Como Fazer Gestão de Pessoas de Forma Eficiente?

Como Fazer Gestão de Pessoas de Forma Eficiente? O diferencial que uma empresa possui, hoje em dia, não é exclusivamente os seus produtos ou serviços, mas também a capacidade de manter relações pessoais com eficácia. Por isso, a gestão de seus funcionários e da sua equipe é fundamental para o bom desenvolvimento e posicionamento frente ao mercado.

Atualmente, as pessoas buscam por mais que apenas um salário bom. Procuram por um bom relacionamento interpessoal, bem como novas oportunidades de se desenvolver e crescer profissionalmente, respeito e empatia.

Dessa forma, ter uma boa gestão, seja para a empresa ou mesmo para os colaboradores, é de muita importância para um pleno desenvolvimento e mais qualidade e fidelização.

Além de ajudar internamente, fazendo os funcionários se sentirem mais confiantes e confortáveis, bem como aptos para as atividades, a gestão ajuda no relacionamento da empresa com seus futuros colaboradores e clientes, bem como o mercado e fornecedores.

Deste modo, é possível não só melhorar os processos e efetividade dos atendimentos e registros com CRM gratuito  (gestão de relacionamento com o cliente), como passar mais segurança ao colaborador e, consequentemente, aos clientes atendidos.

O que significa o termo “gestão de pessoas”?

Primeiramente, é pertinente entender o que é, efetivamente, esse termo.

Na prática, a gestão de pessoas é uma parte dos processos de recursos humanos, que engloba toda aquisição, otimização e retenção de um talento na empresa.

Contudo, todos os líderes e colaboradores podem ser incluídos nos processos de gestão, conforme necessidades e diferentes graus de responsabilidade com equipes, por exemplo.

O processo envolve também aspectos como treinar, direcionar e motivar os membros da equipe e funcionários, a fim de maximizar a produtividade no ambiente de trabalho, bem como aumentar o crescimento profissional, compreendendo as necessidades e objetivos individuais.

Assim, além das áreas administrativas e de RH, normalmente cabe aos líderes de uma equipe, gestores ou chefes de departamento, realizarem a tarefa de gestão.

São eles que devem direcionar e dar suporte aos funcionários, fazendo com que eles se sintam confortáveis no ambiente que estão, maximizando sua performance no trabalho.

Além disso, um sistema de gestão de pessoas influencia, significativamente, no nível do desempenho geral de trabalho da sua empresa.

Deste modo, alguns dos benefícios são gerados pelo impacto de uma boa gestão, sendo os principais:

  • Recrutamento de novos talentos facilitado;
  • Aumento da performance;
  • Otimização do bem-estar e segurança;
  • Melhora do clima organização;
  • Melhora das performances;
  • Otimização dos processos;
  • Integração entre equipes e melhora na comunicação;
  • Melhora e aumento de treinamentos qualificados;
  • Desenvolvimento dos talentos.

Como Fazer Gestão de Pessoas de Forma Eficiente?

Dessa maneira, mostra-se de extrema importância investir na melhoria da gestão, já que, se realizada de uma forma eficiente, a gestão trará frutos favoráveis para sua empresa.

1.    Conheça os talentos da empresa e seus objetivos

Uma boa gestão de pessoas necessita que você desenvolva um conhecimento acerca das pessoas que estão presentes nas mais diversas equipes.

Para isso, é recomendado que você saiba a motivação do seu funcionário, suas metas pessoais e o que ele está interessado em fazer com a carreira.

Tudo isso deve ser feito de maneira empática, respeitando sempre a diversidade de sua equipe.

Considerar também os diferentes “traços” e as diferentes habilidades individuais de cada pessoa é fundamental para desenvolver essas pessoas e até alocar de forma mais efetiva nas vagas existentes, visto que a oportunidade interna é bastante valorizada pelo colaborador e benéfica para o negócio.

2.    Estabeleça uma comunicação efetiva

Para conquistar uma boa sinergia, tem de haver uma linha de comunicação apropriada entre os membros das equipes.

Da mesma forma, quem gerencia as equipes (bem como o negócio) precisa estabelecer canais de comunicação apropriados, para que haja um melhor feedback, que deve ser mútuo. Lembre-se que esses canais têm de ser abertos para que todos possam se expressar.

A comunicação é uma importante ferramenta para entender como os membros das equipes se relacionam e atuam, possíveis bolhas, o que pode ser melhorado, dentre outros aspectos.

Por isso, o canal tem de ser organizado, para que os colaboradores se sintam mais confortáveis, transformando a gestão em uma prática mais recompensadora e inclusiva.

3.    Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Para tornar o lugar mais agradável, aumentar a qualidade de vida é muito pertinente.

Para isso, transforme sua empresa em um lugar em que os funcionários sintam-se confortáveis de estarem.

Organizar uma sala de descanso, colocando sofás aconchegantes, algumas revistas e passatempos como uma mesa de ping pong podem ser medidas interessantes, conforme o perfil do corpo laboral. Afinal, é preciso adequar aos interesses desse público.

Sempre ofereça a melhor forma de alimentação, com comida saudável e, às vezes, uma sobremesa diferente do casual. Incentivar exercícios e alongamentos pela manhã também é efetivo e vantajoso.

Além disso, é preciso investir em ferramentas que possam dar propósito e satisfação no trabalho.

Por exemplo, se um financeira diz que possui a melhor máquina de cartão de crédito é preciso que seus vendedores acreditem e comprovem que de fato possuem o melhor produto do mercado.

Os funcionários são os primeiros clientes que uma empresa pode ter. Se eles não acreditam no propósito da empresa quando um terceiro questionar por “qual a melhor maquininha de cartão?”, dificilmente ele indicará a empresa em que trabalha.

4.    Realize avaliações constantes

Nada melhor do que receber feedbacks da sua equipe. Assim, você consegue se atentar aos problemas que estão presentes, criando um ambiente mais afável para sua equipe.

Dessa forma, as avaliações vão auxiliar a liderança a identificar os empecilhos que estão causando algum desconforto em seus funcionários.

Afinal, assim como é importante também receber o feedback de seus consumidores, no caso do exemplo anterior, quais são os benefícios ou problemas da máquina de cartão, para gerenciar a sua pipeline de vendas.

Avaliar melhorias internas impactará nos resultados e satisfação passada para o público externo.

Importância de incluir a gestão

Dessa forma, é possível concluir que a melhoria na gestão de pessoas é um passo fundamental para incluir em sua empresa.

Afinal, esse processo não melhora somente o convívio entre as pessoas que trabalham, mas também, consequentemente, impactará em como os clientes finais e o mercado enxergam sua empresa.