Como Surgiu o Beach Tennis no Brasil?
Índice do conteúdo
Hoje você vai saber como surgiu o Beach Tennis no Brasil. Nos últimos anos essa modalidade tem conquistado cada vez mais adeptos por aqui. Mas como será que tudo começou? Para falar a verdade, ela existe desde 1987 na Europa.
Mas a seguir vamos explicar como surgiu o Beach Tennis no Brasil por meio de um panorama completo. Veja quando ele veio para cá e como foi capaz de conquistar milhares de adeptos em todo o território nacional. Além disso, saiba outras informações pertinentes sobre o assunto, explicadas pelo site Mestre Raquete.
Veja como surgiu o Beach Tennis no Brasil
Em nosso país, a história desse esporte começa no ano de 2008. Primeiramente, praticantes da modalidade a introduziram no Rio de Janeiro, na área litorânea. Por ser disputado em quadras de areia, o Beach Tennis logo conquistou vários adeptos por lá.
Nos anos seguintes, o esporte começou a se popularizar em todo o litoral brasileiro. Assim, em 2010, o país contou com o primeiro torneio oficial de Beach Tennis. Ele foi realizado na capital catarinense de Florianópolis. No total, 36 atletas participaram do evento.
Não é nem preciso dizer que ele foi um tremendo sucesso. Nos anos que se seguiram o Beach Tennis se estendeu para todas as regiões do país. Hoje a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) é a responsável por cuidar das regras do esporte por aqui.
Confira: Posso praticar exercícios físicos menstruada?
Você sabe como tudo começou?
Como falamos anteriormente, o Beach Tennis nasceu no ano de 1987. Isso aconteceu na cidade litorânea de Ravenna, na Itália. Na ocasião, reza a lenda que alguns tenistas estavam passando as férias na região. E para passar o tempo, resolveram improvisar uma partida de tênis.
O esporte também se tornou um verdadeiro sucesso no continente europeu. E assim, no ano de 1996, há um marco em sua profissionalização. Isso porque a Federação Internacional de Tênis (ITF) passa a delimitar regras para a modalidade e a oficializar competitivamente.
Hoje a estimativa é que existam cerca de 500 mil jogadores de Beach Tennis em todo o mundo. E são pessoas de todas as idades e tipos de condicionamento físico, dada a facilidade oferecida pelo esporte. Assim sendo, podemos dizer que ele é um verdadeiro sucesso.
Como surgiu o Beach Tennis no Brasil: curiosidades
Após esse breve resumo de como surgiu o Beach Tennis no Brasil, é hora de conferir algumas curiosidades gerais sobre a modalidade por aqui:
- Os responsáveis por introduzi-la no Rio de Janeiro em 2008 foram os atletas Adão Chagas e Leopoldo Correa;
- Rapidamente, o esporte produziu um de seus maiores nomes por aqui. Trata-se da atleta Marcela Evangelista;
- Hoje o circuito brasileiro de Beach Tennis tem nomes de peso. No masculino, destacam-se André Baran e Vinícius Font. Já no feminino temos Rafaella Miiller e Joana Cortez;
- Atletas do país já conquistaram diversos prêmios em torneios importantes, a nível nacional e mundial. Isso inclui copas e competições do circuito internacional.
Graças a sua grande popularidade no Brasil, o Beach Tennis conta com uma gama completa de praticantes. E o nosso clima temperado e litorâneo é especialmente propício para sua prática.
Considerações finais sobre o assunto
E então, gostou da história de como surgiu o Beach Tennis no Brasil? Hoje é difícil encontrar uma cidade do país onde a modalidade não esteja presente. Dessa forma, é muito bom poder contar com toda a infraestrutura necessária para sua prática.
Vale lembrar que, graças a isso, qualquer um pode começar a praticar Beach Tennis. Para isso basta ter a raquete e as bolinhas certas, bem como o espaço adequado para colocar a rede e jogar. Nesse sentido, uma boa dica é procurar clubes e locais com possibilidade de aulas.
Dessa forma se você precisar e quiser contará com todo o suporte necessário para desenvolver suas habilidades. Por isso ao começar a jogar por aqui, você tem aspectos históricos e também de infraestrutura ao seu favor.