O que fazer para secar massa de vidraceiro?
Índice do conteúdo
Já trocou um vidro e parece que a massa de vidro nunca seca? Neste artigo vamos ensinar como secar massa de vidraceiro para ela ficar dura mais rapidamente. A Massa de Vidro é uma mistura baseada em esmalte, utilizada para modelar Figuras, Pratos e Objetos em geral.
Esta mistura permeável ao ar, tem grande aderência sobre superfícies cerâmicas e resistência à temperaturas bem altas. Por seu alto custo de produção, o produto Massa de Vidro é indicada somente para produção de peças artísticas e utilitárias. Apesar das propriedades diversas, as três perguntas nos conduzem a uma resposta importante.
Como secar massa de vidraceiro
A Massa de Vidro é um material rígido e resistente, que é resultado de uma mistura de argila, barro e esmaltes. A argila confere a maleabilidade.
Para secar massa de vidraceiro, é necessário submetê-la a um cozimento. Este processo pode ser feito em um forno especialmente preparado para trabalhar com cerâmica, que se assemelha ao forno de casa, mas que tem uma elevada temperatura de ebulição de 1000°C ou mais.
O tempo de cozimento depende do tamanho da peça, mas atingir a dureza desejada pode acontecer desde os 20 minutos até cerca de 2 horas. A partir daí, ainda é necessário lidar com a temperatura, úmida e dar os toques finais para garantir a dureza e resistência necessárias.
O processo para secar massa de vidraceiro pode se prolongar por mais de 24 horas. Para agilizar o processo, é necessário a seguir algumas dicas importantes.
O Que Fazer para Massa de Vidro Ficar Dura?
Em primeiro lugar, utilize um substrato absorvente, como papelão, lã de aço, telhas cerâmicas, tecido de algodão, madeira ou argila seca. Segundo, mantenha a peça longe de fontes de calor, pois elas esquentam exageradamente e podem deformá-la. Terceiro, não toque na massa antes de ela estar completamente seca.
A aplicação de ventilador direcionado para a peça também auxilia no processo para secar massa de vidraceiro. No entanto, deve-se ter cautela ao dirigir o ar quente, pois o processo de fusão pode ser agravado.
O Que Misturar na Massa de Vidro?
O processo de Escultura em Vidro é um dos gêneros mais antigos e populares da arte. Por mais versátil que seja, a massa tem um limite de aderência e flexibilidade.
Para ampliar as possibilidades de modelagem, existem tintas, apliques, folhas metálicas e alguns materiais sintéticos que podem ser misturados à Massa de Vidro.
Da mesma forma que a lã de aço, as fibras sintéticas dão leveza à obra. As tintas, apliques e folhas metálicas também permitem a diversificação de tons na massa.
Uma dica importante é que toda mistura deve ser realizada somente quando a Massa de Vidro estiver completamente seca e fria. Assim, é possível obter peças duradouras e resistentes a temperaturas elevadas.
Qual o composto da massa de vidraceiro?
O composto da massa de vidraceiro consiste basicamente de óxido de sílica, óxido de alumínio e, às vezes, outros materiais, como cimento portland, caulim e pó de mármore. Esses materiais são misturados com água para formar uma espécie de cola para vidro. Algumas massas também usam aditivos especiais para melhorar o seu desempenho, como aditivos para aumentar a resistência à água, à luz, à luz UV, e até para eventuais resistências químicas.
Conclusão
Como vimos, para que a Massa de Vidro fique dura é necessário submetê-la a um processo de cozimento em temperaturas acima de 1000°c, o que leva, em média, de 20 minutos a 2 horas.
Para agilizar o processo para secar massa de vidraceiro, é recomendável que a peça seja colocada sobre um substrato absorvente, bem longe de fontes de calor e, eventualmente, com a ajuda de um ventilador direcionado.
Além disso, a massa de vidro pode ser misturada com tintas, apliques, folhas metálicas e materiais sintéticos para conferir resistência, maleabilidade e tons variados.
Assim, é possível criar Objetos e Peças Artísticas que se destaquem em tonalidades e desenvolvimento da Massa de Vidro. para mais dicas como essa, coloque nosso portal nos seus favoritos!