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Adesivos personalizados: quais os significados de alguns símbolos no rótulo de alimentos?

Existem diversas normas de padrão de qualidade que são exigidas por órgãos governamentais a fim de regularizar e fiscalizar a segurança na produção de alimentos e bebidas. Por isso, é importante verificar sempre os rótulos (adesivos personalizados).

Essas normas são importantes, tanto para prevenirem prejuízos para a indústria quanto para o consumidor final. Também é importante destacar que muitas informações desses produtos alimentícios devem ser transmitidas através do rótulo e da embalagem.

Por isso, é importante que os rótulos sejam executados através de adesivos personalizados que, além de fornecer todas as informações obrigatórias, trazem outras vantagens para a marca.

Significado de alguns símbolos nos rótulos (adesivos personalizados) de alimentos

As indústrias alimentícias passam por várias fiscalizações de qualidade e segurança que têm o objetivo de certificar se a produção está seguindo corretamente as regras estipuladas pelos órgãos responsáveis.

Existem inúmeros símbolos impressos nos rótulos e nas embalagens de produtos, cada um com a sua especificação. É necessário que as marcas imprimam corretamente esses símbolos para que o consumidor entenda o significado de cada um, compreendendo o que aquele alimento contém em sua fabricação.

Os principais símbolos presentes nos adesivos personalizados são:

  • T: quando ter a letra T dentro de um triângulo amarelo com bordas pretas, representa a presença de produtos transgênicos na composição do alimento embalado;
  • Círculo com os dizeres “Brasil” e “S.I.F.”:  este símbolo significa que o produto de origem animal foi inspecionado pelos órgãos do Ministério da Agricultura. Sendo que este símbolo deve estar presente em todos os alimentos que contêm ingredientes de origem animal, seja in natura ou derivado;
  • Selo “Produto Orgânico Brasil”: identifica que o produto que está na embalagem foi produzido através de uma cadeia de produção orgânica. Este selo deve ser credenciado pelo Organismo da Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) junto ao Ministério da Agricultura, para que, assim, seja permitida a comercialização em estabelecimentos comerciais, como supermercados e restaurantes;
  • Símbolo de Lupa: esses símbolos informam sobre um ingrediente em excesso presente naquele determinado produto. Por exemplo, excesso de sal, de açúcar ou de gorduras saturadas.

 Também existem símbolos presentes nos rótulos de alimentos (adesivos personalizados) conectados com religiões mulçumanas, por exemplo, que informam que aquele determinado produto alimentício pode ser consumido por praticantes da religião, já que cada religião e cultura têm os seus dogmas a serem seguidos. Mas esse tipo de símbolo não é tão utilizado no Brasil.

Já o primeiro símbolo que foi citado na lista anterior, a letra “T” dentro de um triângulo amarelo, é um dos símbolos mais presentes nas embalagens brasileiras, devido à grande quantidade de produção de alimentos transgênicos (modificados geneticamente).

Então, o uso de símbolos nos adesivos personalizados irá variar de acordo com:

  • A origem do produto, principalmente se for de origem animal;
  • A forma de produção desse produto, se é feito de maneira orgânica ou não;
  • Se o alimento foi modificado geneticamente ou não;
  • O excesso de algum ingrediente presente no alimento;
  • E se o produto foi fiscalizado e aprovado por órgãos governamentais.

Adesivos personalizados: qual a importância?

Os adesivos personalizados podem ser o grande diferencial de uma marca, pois são responsáveis por chamar a atenção do consumidor em um primeiro momento, como se fosse um cartão de visita.

Independentemente do produto a ser comercializado, existem informações obrigatórias que devem ser impressas nas embalagens ou nos adesivos personalizados (também conhecido como rótulo).

Dessa forma, a empresa que aderir aos adesivos personalizados ganha a possibilidade de criar estes adesivos de acordo com as suas necessidades. Isso porque os adesivos personalizados não possuem formato ou material padrão, facilitando a sua criação.

Esses adesivos podem ser utilizados de várias maneiras, tais como:

  • Em uma promoção do produto;
  • Em eventos comerciais específicos;
  • Edições limitadas;
  • Ou, até mesmo, no dia a dia das vendas.

Tudo isso é possível porque os adesivos personalizados podem fazer parte de uma estratégia de marketing e promover a comunicação entre marca e cliente, construindo uma conexão.

Benefícios dos adesivos personalizados

Os adesivos personalizados trazem muitas vantagens. Para isso, é fundamental que eles sejam utilizados da maneira correta para gerar mais vendas e credibilidade para a empresa.

Além das informações técnicas e dos símbolos obrigatórios, os adesivos personalizados devem transmitir a mensagem principal da marca para os clientes. Essa mensagem deve ser na linguagem própria do público alvo da empresa.

Dessa forma, os benefícios dos adesivos personalizados são:

  • Baixo custo de investimento com excelente retorno financeiro;
  • Melhoria na comunicação da marca;
  • Atração de novos consumidores e fidelização os demais clientes;
  • Versatilidade em seu uso;
  • E liberdade na criação do adesivo.

Assim, o uso dos adesivos personalizados é uma estratégia essencial para a empresa que almeja desenvolver o seu marketing com baixo custo de investimento e, consequentemente, gerar mais vendas de seus produtos.