Alimentação e Saúde

Panelas Podem ir no Microondas?

Será que panelas podem ir no microondas? Essa pode parecer uma pergunta irrelevante para muita gente. Mas, para quem gosta ou precisa cozinhar com frequência, esse questionamento é super importante.

Afinal de contas, o microondas é um eletrodoméstico indispensável no nosso dia a dia. Mas nem todos os utensílios da cozinha são compatíveis com ele. Além disso, existem inúmeros tipos de panelas, fabricadas com materiais diferentes.

Nesse sentido, saber se as panelas podem ir no microondas é algo que vai facilitar a sua vida. E nós vamos lhe dar essa resposta. Veja abaixo quais as panelas podem ser colocadas no microondas e quais não podem, feitos em parceria com o site Mister Cozinha.

Algumas panelas podem ir no microondas

Sim, isso não é um mito. Algumas panelas podem ir no microondas sem problema algum. Estamos falando das panelas de cerâmica e de vidro. Como a cerâmica não é um metal, não há problema em colocar qualquer item fabricado com esse material nesse aparelho.

Mas a panela tem que ser feita totalmente de cerâmica, sem partes de metal, por exemplo. E, no caso de cabos ou alças de madeira, há o risco de a madeira rachar ao ir no microondas. Então, tenha muita atenção com esses detalhes.

Se a panela de cerâmica conter elementos em metal, jamais coloque-a no micro. E, se tiver elementos de madeira, você pode até a pôr, mas tenha em mente que corre o risco de danificar a parte de madeira.

O mais indicado é colocar no microondas apenas as panelas que tenham essa indicação de uso pelo fabricante. Repetindo: a cerâmica pode ir no micro, mas qualquer elemento de metal não.

E, no caso da panela de vidro, vale as mesmas dicas. O vidro utilizado na fabricação de panelas pode ir no microondas. Mas, se a panela conter partes de metal, aí a recomendação é bem diferente.

Panelas que NÃO podem ir no microondas

Qualquer panela de metal ou ferro não pode ir no microondas! E não há exceção. O primeiro material, ao ser submetido ao calor gerado pelo micro, pode soltar faísca e causar um incêndio. Isso inclui também panelas de alumínio e utensílios com partes de metal.

Ou seja, potes, talheres, copos e pratos com metal estão proibidos de irem no microondas. Se você fizer isso, colocará em risco a integridade da sua família. Além de claro, danificar o eletrodoméstico.

E as panelas de porcelana? Bom, esse tipo de panela pode ir no microondas, mas por pouco tempo. Assim, você pode colocar esse tipo de equipamento no micro para esquentar a refeição ou para descongelar algum alimento. Mas, para cozinhar um alimento, seu uso em microondas não é aconselhável.

Mais algumas dicas para você

Agora que você viu um panorama geral sobre o assunto e ficou sabem se panelas podem ir no microondas, mais algumas informações relevantes:

  • Quando falamos que metal não pode ir no microondas, nos referimos também ao papel alumínio. Seu uso neste eletrodoméstico está vetado;
  • Isopor, mesmo dentro de uma panela de cerâmica, por exemplo, não deve ir ao micro. Ele libera substâncias tóxicas ao entrar em contato com calor;
  • O filme plástico pode ir no microondas por breves períodos, mas apenas se ele estiver liberado pela ANVISA para essa utilização. Verifique sempre a embalagem. E, se deixar ele lá por bastante tempo, corre o risco de derreter. Então, jamais utilize o filme plástico para substituir a tampa de um recipiente que vai ao microondas;
  • Para o papel toalha, vale a mesma dica. Você pode colocar ele no micro, mas por um tempo bem curto (apenas alguns minutos);
  • E temos ainda as embalagens de delivery. Algumas são de papel e não devem ir no microondas. Na dúvida, evite colocá-las nesse eletrodoméstico.

Consideração final

Então, essas são as dicas extras para você usar de forma correta seu microondas. Lembrando que:

  • Panela de ferro, alumínio ou qualquer outro metal: jamais devem ir ao microondas;
  • Panela de cerâmica e vidro: podem ir ao micro, desde que não tenham elementos de metal e/ou de madeira;
  • Panela de porcelana: pode ir ao microondas, mas por pouco tempo.

Não se esqueça de sempre verificar as recomendações do fabricante e do vendedor na hora de comprar sua panela.