Como empreender de forma sustentável?

As corporações que hoje são conhecidas por empreender de forma sustentável, mudaram a forma de gerir, em grande parte devido à crescente preocupação com o meio ambiente.

Essa nova gestão visa reduzir o impacto ecológico e conscientizar os consumidores e seus próprios colaboradores — desde setores de RH à gestão estratégica de marketing e vendas sobre as questões ambientais e como o tema cresce dando origem a este segmento de atividade ecológica e sustentável.

Neste artigo, falaremos sobre o empreendedorismo sustentável e como colocar em prática em sua empresa. Continue lendo!

O que de fato significa empreender de forma sustentável?

Muitos especialistas chamam isso de: empreendedorismo orientado para a sustentabilidade.

Seu conceito inclui um tipo de negócio comprometido com a rentabilidade da empresa e o desenvolvimento responsável do meio ambiente e do social.

É importante ressaltar que o empreendedorismo sustentável não é apenas proteger o meio ambiente e os recursos naturais, mas também o social, ou seja, o desenvolvimento humano e o trabalho ético.

Portanto, o empreendedorismo sustentável é influenciado pelo meio ambiente, sociedade e economia.

Isso significa que as empresas que utilizam esse modelo ainda buscarão sucesso e maior lucratividade para a empresa, mas tomarão medidas para proteger sem impactar o ecossistema.

Dessa maneira, podemos dizer que, funcionários — formados em um curso de gestão financeira ead ou presencial — poderão ter melhores resultados e, ainda assim, ter sustentabilidade em seu dia a dia.

Como iniciar um negócio sustentável

Bom, agora que você já sabe o conceito da sustentabilidade na empresa, chegou o momento de saber como ela pode ser inserida de fato na rotina corporativa:

  1. Desenvolver o capital humano

Como mencionado anteriormente, o empreendedorismo funciona em um ambiente social, e uma das formas de fazer esse tipo de investimento é incentivar o desenvolvimento dos colaboradores sem criar barreiras ou entraves, para que sua equipe possa ter ideias e inovações que possam impactar o desempenho da sua empresa.

Pequenas mudanças no ambiente comunicam um sentimento de pertencimento entre os funcionários, pois proporciona um espaço mais autônomo para todos os membros.

Esta é a essência da sustentabilidade, pois gera um espaço onde todos têm voz e liberdade para colocar suas ideias em prática.

Logo, mesmo que em um time de gestão de marketing e comunicação possua coordenadores e analistas, todos deverão ter liberdade para expor suas ideias.

  1. Aplicação de processos ecologicamente corretos

Caso você trabalhe para uma grande empresa, é importante investir em novas formas de reduzir seu impacto ambiental, seja mudando processos ou substituindo máquinas.

No entanto, se não for o caso, concentre seus esforços em coisas mais gerenciáveis. Por exemplo, é possível focar na redução de lixo, eletricidade e água.

Além disso, fazer o uso de embalagens recicláveis e reaproveitar o papel utilizado também pode ser uma ótima maneira de ter um ambiente mais ecológico.

É possível, inclusive, criar uma campanha contra o uso de plástico e entregar canecas de metais para seus colaboradores e remover a distribuição de copos plásticos. 

Dessa forma, você estará eliminando o alto descarte de itens descartáveis e economizando ao deixar de comprar copos ou outros itens de plástico.

Durante esse processo, analise cuidadosamente onde pode haver insumos consumidos em excesso, desperdícios de materiais e se estão sendo descartados corretamente, pois os produtos industriais muitas vezes requerem cuidados especiais.

Uma dica é, você reunir o setor de RH ou até mesmo, de contabilidade com formação em gestão comercial ead ou áreas correlatas para conversar sobre essas estratégias – já promovendo o capital humano.

Todos esses processos são projetados para economizar custos para a empresa sem afetar o andamento dos negócios.

  1. Despertar a consciência coletiva

Um dos maiores desafios da sustentabilidade é colocá-la em prática, mas há alguns passos que você pode tomar para isso.

É importante promover uma mudança de hábitos dos colaboradores para demonstrar a sustentabilidade da empresa e desenvolver hábitos como:

  • Imprimir apenas o necessário;
  • Desligar computadores antes de sair da empresa;
  • Troca de itens descartáveis por de metais;
  • Utilizar embalagens de papel.

Uma reunião com todos os colaboradores da empresa com o objetivo de apresentar o conceito, a sua aplicabilidade e determinar a atitude que a empresa irá tomar é o primeiro passo da consciência coletiva.

  1. Novas empresas devem nascer de forma sustentável

No caso de estar prestes a iniciar uma empresa ou implementar um projeto de grande porte, comece a usar o empreendedorismo sustentável antes de realmente iniciar seu produto ou serviço, pois ao utilizar este modelo desde o início, você contribuirá para uma cultura colaborativa de responsabilidade ambiental.

Ser seguido pelos atuais e futuros colaboradores, pode fazer com que na cultura de sua corporação, esteja enraizado o senso coletivo.

Como a sustentabilidade corporativa pode ajudar na gestão financeira?

Os resultados financeiros são um dos tripés da sustentabilidade empresarial, trazendo consigo a ideia de que, cuidando de todos os aspectos do negócio, inclusive os sociais e ambientais, as organizações podem melhorar seu desempenho financeiro. 

Esse último ponto é muito importante para que as empresas continuem um impacto positivo fundamental para a empresa e a sociedade.

Assim, a sustentabilidade financeira traz a ideia de autossustentação. Uma empresa financeiramente sustentável é aquela que paga suas contas, honra seus compromissos, investe em seus processos produtivos e serviços e entrega resultados ao longo do tempo.

Aqui, outra característica importante: a questão do tempo. Enormes lucros em um período e a sustentabilidade tem tudo a ver com o longo prazo, a longevidade ou a perpetuidade de um negócio.

Caso você queira se aprofundar ainda mais nesse assunto, pesquise por um curso de gestão financeira empresarial e saiba como os investimentos na sustentabilidade podem trazer mais relevância para seu negócio.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.