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Quais são os Benefícios do Facebook Messenger?

Quais são os benefícios do Facebook messenger? | A ideia de fazer parte da “Internet das coisas” (IoT) está agora sendo seriamente considerada. Agora que os smartphones e tablets se tornaram incorporados em nossa vida diária, suas características estão se tornando cada vez mais difundidas – algo que o termo IoT se destinava a cobrir.

Existe todo um ecossistema de sistemas e dispositivos de computador já surgindo, desde assistentes virtuais como Siri, Cortana, Alexa e Google Now, até todo tipo de sensores sem fio em nossas casas que medem a qualidade do ar, medem o uso de energia, luz e temperatura, entre outras coisas.

O fato de que estes tipos de sistemas estão agora se tornando acessíveis e fáceis de fabricar, juntamente com a ubiqüidade do smartphone, significa que eles estão se tornando um lugar comum. Mas isto não deve ser motivo de complacência. A IA – ou Inteligência Artificial – tem o potencial de mudar fundamentalmente a sociedade.

Cenário Moderno

As empresas já começaram a abraçar a Internet das coisas, mas a adoção destes sistemas é prejudicada pela quantidade de dados que eles produzem. A quantidade e o volume de dados gerados pelos produtos e serviços de IOT está se tornando uma questão significativa para os departamentos de TI das empresas, que são então obrigados a tomar decisões com base na quantidade limitada de informações.

É aí que o conceito de “Big Data” pode entrar em jogo. O conceito decorre da importância da informação para as operações de uma empresa. A informação, neste sentido, refere-se a qualquer coisa de importância para uma empresa. Por exemplo, os tipos de dados que você deve estar coletando incluem e-mails e interações com clientes, pesquisas na Internet, comentários, revisões, registros transacionais, até mesmo o horário e a frequência de reuniões e telefonemas.

A chave para a análise eficaz de grandes dados é a aplicação de algoritmos de IA – ou inteligência artificial – que permitem que sejam feitos insights, com base nas regras e categorias de dados que lhes foram dados. Os dados resultantes podem então ser usados para mudar a forma como os produtos são projetados, as recomendações e informações que são fornecidas aos clientes, e até mesmo para personalizar os serviços com base no que você já faz e com os quais sabe que é provável que você se envolva.

Quais são os benefícios do Facebook messenger?

A plataforma Messenger do Facebook permite que os usuários se comuniquem com empresas e organizações – sejam elas marcas domésticas, startups ou PMEs – através do uso de chatbots. Até hoje, o Facebook Messenger tem cerca de 600.000 chatbots em operação, todos baseados na estrutura de IA de código aberto criada pela OpenText.

Por exemplo, quando alguém faz um pedido através da plataforma Messenger, o chatbot procura as informações necessárias e inicia uma resposta, caso seja necessário. A conversa é limitada às informações que foram solicitadas – e idealmente dentro do contexto da plataforma Messenger.

Embora a experiência seja de livre utilização, os usuários limitam-se a enviar uma mensagem, que pode ser usada para construir um banco de dados de conversação que pode ser reutilizado, com novas consultas e links, quando um usuário envia outra consulta.

Se o objetivo da plataforma é construir relacionamentos entre as organizações e seus clientes, então ela pode fornecer uma série de informações diferentes, para atender a qualquer consulta possível.

Por exemplo, um usuário pode perguntar: “Qual é o placar do jogo”? Um chatbot poderia fornecer um retorno, incluindo informações atualizadas como o placar, a equipe envolvida e as localizações de locais próximos, incluindo pubs e restaurantes. Ou, “Quando está ligado?” e poderia fornecer os horários do show, e o preço dos ingressos.

Ao minerar estes dados de forma semelhante à forma como as buscas são entregues hoje, o Facebook Messenger oferece uma oportunidade significativa ao usuário para fornecer as informações necessárias para o chatbot, em vez de ter que procurá-las em primeiro lugar.

Advento dos Chatbots

O uso de IA e chatbots no Facebook Messenger já teve um impacto positivo na experiência geral do usuário, e há a possibilidade de que isto seja replicado por outras empresas e organizações em estratégias online no futuro.

Por exemplo, pesquisas recentes mostraram que 38% dos consumidores têm agora preocupações com a privacidade dos dados das empresas on-line, e desses, 62% esperam que as empresas os atualizem sobre essas preocupações no próximo ano. A plataforma Facebook Messenger, com sua grande base de usuários, fornece uma plataforma onde qualquer consumidor pode fazer uma pergunta e receber uma resposta imediata.

Este é o tipo de “surpresa” que os chatbots e AI provavelmente fornecerão – em vez de fazer um cliente entrar em um longo processo de perguntas e respostas, as empresas podem aproveitar as expectativas de seus clientes para entregar algo que estão esperando.

Embora chatbots e IA ofereçam a oportunidade de fornecer a um usuário informações úteis, eles não podem fornecer o toque humano, ou entender que os clientes acham extremamente útil. Para fornecer isto, as marcas precisam pensar cuidadosamente sobre o tipo de conteúdo que entra nas respostas, e como elas fornecem contexto para o usuário.

Por exemplo, em vez de simplesmente fornecer as informações, as empresas devem se engajar em um diálogo significativo com os clientes através do Messenger, a fim de entender o contexto da pergunta.

Este entendimento permitirá ao chatbot fornecer uma resposta personalizada e sugerir conteúdo adicional, gerado sob medida, que pode ser mais apropriado à pergunta colocada pelo usuário.

Conclusão

Os chatbots podem desempenhar um papel importante para melhorar a experiência do cliente e o envolvimento com as marcas – fornecendo aos clientes informações e contexto, e permitindo que eles escolham o tipo de conteúdo que desejam. É difícil ver os chatbots substituindo os humanos no atendimento ao cliente, mas é possível que eles desempenhem um papel importante na melhoria do atendimento ao cliente, e na entrega de interações mais personalizadas e direcionadas com o cliente.

O Messenger é claramente o canal chave para o engajamento do cliente e o crescimento dos negócios. Como as empresas aceleram sua jornada de transformação para soluções tecnológicas modernas, o Messenger é uma plataforma que alimentará novas e importantes experiências tanto para os consumidores quanto para as empresas.

Como líder global em serviços de comunicação digital, cabe às marcas permanecer à frente da curva, e os chatbots inteligentes e úteis do Messenger estão prontos para fornecer uma experiência significativamente mais eficiente e humana de atendimento ao cliente.

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