Saúde

Saiba qual a dose ideal de melatonina para dormir

Uma dúvida comum a muitas pessoas é qual a dose ideal de melatonina para dormir, já que o descanso é primordial para a saúde. Inclusive, a melatonina é a uma das maiores aliadas para quem deseja dormir melhor, com um sono mais profundo.

Para quem nunca experimentou a melatonina 5mg, é claro que as perguntas sobre haver ou não efeito colateral sempre aparecem, mas a boa notícia é que se trata de uma substância completamente inocente!

A verdade é que aprender qual a dose ideal de melatonina para dormir é muito benéfico e seguro e as pessoas que têm dificuldade para descansar à noite podem aprender mais sobre isso neste material!

Como saber qual a dose ideal de melatonina para dormir?

Na realidade, é preciso salientar que o próprio organismo também produz melatonina, justamente para ajudar no bem-estar e no descanso.

O grande problema acontece quando a melatonina produzida passa a ser insuficiente: é nesse momento que se deve aprender qual a dose ideal de melatonina para dormir para voltar a ter noites verdadeiramente reparadoras.

Com relação à dose perfeita, isso tem a ver com  a idade: de forma geral, quem tem a partir de 19 anos costuma consumir 0,21mg diariamente, sendo isso o bastante para conseguir descansar melhor.

No entanto, é claro que os especialistas em saúde do sono podem sim indicar que essa dose de melatonina seja aumentada em algum momento.

Quem questiona qual a dose ideal de melatonina para dormir deve sempre considerar que, como ocorre com qualquer outra substância, tudo depende de qual é a resposta que o organismo fornece.

Se o descanso é conseguido com uma dose padrão de melatonina 5mg, não será preciso consumir mais do que isso. 

Para que serve a melatonina?

Muitas pessoas não sabem exatamente qual é a relação entre a melatonina e a melhora do sono. Afinal, essa não é uma substância que ajuda na coloração da pele?

A verdade é que, de fato, a melatonina tem a ver com a pigmentação da pele, mas ela também trabalha sobre o ciclo circadiano, que permite que o cérebro “entenda” quando é o momento de dormir e quando é o momento de ficar acordado.

Assim, quando a melatonina não está sendo produzido de forma adequada, o organismo tem certa dificuldade em saber qual é o momento de dormir, surgindo a insônia ou o sono de má qualidade.

Aprendendo qual a dose ideal de melatonina para dormir e fazendo uso dessa suplementação, as pessoas tendem a conseguir descansar de forma mais intensa, sentindo-se bem fisicamente e, claro, tendo maior descanso mental.

Quais são os males de não dormir bem?

Além do cansaço que as pessoas sentem quando elas não dormem bem, existem outras consequências comuns do sono de má qualidade, como:

  • Dificuldade de aprendizagem

As pessoas que têm insônia, por exemplo, não conseguem absorver determinados aprendizado que ocorrem comumente durante o sono. Portanto, esses indivíduos podem sentir facilidade para esquecer as coisas ou mesmo não conseguir absorver conceitos da forma esperada.

  • Perda de peso

Saber qual a dose ideal de melatonina para dormir é uma dica para quem está perdendo peso demais sem saber o motivo. Muitas vezes, o que acontece é que o corpo, pela falta de sono, acaba ficando bem debilitado. 

  • Mau humor 

O mau humor é uma das maiores consequências de quem está com problemas para dormir, já que se sente um cansaço constante.

Conforme os dias passam, o cansaço e o mau humor vão se intensificando, o que significa que as relações interpessoais, por exemplo, também vão piorando.

Todo mundo pode tomar melatonina?

Quando o assunto é qual a dose ideal de melatonina para dormir, uma dúvida é com relação a quem pode tomar esse suplemento. 

Considerando que a melatonina faz parte do organismo de forma natural, não existe problema em consumir essa suplementação. Normalmente, as pessoas não têm qualquer reação alérgica, sem contar que não se encontram efeitos colaterais para a melatonina.

É devido a todas as coisas expostas que se deve sempre aproveitar a suplementação de melatonina e, dessa maneira, descansar de forma mais profunda. Sem dúvida, isso vai refletir positivamente na sua saúde!