Alimentação e Saúde

Posso Praticar Exercícios Físicos Menstruada?

A ideia de praticar exercícios menstruada faz com que você queira ficar em casa? Se você está preocupado com a forma como sua menstruação afetará sua rotina saudável, você não está sozinha.

Por muitas razões, muitas pessoas faltam aos treinos durante esta época, mas não há realmente nenhuma razão para faltar ao exercício.

Posso Praticar Exercícios Físicos Menstruada?

A resposta curta é: SIM, você pode praticar exercícios físicos menstruada!

Os benefícios físicos e mentais do exercício não param só porque você está menstruada. De fato, manter uma rotina pode realmente ajudar a aliviar algumas das queixas comuns que acompanham a menstruação.

A menstruação é um tempo complexo do ponto de vista hormonal, pois tanto a progesterona quanto o estrogênio estão no seu ponto mais baixo durante toda a fase do ciclo menstrual, o que pode fazer as pessoas se sentirem cansadas e menos enérgicas.

Dito isto, evitar o exercício não vai economizar energia nem fazer você se sentir melhor. Em vez de interromper todas as atividades durante seu período, use esta semana como uma oportunidade para experimentar alguns novos exercícios. Aqui estão cinco benefícios de se exercitar durante seu período.

Benefícios de Praticar Exercícios Físicos Menstruada

Diminuir os sintomas da TPM

Se você sentir fadiga e mudanças de humor nos dias que antecedem seu período e durante seu ciclo, o exercício aeróbico regular pode diminuir esses sintomas.

Liberação de endorfinas

Como o exercício lhe dá uma endorfina natural alta, ele pode elevar seu humor e realmente fazer você se sentir melhor. Um dos principais benefícios do exercício enquanto estiver menstruada é a liberação de endorfina. Como elas são um analgésico natural, quando elas se liberam durante o exercício, você pode sentir alívio de períodos desconfortáveis.

Experimente mais força e poder

Um estudo descobriu que as duas primeiras semanas de seu ciclo menstrual (sendo o primeiro dia de seu período) podem lhe permitir experimentar maiores ganhos em força e poder devido aos baixos níveis de hormônios femininos.

Melhora de humor

O exercício, neste momento, vai melhorar seu humor e aumentar a circulação. O exercício também tende a aliviar cólicas, dor de cabeça ou dores nas costas associadas ao seu período.

Combater menstruações dolorosas

Se você passar por menstruações dolorosas, também chamados de dismenorreia, você sabe muito bem o quanto pode ser desconfortável. A boa notícia é que exercícios como caminhadas leves podem ajudar a diminuir estes sintomas.

Melhores Exercícios na Menstruação

Os primeiros dias da menstruação podem ser os mais desconfortáveis, especialmente se você tiver tendência a sangrar muito durante este período. É por isso que o foco em movimentos e exercícios suaves deve estar no topo de sua lista de atividades.

Logo o melhor exercício é aquele que você tem vontade de fazer. Ademais, pode ser um bom momento para reduzir sua intensidade de exercícios. Com isso em mente, aqui estão algumas ideias para o exercício.

Caminhada ou Cardio Leve

Mantenha seu exercício cardiovascular ou aeróbico a uma intensidade menor ou recue na quantidade que você faz. Considere exercícios cardiovasculares leves, caminhada ou exercícios aeróbicos de menor intensidade.

Treinamento de baixo volume de força

Devido ao potencial para um aumento de força durante este tempo, incluindo treinamento de força de baixo volume.

Yoga e Pilates

Os dois a três dias que antecedem sua menstruação é um ótimo momento para se envolver em atividades como yoga, que pode ajudar a relaxar seu corpo e potencialmente reduzir sintomas como cólicas, sensibilidade mamária, fadiga muscular e dor.

Se você não estiver sentindo nenhum desconforto, sinta-se à vontade para continuar com sua rotina regular de exercícios. Basta estar atento aos ajustes que seu corpo faz durante este período. Se você descobrir que seu corpo não está funcionando como costuma fazer, dê a si mesmo uma pausa e alivie a intensidade.

Conclusão

O exercício regular é benéfico para seu corpo e sua mente. Além disso, não há nenhuma razão científica para você não fazer exercícios durante seu período. Na verdade, há evidências de que o exercício pode ser útil durante este período.

Continue com o exercício, mas recue na intensidade, especialmente se você estiver se sentindo cansada.

Para mais detalhes sobre os esportes mais comuns, acesse o site Senhor Esporte.