticos. Além disso, ele pode acompanhar e melhorar a utilização estratégica dos recursos.
  • Auxilia na tomada de decisões comerciais: Um PMO acompanha os KPIs e faz previsões relacionadas aos projetos, programas, portfólios, recursos, riscos, etc. Eles geram relatórios para diferentes níveis de gestão para ajudá-los a tomar decisões oportunas.
  • Auxilia na redução do custo de recursos para projetos: Um PMO orientado pelo valor faz o planejamento e aloca os recursos certos para os projetos certos no momento certo. Ele ajuda a reduzir significativamente os custos de recursos do projeto.
  • Melhora a Utilização Efetiva dos Recursos: Um PMO orientado pelo valor acompanha a demanda futura de recursos e prevê a utilização faturável, não faturável e estratégica. Ele ajuda um PMO a se tornar pró-ativo e melhora a utilização eficaz dos recursos.
  • Otimiza a Volatilidade da Força de Trabalho do Projeto para Derrotar a Volatilidade do Mercado: Um PMO impulsionado por valor faz o planejamento da capacidade para prever a escassez ou o excesso de recursos devido à volatilidade do mercado. Ele ajuda na construção de uma força de trabalho otimizada sem despesas extras para que o negócio não seja afetado devido às volatilidades do mercado ou incertezas comerciais.
  • Conhecimento do projeto de ações: Há sempre muitos aprendizados, lições, habilidades e experiências adquiridas durante a execução de um projeto. Um PMO orientado por valores coleta esses conhecimentos de forma inteligente e os compartilha com outros projetos.
  • Melhora a Comunicação e a Produtividade: As complexidades de execução do projeto multiplicaram muitas dobras devido à estrutura de organização matricial e ao trabalho remoto. Assim, a PMO começou a fornecer uma estrutura de colaboração para estas equipes a fim de melhorar a comunicação e evitar o caos.

Enquanto o PMO é mais organizacional, o PMP é mais individual por estar ligado à capacitação do profissional que lidará com projetos. Por isso, empresas procuram profissionais com certificação PMP.

Caso desconheça,o Project Management Professional (PMP) é um programa de credenciamento baseado em exames internacionalmente reconhecido, oferecido pelo Project Management Institute. Organizações governamentais e organizações comerciais preferem empregar gerentes de projeto certificados pelo PMP para melhorar a taxa de sucesso dos projetos.

Funcionários talentosos e inteligentes são a principal razão para o crescimento de qualquer empresa. É importante que os funcionários de uma organização sejam habilidosos e talentosos para se destacarem na multidão. Os benefícios são diversos:

  • Fique à frente na competição: se você estiver administrando uma organização, o recrutamento de funcionários do PMP será sempre benéfico. Uma vez que os cargos de gerenciamento de projetos são de alta demanda e competitivos, contratar um candidato certificado PMP será um ativo para sua empresa.
  • Implemente novas técnicas: ao contratar um candidato certificado PMP, novos truques e táticas no gerenciamento de projetos seriam aplicados. O recrutamento de indivíduos com certificação PMP impulsionaria o crescimento da organização, já que eles são orientados para metas e altamente motivados.
  • Filtrar o melhor: ao contratar, você tem a opção de filtrar os talentos em todo o mundo porque o PMP é global. A contratação se torna muito mais fácil quando a PMP é feita uma exigência. Você poderá então reunir os melhores talentos para sua organização.
  • Ganhe novos projetos: você pode definitivamente esperar o aumento da taxa de sucesso ao contratar profissionais PMP, pois eles são capazes de gerenciar o projeto de uma forma mais inteligente. As habilidades, técnicas, metodologias e ferramentas atualizadas ajudam a organização a obter novos projetos. Questões comuns como objetivos pouco claros de um projeto e falhas no gerenciamento de mudanças em um projeto são tratadas de forma eficiente pelos profissionais do PMP.
  • Satisfação do cliente: os clientes sempre procuram obter o melhor de sua organização. A satisfação do cliente é importante para o crescimento de uma empresa. Uma forte disciplina e qualidade no gerenciamento de projetos é necessária na entrega de projetos de sucesso, razão pela qual você deve contratar um profissional PMP para ser um benefício em sua organização.
  • Melhorar a cultura de trabalho: a cultura geral de trabalho na organização melhora quando há gerentes certificados que lideram projetos em uma organização. Os juniores que trabalham com um profissional do PMP aprenderão grandes lições gerenciais. Isto melhorará a cultura de trabalho e o padrão dos projetos, assim como outros membros da equipe.

Conclusão

Pense no objetivo final de seus projetos e em alguns dos desafios que você enfrenta hoje. Avaliar estes pontos de dor, permite que sua organização adapte melhor as funções do PMP e do PMO necessárias para o gerenciamento de projetos. Ela pode servir melhor à gerência e às equipes de projeto neste ambiente tecnológico complexo.

Os PMO e PMP estão em constante evolução com novas tecnologias, metodologias e mentalidades de equipes de projeto. Ao adaptar-se ao ambiente de sua empresa, um PMO pode assumir uma gama mais ampla de funções e responsabilidades, apoiando projetos em toda a empresa, assim como uma certificação PMP qualifica os melhores para gerenciar projetos dentro de um PMO.

A estrutura do futuro precisará ser flexível para acomodar o crescimento do programa e alinhar-se à estratégia de longo prazo de uma organização de uma forma mais significativa. Como as organizações são desafiadas com novas necessidades tecnológicas, ambientes de trabalho remotos e complexidade crescente dos projetos, os benefícios do PMO e do PMP são mais convincentes do que nunca.

Agora que você sabe qual a influência do PMP e PMO nos projetos, deixe seu comentário!