Inbound e outbound Marketing: o que é e como pode ajudar as empresas a vender mais?
O marketing digital nasceu para ajudar as empresas a se comunicar com um público diferente, que tem os mesmos desejos do consumidor offline, mas uma linguagem própria de se comunicar e externar os seus desejos.
No entanto, para que essas ferramentas digitais realmente funcionem, é preciso colocar em prática algumas estratégias que ajudam a direcionar essa empresa, evitando que o empresário perca tempo, e dinheiro, com estratégias que não funcionarão.
Uma delas é o Inbound e outbound marketing. Conceitos muito falados por quem está no mundo do marketing digital, ele é uma ferramenta importante para aumentar as vendas de empresas online.
Aqui vamos lhe explicar tudo o que você precisa saber para colocar suas estratégias de inbound e Outbound Marketing em prática e aumentar as chances de vendas
O que é o Inboud Marketing?
O Inbound Marketing é uma estratégia de propaganda digital que atrai o cliente para a sua empresa com a ajuda de conteúdo relevante, produzido por sua equipe e divulgado em sites ou redes sociais.
Esse tipo de marketing, conhecido também como marketing de atração, é o responsável por fazer com que as pessoas se aproximem de uma marca, comprem seus produtos e passem também a recomendá-los a outros, criando uma rede de clientes.
Benefícios do Inbound Marketing para a sua empresa
Quando você adota o Inbound marketing para aumentar as suas vendas, consegue não apenas conquistar mais clientes. Existem diversos benefícios que esse tipo de marketing pode trazer para o seu negócio e que podem resultar em aumento de suas vendas. Confira abaixo.
Atingir o público certo
Como o conteúdo elaborado para o Inbound marketing leva em consideração o que seu público pensa e as pautas que ele se interessa, todas as pessoas que consumirão os materiais produzidos por sua equipe se não são clientes, tornam-se potenciais compradores de seus produtos e soluções.
Manter um relacionamento mais próximo com seus clientes
Muito do Inbound marketing é aplicado nas redes sociais. Essas ferramentas, por si só, já criam uma maior aproximação das pessoas, que interagem mais do que pessoalmente.
Sendo assim com esse tipo de marketing você consegue manter um relacionamento mais próximo de seus clientes. Essa proximidade pode permitir que você não só saiba o que fazer para ajudá-los a resolver seus problemas, como também criar os produtos que eles esperam, aumentando assim suas vendas.
Se tornar mais persuasivo
Os conteúdos produzidos pela equipe de Inbound marketing costumam ser bem focados, o que os torna muito persuasivos em diversas ocasiões. Ou seja, você se torna capaz de convencer um consumidor indeciso que sua empresa, e não o concorrente, tem aquilo que ele busca.
Aumentar seu ticket médio
Muitas empresas até tem um volume razoável de vendas, mas sempre se queixam de que seu ticket médio não é exatamente tão grande quanto gostariam, e isso pode prejudicar seus lucros.
Mas, com o inbound marketing, esse problema é minimizado, já que o conteúdo produzido atrai os clientes certos, que estão dispostos a comprar exatamente aquilo que você precisa e quer vender, na quantidade que deseja. Pode-se usar a estratégia de promoções e códigos promocionais para ajudar aumentar o ticket médio do produto desejado.
O que é outbound?
Para conseguir se destacar em meio a tantas empresas que oferecem produtos similares aos seus, é preciso não só inovar, mas principalmente saber se comunicar da forma correta.
Uma boa forma de se aproximar de seus potenciais clientes, com a estratégia correta, é o outbound marketing. Apesar disso, muita gente não sabe do que se trata esse tipo de propaganda.
O Outbound é um tipo de marketing, digamos, mais agressivo, já que com ele é preciso que você identifique seu cliente ideal e passe a abordá-lo, para mostrar que seus produtos e sua loja são exatamente aquilo que ele está buscando.
Essa abordagem é feita com base no perfil desse cliente ideal. Uma vez definido isso, cabe ao empresário começar a colocar em prática suas estratégias para se aproximar desta pessoa e garantir que ela se torne seu cliente mais fiel.
Como o outbound pode me ajudar a vender mais?
Saber que o outbound consiste na identificação de clientes e na abordagem a eles, para que consumam os seus produtos é importante, mas não o suficiente. É necessário ter uma estratégia pronta para que isso dê certo. Por isso, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar nesta hora.
Tenha uma boa lista de contatos
O e-mail marketing é uma estratégia muito usada no inbound. Mas, para que ele tenha o resultado esperado e traga mais clientes para a sua empresa é preciso ter uma boa lista de contatos.
Para chegar a esse perfil, procure os leads que manifestem interesse por seus produtos e que tenham o perfil que você procura como consumidor ideal.
Treine sua equipe
De nada adianta ter uma lista de contatos impecável se sua equipe de atendimento não estiver bem treinada e for incapaz de dar o atendimento adequado a esse futuro cliente.
Por isso, é importante que você treine sua equipe, mostrando para ela tudo o que é necessário saber para realizar boas vendas e dar o atendimento que o consumidor espera/merece.
Tenha a ferramenta certa
Garantir que seu time de vendas tenha uma boa ferramenta, para realizar a abordagem e oferecer o produto aos clientes é igualmente importante. Então, não se esqueça de possibilitar isso a eles, do contrário seus resultados poderão ficar comprometidos.
Capriche no discurso
Como esse tipo de marketing envolve sedução e abordagem, é importante que você e sua equipe tenham o discurso certo, não apenas falando aquilo que o consumidor quer ouvir, mas principalmente o que pode ajudá-lo nessa empreitada de compras.
É importante alinhar as estratégias acima de acordo com o perfil e prioridade de sua empresa para usufruir dos melhores resultados tanto do Inbound como do outbound Marketing.