Como você pode usar sua carta contemplada de consórcio

Como você pode usar sua carta contemplada de consórcio. Ter sua carta contemplada de consórcio é um grande momento de alegria, afinal você poderá realizar o seu tão sonhado sonho de comprar um bem ou de estar com uma grande bolada de dinheiro em mãos.
Mas, toda essa animação pode dar espaço a dúvidas, sobre o que de fato fazer quando o dinheiro cai em mãos, devo mesmo comprar o bem já planejado anteriormente? Devo comprar outras coisas? Devo investir o dinheiro? Pagar contas? Sim, as dúvidas podem ser inúmeras.
Pensando em ajudar você que pode estar em dúvida de o que fazer com sua cota contemplada de consórcio separamos x dicas para te ajudar.

Comprar um veículo com sua carta contemplada

Se o seu consórcio já é para a compra de um veículo, esta pode ser a decisão mais fácil para se tomar, mas você sabia que consórcios não são feitos apenas para carros. É possível fazer um consórcio para:

  • Motos
  • Caminhões
  • Máquinas agrícolas

Desta forma, se você vai usar a sua carta de crédito contemplada de automóveis para a compra de um veículo é precisa apenas tomar algumas precauções. Como por exemplo, determinar seu orçamento com antecedência. Para obter melhores resultados, tenha em mente que o valor do veículo deve ser igual ao da cota de consórcio, caso for superior você precisara pagar a diferença.

Uma dica também é se familiarizar com os incentivos e descontos disponíveis. Eles podem ajudar você a economizar muito dinheiro, e alguns negócios são muito melhores que outros. Se você estiver dividido entre dois carros diferentes, os descontos e incentivos disponíveis podem ajudá-lo a decidir com mais facilidade.

Ainda, tente ser flexível, algumas pessoas argumentam que você só compra um carro novo de vez em quando, então não deveria ser exatamente o que você quer? Você certamente pode entrar na situação com essa atitude, mas não deve esperar obter o melhor negócio, mesmo comprando um seminovo.

Comprar um imóvel utilizando seu consórcio

Assim, como acima, se seu consórcio é para a compra de imóvel está pode ser a melhor escolha para usar sua cota contemplado. Além disso, consórcio de imóveis dão liberdade para você escolher:

  • Apartamentos novo
  • Apartamentos usado
  • Apartamentos na planta
  • Casa nova
  • Casa usada

Se você for usar sua carta de crédito contemplada de imóvel, nos dá Cotas Premiadas damos algumas dicas, como escolher seu novo lar com muita calma. Você pode assumir que vai comprar uma casa familiar, e isso pode ser ideal se você quiser um quintal grande ou muito espaço. Mas se você estiver disposto a sacrificar o espaço por menos manutenção e comodidades extras, e não se importa em pagar uma taxa de associação de proprietários, um condomínio ou moradia pode ser mais adequado.

Mas mesmo que a casa esteja certa, o bairro pode estar errado. Portanto, certifique-se de:

  • Pesquise escolas próximas: mesmo que você não tenha filhos, pois elas afetam o valor da casa.
  • Veja as estatísticas locais de segurança e criminalidade.
  • Mapeie o hospital, farmácia, supermercado e outras comodidades mais próximas que você usará.
  • Dirija pelo bairro em vários dias e em horários diferentes para conferir os níveis de tráfego, ruído e atividade.

 

Pagar suas dívidas

Sua cota contemplada de consórcio a venda também pode ser usada para pagar dívidas, como a de cartão de crédito, por exemplo. Mas, neste caso é preciso verificar em contrato se o valor da sua cota pode ser usado para este fim.

Consórcios são sim uma ótima oportunidade para se livrar de dívidas, já que contam com juros muito menores, dos cobrados pelas operadoras de cartão de crédito, por exemplo.

Ao decidir usar sua cota de consócio para pagar suas dívidas, uma dica é confrontar quanto em dívidas você tem. Sabemos que você pode ter medo de saber quanta dívida você tem, mas ignorar o problema nunca fará com que ele desapareça.

Embora sua dívida total absoluta seja importante, ela não é tão importante quanto a forma como essa dívida se compara ao valor da sua cota, por isso é importante saber se o valor será suficiente para quitá-la.

Também, mude os comportamentos que levaram você a dívidas. Sair da dívida começa eliminando as razões pelas quais você se endividou em primeiro lugar. Mesmo usar sua cota contemplada de consorcio não resolverá seu problema se você nunca aprender a gastar menos do que gastou.

As pessoas se endividam por diferentes razões. Escola, perda de emprego, contas médicas ou, estupidez. Mas porque você se endividou realmente não importa. O que importa é que você não deixe que isso aconteça novamente.

 

Quitar um financiamento com sua cota de consórcio

Quitar um financiamento também pode ser uma ótima utilidade para a sua cota contemplada de consorcio. Mas, isso também deve estar exemplificado em seu contrato de consócio que você pode usar o valor da cota para isso.

Entretanto, como funciona uma carta contemplada para pagar um financiamento? É simples, você usar o valor da cota para pagar as parcelas de um financiamento em atraso ou até mesmo quitá-lo. Fazer isso é muito vantajoso, uma vez que, os juros de um consócio podem ser até 10 vezes menores que de um financiamento.

O ponto principal é que o pagamento antecipado da dívida de um financiamento economizará seu dinheiro em juros e diminuirá o prazo geral do mesmo ou até mesmo quita-lo. Imagine o que você poderia fazer com seu dinheiro extra: poupar para a aposentadoria, fazer melhorias na casa ou pagar outras dívidas.

Existem muitos benefícios em pagar seu financiamento, mas um dos maiores é menos estresse e menos riscos, porque você não será mais escravo do credor!

Economizar o dinheiro

Além de todas as opções acima, você também pode economizar e guardar o dinheiro da sua cota contemplada, caso seja possível sacar o dinheiro.

Sacar o dinheiro da sua cota é possível sim, desde que seja seguido algumas regras estabelecidas pela operadora, como, por exemplo, esperar até 180 dias após a contemplação e, com o dinheiro em mãos pagar as parcelas em aberto.

A importância de economizar dinheiro não pode ser subestimada, pois, de fato, com tantos benefícios comprovados, economizar dinheiro é um dos melhores hábitos financeiros que você pode adotar.

Antes de tudo, economizar dinheiro é importante porque ajuda a protegê-lo em caso de emergência financeira. Além disso, economizar dinheiro da sua cota pode ajudá-lo a pagar por grandes compras, evitar dívidas, reduzir seu estresse financeiro, deixar um legado financeiro e proporcionar uma maior sensação de liberdade financeira. Na verdade, existem inúmeras razões para economizar dinheiro.

Venda sua cota de consórcio contemplada

Além de todas as opções citadas acima, ainda existe a possibilidade de vender sua cota contemplada para empresas especializadas na compra de consórcios contemplados, como é o caso da Cotas Premiadas – Consórcio contemplado. Entretanto, para isso é preciso conseguir autorização e assinatura do contrato de venda da sua administradora do consórcio.

A venda da cota pode ser feito tanto se você já foi contemplado, quanto se ainda não foi, inclusive, esta é uma ótima opção para aqueles que desistiram do consórcio, mudaram de ideia sobre o que desejam fazer com o dinheiro ou apenas estão com o orçamento apertado demais para pagar as parcelas restantes.

Mas, uma coisa é certa, opções não faltam para você investir de forma consciente sua cota de consórcio contemplada.

Gustavo Oliveira

Meu nome é Gustavo Oliveira, sou apaixonado por Empreendedorismo e sou colunista da Stakeholder News, empresa especializada em soluções de tecnologia, Marketing e Empreendedorismo para pequenas e médias empresas, ajudando profissionais em fases iniciais e intermediárias de suas carreiras, e pequenas e médias empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.