Dicas

Como funciona uma correia sincronizadora

A correia sincronizadora encontra-se entre os tipos principais de correia industrial no mercado, visto que ela é capaz de trazer resultados melhores em comparação a outras opções.

Ela funciona através da transmissão de potência e de movimento entre dois pontos, contando com dentes que são feitos para encaixar-se nas ranhuras de uma polia específica com maior precisão.

Deste modo, a correia consegue fazer a transmissão da força através dos movimentos sincronizados, o que é um dos motivos pelos quais ela é uma das preferidas das indústrias.

Para entender melhor sobre essa correia, que talvez seja a opção adequada para suas necessidades, este conteúdo vai trazer de explicar como ela funciona.

Não deixe de acompanhar este conteúdo até o fim!

O que é e como funciona a correia do tipo sincronizadora?

A correia sincronizadora, como explicado no início, trata-se de um tipo de correia industrial que funciona através da transmissão da força através dos movimentos sincronizados realizados por ela.

Deste modo, a correia só funciona e gera essa força por conta dos dentes que possui e encaixam-se nas ranhuras de uma polia de maneira muito precisa.

O uso deste tipo de correia é muito comum nas máquinas que necessitam de maior sincronização tanto de tempo quanto de distância.

A aplicação desta correia é bastante normal, por exemplo, dentro do segmento de automóveis, visto que sua ação permite ao motor um funcionamento bem mais eficiente e preciso.

A correia sincronizadora é um produto feito através de diversos componentes, sendo os principais:

  • O produto principal que pode ser poliuretano ou uma borracha resistente
  • Tecido em nylon
  • Um elemento que seja de tração

É fundamental que os componentes, assim como o produto final, sejam de alta qualidade, visto que sem isso, a precisão da correia é menor e isso impacta diretamente no resultado alcançado com seu uso.

Alguns outros locais de aplicação da correia sincronizadora, além da já citada indústria automotiva, são:

  • A indústria de embalagens
  • A indústria farmacêutica
  • A indústria alimentícia (alguns ramos)
  • A indústria madeireira (alguns ramos)

Desta forma, se é o caso da sua indústria encaixar-se em um desses segmentos, é importante saber quais os tipos de correia sincronizadora disponíveis para compra.

Conhecendo os tipos das correias sincronizadas

Após o entendimento sobre a correia sincronizadora e seu funcionamento, é o momento de ver quais os tipos disponíveis no mercado.

Um dos pontos positivos sobre esta correia é que ela possui uma grande variedade de tipos, de modo que pode atender às várias necessidades distintas.

Os tipos principais de correia sincronizadora são a de borracha e a de poliuretano ou PU, mas elas possuem também seus subtipos.

A correia de borracha pode ser aberta ou sem emenda, assim como a de poliuretano, então é necessário levar isso em consideração antes de fazer a escolha de qual comprar.

Os tipos de correia sincronizadora da Rexon

A Rexon oferece algumas das correias de maior qualidade do mercado na atualidade, de modo que é muito seguro adquirir este produto diretamente na empresa.

A seguir, você vai ver quais são os tipos principais de correias sincronizadoras, de borracha e de PU, que a Rexon fabrica:

  • Correia de Borracha Trap – Duplo Dente: é um tipo de correia muito eficaz para transmissões que necessitam de uma maior flexibilidade, precisão e também resistência
  • Correia de Borracha Scir – Duplo Dente: mais uma correia Rexon indicada para transmissões que exigem mais, tanto flexibilidade, quanto resistência e também um maior torque
  • Correia de Borracha Trap Aberta: também é aplicada, da mesma forma que a 1ª, em transmissões que precisam de mais resistência, precisão e flexibilidade
  • Correia de PU Trap-Aberta-POL: é uma opção de correia sincronizadora da Rexon que é indicada para as transmissões com maior exigência de flexibilidade e precisão, e que necessitam de maior resistência ao óleo, em geral
  • Correia de PU Scir – Aberta: é também indicada para as transmissões com maior exigência de resistência ao óleo, de forma geral, bem como mais precisão e flexibilidade, mas com perfil diferente

A partir do momento em que você toma conhecimento de cada correia sincronizadora existente e procura entender melhor seu funcionamento, fica mais fácil encontrar a mais adequada às suas necessidades.

Afinal, ficou bem claro como não adianta comprar um produto sem qualidade ou que não se encaixa no tipo de transmissão que você precisa no uso prático.

[+] Correia V: o que é, para que serve e quais são os tipos.

Conclusão

Como visto aqui, as correias sincronizadoras estão entre as melhores opções de correias industriais do mercado, por isso mesmo é comum ver indústrias dos mais variados segmentos em busca desse produto, levando a uma alta demanda.

Neste conteúdo, resolvemos explicar não só o que é essa correia industrial, mas também como é que ela funciona na prática e quais são os tipos principais encontrados no mercado, tendo como base aqueles feitos pela Rexon.

O que achou do texto de hoje sobre como funciona uma correia sincronizadora?