Dificuldades dos hotéis fazenda no interior de São Paulo em função da pandemia

Os hotéis fazenda no interior de São Paulo assim como os demais serviços do setor de turismo e hotelaria foram extramente prejudicados pela pandemia.

Para tentar conter o problema, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) lançou a campanha: “Não cancele, adie”.

As principais dificuldades enfrentadas pelos hotéis fazenda do interior de São Paulo, em função da pandemia do coronavírus

O objetivo é convencer os turistas sobre a importância de não deixar de viajar, mesmo que não seja possível fazer isso agora.

Espere um pouco e remarque sua viagem. Isso vai permitir que as agências bem como os hotéis, consigam se reestruturar.

Quer aprender sobre como os hotéis fazenda poderão vencer a crise? Então não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção.

 

Dificuldades dos hotéis fazenda no interior de São Paulo: 3 dicas para superar o problema

 

Crie um planejamento estratégico

hotéis fazenda de São Paulo
As principais dificuldades enfrentadas pelos hotéis fazenda do interior de são paulo, em função da pandemia do coronavírus

Criar um planejamento estratégico nada tem a haver com demitir o maior número de funcionários possível ou sair cortando gastos.

Embora essas ações precisem ser analisadas com cautela, de nada adianta cortar gastos se você não tem um plano de ação para seguir.

O cenário é ruim e as perspectivas de melhora não são das melhores, sendo assim, é preciso pensar de forma calma e estratégica para obter resultados positivos.

Faça um levantamento de quanto de dinheiro você tem em caixa e por quanto tempo conseguirá sobreviver sem ter nenhuma entrada.

Com essa resposta em mãos pense em alternativas para fazer com esse valor bem como o tempo de sobrevivência aumente.

Você pode oferecer pacotes promocionais para os turistas que quiserem viajar no próximo semestre ou nos feriados do final de ano.

Ofereça descontos atrativos e formas facilitadas de pagamento, para que as pessoas sintam que esse será um bom negócio.

 

Mantenha contato com os clientes do hotel

Essa é uma dica preciosa e não deve ser confundida com aquelas ações de marketing chatas e cansativas, com envio de mensagens constantes e inoportunas.

Seja criativo na hora de manter o contato com cliente. Se possível for, ofereça novos produtos ou serviços que sejam adequados às suas necessidades.

Além disso, não se esqueça de criar soluções personalizadas.

Por exemplo, vamos supor que você tenha um cliente cuja família é de 4 pessoas, um casal e dois filhos.

Se você faz parte do setor de hotéis fazenda no interior de São Paulo, pode oferecer uma promoção personalizada para esse casal, de forma que eles se sintam valorizados.

Esse é um momento que os empresários terão tempo para traçar estratégias eficazes para seu negócio, uma vez que não tem muito trabalho a fazer.

Aproveite as redes sociais para estar mais perto do seu cliente.

Dessa forma, sempre que promover uma oferta, a interação com o seu público alvo fica muito mais fácil.

 

Tenha presença digital

Se você é daqueles empresários que não se preocupa em ter presença na internet ou que pouco valoriza esse tipo de ação, sinto muito em lhe dizer que você está ultrapassado.

Esse é o momento para mudar condutas e formas de pensar. Comece por valorizar a internet.

A vida acontece dentro do ambiente digital também. Aproveite esse período para:

  • Revitalizar a sua marca;
  • Fortalecer sua presença na internet;
  • Criar ou investir nos perfis das redes sociais;
  • Mudar o layout do seu site;
  • Oferecer promoções em suas redes sociais para atrair mais seguidores e promover o engajamento com eles;

Quanto maior o engajamento com os clientes, maiores serão a chance de sua empresa conquistar autoridade e ser reconhecida como uma marca de destaque.

Sendo assim, sempre que um cliente precisar dos serviços que a sua empresa oferece você será o primeiro a ser lembrado.

Dessa forma, assim que acabar a pandemia, você terá maior possibilidade de efetuar vendas e ter de volta seus clientes.

 

Tenha um plano pós-crise

As empresas que conseguirem superar a crise serão as empresas do futuro. Portanto, para estar lá é preciso se preparar agora.

Portanto, além de seguir as 3 dicas acima, tenha um plano para viver momentos pós crise.

A demanda de clientes vai aumentar bastante, portanto, os hotéis fazenda no interior de São Paulo precisa estar preparados para atender bem nesse momento.

Tenha em mente que esse é o momento em que você vai começar a terá o retorno de todas as suas ações de marketing, portanto, esteja preparado.

Se tiver recursos, dê up grade nas instalações, renove a pintura das paredes, mude mesmo que seja um pouco, a decoração do ambiente.

Ofereça novos entretenimentos para que seus clientes se sintam bem recepcionados.

Valorize os encontros presenciais, eles serão muito mais preciosos quando a quarentena chegar ao fim.

 

Fique atento às ações do Governo

Muitas discussões têm acontecido no sentido de promover ações que venham atender às dificuldades encontradas no setor hoteleiro e de turismo.

Esse é um dos mais atingidos pela pandemia e o que vai demorar muito mais tempo para se restabelecer.

Portanto, todas as ações que forem feitas no sentido de fortalecer os empresários serão sempre bem vindas e podem aliviar a situação de muitos empreendedores de hotéis fazenda no interior de São Paulo.

É importante lembrar que a Medida Provisória 927 de 2020 traz algumas medidas trabalhistas para o enfrentamento do estado de calamidade pública causada pela pandemia do corona vírus.

Entre elas está a possibilidade de adiantamento de férias, além da possibilidade de celebrar acordo individual.

Além de promover alternativas para que os trabalhadores possam desenvolver suas atividades no sistema home Office.

Busque informações detalhadas lendo todo o conteúdo dessa medida e veja de que formas as iniciativas podem trazer benefícios também para o seu negócio.

 

Conclusão

A pandemia trouxe grandes dificuldades para o setor hoteleiro em todo o estado de São Paulo, pois eles deixaram de receber clientes, o que interfere diretamente nos rendimentos.

Embora as perspectivas de melhora para esse setor, não sejam de restabelecimento rápido, algumas atitudes tomadas agora vão contribuir para que os empresários sobrevivam.

Agora que você já conhece as 5 dicas para que os proprietários de hotéis fazenda no interior de São Paulo possam permanecer firmes até o fim da crise, comece a pensar em quais serão as suas atitudes para que você também possa ser um vencedor quando a pandemia acabar.

Gustavo Oliveira

Meu nome é Gustavo Oliveira, sou apaixonado por Empreendedorismo e sou colunista da Stakeholder News, empresa especializada em soluções de tecnologia, Marketing e Empreendedorismo para pequenas e médias empresas, ajudando profissionais em fases iniciais e intermediárias de suas carreiras, e pequenas e médias empresas.