4 estratégias para divulgar seus serviços de mentoria
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Programa de mentoria para empreendedores: Com diversos negócios surgindo no mercado de trabalho, as empresas estão começando a entender que o seu conhecimento também pode ser uma ótima ferramenta para ganhar dinheiro, por meio de programa de mentoria para empreendedores.
Criar estratégias de divulgação não é uma tarefa fácil, ainda mais quando elas envolvem sua história, experiências e conhecimento.
Por isso, hoje, vamos apresentar algumas estratégias de divulgação e pontos essenciais para que seu programa de mentoria seja um verdadeiro sucesso.
O que é uma mentoria?
Uma mentoria pode ser considerada um encontro entre duas ou mais pessoas, onde uma delas será um tipo de mestre para seus clientes, e ensinará algo que possui propriedade para falar.
Vamos imaginar que você seja um professor de inglês e trabalhe nesta área há mais de dez anos. Com tanto tempo de prática, certamente você possui repertório e experiência para fornecer um programa de mentoria de marketing digital e ajudar novos professores do inglês a aumentarem seus resultados.
E isso funciona para toda e qualquer área que imaginar, as mentorias se tornaram verdadeiras febres devido ao rápido esclarecimento de dúvidas e contato direto com o seu mentor.
Entretanto, divulgar uma mentoria pode ser um grande desafio para aqueles que pensam em aderir a este tipo de negócio, por isso, a seguir vamos te ajudar com isso.
Estratégias para divulgar a seu programa de mentoria
Assim como diversos outros negócios utilizam as estratégias de marketing digital para divulgar seus produtos ou serviços, a mentoria não estaria de fora.
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Sendo assim, confira abaixo as principais estratégias que selecionamos para te ajudar:
1- Use as redes sociais
As redes sociais são indispensáveis para quem deseja divulgar qualquer tipo de serviço ou produto, inclusive para a mentoria. Isso porque o alcance delas é maior do que qualquer outra plataforma já vista antes.
Além de contar com a produção de conteúdo para atrair as pessoas que poderiam se interessar pela sua mentoria, você ainda pode pagar para que as redes sociais a divulguem ainda mais, por meio do Instagram Ads, por exemplo.
As redes sociais são ferramentas perfeitas para quem deseja atrair o público ideal e alcançar ainda mais pessoas, mostrando o poder e autoridade que você possui naquele assunto.
2- Defina um público-alvo
A persona é uma representação do perfil ideal de cliente que irá se interessar pela sua mentoria e traçá-la é extremamente importante para que as suas estratégias deem certo.
Por exemplo, se a sua mentoria promete ajudar mães de primeira viagem a entenderem mais sobre o universo da maternidade, a persona da sua mentoria são mulheres grávidas pela primeira vez.
Com isso, fica ainda mais simples definir as estratégias e os meios de divulgação que mais lhe trarão resultados e atrairão exatamente a persona da sua orientação, pois ela possui ainda mais chances de se interessar pelo assunto.
3- Crie um programa de orientação
Um programa de mentoria garante a organização dos encontros entre você e seus mentorados, sejam eles semanais, quinzenais ou mensais.
Criar um programa de mentoria te ajuda a organizar ainda mais seus horários e a sua rotina.
Além de mostrar para os seus clientes que a sua orientação não é brincadeira, é algo bem estruturado e pronto para ajudá-lo de verdade.
Por isso, defina o número de encontros com os seus mentorados, quais os temas serão abordados em cada encontro e como funcionará a mentoria, apresente isso aos seus clientes e mostre o poder que o seu trabalho traz.
4- Tenha um planejamento
Um planejamento de marketing é extremamente importante para qualquer tipo de negócio, inclusive uma mentoria. É ele quem será o seu norte e te mostrará quais os próximos passos a serem dados no seu negócio.
Dentro de um planejamento de marketing, é necessário conter os objetivos da sua orientação a curto, médio e longo prazo. Além das estratégias que você pretende utilizar e os meios que irá traçar para chegar a esses objetivos.
Com esse planejamento você saberá exatamente o que fazer e não se sentirá perdido no meio do caminho, pois o planejamento foi criado justamente para ser o seu guia.
3 erros que você não pode cometer em sua mentoria
Além das estratégias de divulgação, também selecionamos alguns erros que são muito comuns em quem pensa em realizar um programa de mentoria, mas que não podem concorrer com você que deseja ser um mentor de sucesso. Confira:
1- Não agregar valor
Uma pessoa que procura uma mentoria sobre como funciona o Facebook Ads, por exemplo, deseja sair dela com um novo conhecimento adquirido. Ela não está pagando apenas para bater um papo.
Por isso, preocupe-se em criar um conteúdo de valor, que irá mudar a perspectiva da pessoa sobre o assunto e fazê-la reconhecer que o dinheiro pago foi um investimento para aprender algo novo.
2- Não direcionar a sua venda
Anteriormente, comentamos sobre a importância de criar uma persona para a sua mentoria, pois ela ajuda a direcionar o seu serviço para a pessoa certa que terá muito interesse em adquirir o seu programa de mentoria.
E não fazer isso é um erro grave que pode levar todo o seu plano por água abaixo, por isso, não deixe de direcionar a sua venda para o público certo e por meio das plataformas corretas.
3- Não investir no marketing
Não investir no marketing, principalmente no digital, é um erro gravíssimo para aqueles que desejam atrair mais clientes para a sua mentoria para empreendedores, e torná-la um sucesso.
Isso porque as estratégias de marketing ajudam qualquer negócio a se tornar uma verdadeira referência no mercado.
Ao investir no marketing digital, é possível criar anúncios pagos, como anunciar no Google Ads, por exemplo,segmentando seu público, o qual torna sua divulgação mais direta.
Investir no marketing é essencial pois, é um personagem principal na construção de uma empresa ou mentoria de sucesso.
Vantagens de vender um programa de mentoria
Por fim, selecionamos também algumas vantagens que você pode obter ao se dedicar a criação de um programa de mentoria e vendê-lo. Confira:
- Bom retorno financeiro;
- Troca de experiências com os mentorados;
- Visibilidade e reconhecimento no mercado;
- Referência na sua atuação;
- Aumento da satisfação com a sua carreira;
- Trabalho com propósito;
- Visão ampla sobre a realidade do mercado.
Por meio do programa de mentoria, é possível não só ganhar dinheiro, mas também construir um repertório de vida e experiências marcantes tanto para o mentor quanto para o mentorado.
Considerações finais
Assim como cursos e livros ajudam as pessoas a se tornarem melhores profissionais, os programas de mentorias para empreendedores surgiram para intensificar esse processo de aprendizagem e ainda por cima criar um relacionamento entre pessoas que podem trocar diversas experiências.