Como a gamificação pode ajudar na saúde?
Índice do conteúdo
O uso da gamificação na saúde é uma excelente maneira de incentivar as pessoas a persistirem em seus exercícios físicos e a manter uma vida mais saudável. Com essa prática, a área da saúde tem um reforço considerável que ensina toda parte teórica enquanto, também, motiva e incentiva inúmeras pessoas e colaboradores.
Ou seja, é um excelente reforço positivo que, embora se trate da saúde, é suficientemente distante para incentivar de maneira mais eficiente pessoas a buscarem bem-estar. Este serviço torna um tratamento ou rotina difícil em algo mais leve, com aprendizado e maior engajamento por parte dos envolvidos.
Entendendo o que é a gamificação
A gamificação é um processo que aplica elementos lúdicos, como bonificações e comprimento de metas, no contexto da saúde, como, por exemplo, na prática de atividades práticas. Por meio da gamificação, é possível tornar uma tarefa outrora maçante e complexa em algo mais leve, fácil de assimilar e aprender.
O objetivo da gamificação é tornar certas ações e processos mais convidativos e promover um maior engajamento por parte dos envolvidos. Quando um processo é gamificado, pode receber mais atenção dos envolvidos. E, no caso da gamificação na saúde, o foco está em criar soluções para os pacientes entenderem mais sobre sua condição e o que fazer para melhorar.
Como surgiu a gamificação?
O processo de gamificação foi criado na esteira da tecnologia e da popularização das atividades lúdicas digitais. Em meados de 2002, o termo foi criado e logo tratou de se popularizar quando empresas e outros setores, como a saúde, observaram o seu potencial.
Hoje, a gamificação é bastante acessível e sua instituição de saúde e bem-estar pode aproveitar seus benefícios por meio da Gamefic – a empresa de personalização e solução em gamificação.
Benefícios da gamificação
O principal benefício da gamificação é o engajamento, ou seja, a atenção e motivação que o uso da plataforma pode proporcionar aos pacientes. Quem faz uso da gamificação pode se sentir mais confiante e motivado a cumprir suas metas e objetivos dentro da saúde, para obter recompensas – além de, claro, proporcionar saúde e bem-estar.
Vale a pena também mencionar que as academias, ligadas ao bem-estar dos seus alunos, podem aproveitar a gamificação ou, até mesmo, criar um método simples e eficaz de fidelização dos seus clientes.
Como a gamificação pode ajudar na saúde?
O papel da gamificação é fornecer informação e instrução de maneira mais leve, enquanto também motiva aquele que tem acesso ao serviço. Seja esta pessoa paciente, cliente ou colaboradores de uma empresa que usa o serviço em uma dinâmica saudável.
Serviços de gamificação quando são combinados com conhecimento de fato sobre a saúde garantem resultados impressionantes! É possível disseminar saúde e conhecimento por meio de atividades lúdicas e garantir a atenção e motivação do público.
Como implementar a gamificação na saúde?
Para implementar a gamificação na saúde é necessário contar com uma empresa que entende do assunto, como a Gamefic, especialista em gamificação. As soluções da Gamefic são completas e personalizadas, de maneira que sua empresa possa desfrutar de todos os benefícios que a gamificação pode proporcionar.
Se o seu negócio, empresa ou mesmo instituição de saúde precisa de um reforço para engajar pessoas a seguirem tratamentos, dicas práticas de bem-estar, saúde e exercícios, então a gamificação é o caminho certo! Além de garantir todo esse conhecimento, ainda oferece um método lúdico, divertido e interessante de aprendê-los.
Conte com a Gamefic para colocar esse serviço em prática em sua instituição e veja os resultados impressionantes em investir em gamificação! É uma solução bastante completa para que haja mais incentivo e conscientização de todos com sua saúde.