Cotidiano

Qual é a função do decanter de cristal?

O decanter de cristal é um artefato famoso entre os entusiastas do vinho, o qual permite filtrar a bebida para degustá-la valorizando sua clarificação, aroma e sabor. Para fazer uso do artefato e filtrar a bebida corretamente, é preciso saber quais as suas principais funções e quais as dicas para decantar vinhos. 

Considerada uma bebida histórica, há muitos apreciadores em torno da arte do vinho. Para aproveitar a bebida em toda a sua essência, foram criadas diferentes técnicas de filtragem para realizar a clarificação, oxigenação e a separação dos sedimentos presentes devido ao processo de fabricação. 

No entanto, com o passar do tempo, a técnica que obteve maior sucesso foi a decantação do vinho em recipientes de cristal. Inclusive, atualmente, uma das funções do decanter de cristal é aerar o vinho para melhorar ainda mais a bebida. 

Qual é a função do decanter de cristal?

O decanter cristal é um recipiente cuja base é mais larga que a parte superior, o qual possui a finalidade  de realizar a deposição do vinho, permitindo que os sedimentos da bebida sejam separados. 

Este artefato possui função semelhante a um tipo de filtro, o qual também permite oxigenar a bebida, pois ao entrar em contato com o ar, o líquido ressalta seus aromas e coloração, além de ficar mais aerado. 

Desse modo, o decanter possui três finalidades, sendo elas:

  • Arejar os vinhos que estão na garrafa há muito tempo;
  • Despertar os aromas dos vinhos concentrados;
  • Separar o vinho das borras ou sedimentos que podem ser encontrados na garrafa, isso geralmente ocorre principalmente em vinhos que passaram por um longo período de produção.

Como usar o decanter de cristal?

O processo de decantação de um vinho consiste na separação de duas substâncias (líquido e sólido) para poder degustar vinhos completamente puros e sem sedimentos. 

Ao ser realizado o processo de decantação, o vinho ganha cor, é temperado e oxigenado. Por exemplo, em vinhos envelhecidos, a utilidade do decantador de vinho permite que a borra permaneça no fundo do recipiente.

Para usar corretamente o decanter de cristal, confira a seguir as principais dicas:

Deixe a garrafa de vinho em pé

É importante que a garrafa de vinho fique em pé algumas horas antes de realizar a degustação, pois esse detalhe ajudará a diminuir a quantidade de sedimentos que podem passar para o decanter. 

Cuidado ao transferir o vinho para o decanter

Para transferir o vinho corretamente e fazer com que a borra fique no fundo do artefato, você deve transferir lentamente o líquido para o decanter; o ideal é que despeje o líquido em contato com as paredes do mesmo, pois será desta forma que conseguirá aerar a bebida. 

Iluminação

Realizar a decantação do vinho em um ambiente iluminado é importante para obter uma melhor visualização do processo de decantação. Caso observe que a bebida continua um pouco turva, será preciso realizar a transferência da mesma para o decanter de forma mais vagarosa. 

Tempo de decantação

Em relação ao tempo em que a bebida estará completamente no ponto ideal para o consumo, pode variar. O ideal é que a cada 10 a 15 minutos, você realize alguns movimentos lentos e circulares com o decanter de cristal.

Gelo

Para quem deseja tomar a bebida gelada, a dica é posicionar o decantador em um balde apropriado para bebidas com gelo, até mesmo porque o vinho pode acabar esquentando durante o processo de decantação. 

Alguns minutos antes de servir, retire o decanter do balde com gelo, aguarde um pouco e faça movimentos circulares lentos e cuidadosos antes de servir. 

É importante que coloque no decantador somente a quantidade que será consumida no momento, a fim de evitar que precise armazená-lo novamente. Além disso, evite colocar o decanter de cristal na geladeira, para que não interfira no sabor ou aroma da bebida.