Desenvolvimento PessoalEmpreendedorismoRecursos Humanos

Tipos de gamificação corporativa

A gamificação corporativa é uma solução empresarial que vem ganhando cada vez mais espaço nos negócios. Afinal, diferentes empresas adotam essa estratégia, que promete resultados únicos para o seu dia a dia.

As corporações que desejam mais motivação, mais resultados e maior engajamento de suas equipes têm aderido à gamificação nas empresas. Com isso, existem diferentes tipos de gamificação corporativa que você pode aplicar na sua empresa – conheça todos!

O que é gamificação corporativa e seus benefícios para as empresas?

A gamificação corporativa é uma forma de deixar as tarefas cotidianas do trabalho mais divertidas, mais lúdicas e eficientes. Não há nada melhor do que estar em um ambiente de trabalho que gera bem-estar.

A implementação de táticas como desafios, bonificações, competições, narrativas, incentivos, quadros e pontuações podem melhorar a saúde mental e o bem-estar dos funcionários. Assim, pode também aumentar a produtividade, o desempenho e favorecer a criação de um ambiente mais positivo e favorável a todos. Os principais benefícios para as empresas são:

  • Motivação constante;
  • Maior cooperação;
  • Competitividade saudável;
  • Avaliação do desempenho;
  • Melhoria do relacionamento com os clientes;
  • Maior organização para trabalhar em equipe;
  • Redução de estresse;
  • Aumento da divulgação da empresa;
  • Captação de mais clientes;
  • Ambiente de trabalho mais positivo.

Há diversos benefícios da gamificação para as empresas, mas também há benefícios para a qualidade de vida dos colaboradores que hoje em dia é um requisito importante nas empresas.

Por que usar gamificação nas vendas?

Usar gamificação nas vendas tem como principal objetivo desafiar o colaborador a melhorar seu desempenho e aumentar suas vendas de uma forma mais leve e descontraída. Com o estabelecimento de metas, é possível garantir resultados mais assertivos ao seu negócio.

Afinal, a busca para completar a meta da gamificação faz com que os funcionários melhorem suas habilidades de vendas e softs skills, fidelizem clientes e aumente a captação de novos consumidores para sua empresa.

Tipos de gamificação corporativa

Há diversas formas e tipos de gamificação empresarial. Como exemplo dos tipos de gamificação corporativa que você pode implementar em seu negócio para gerar mais resultados, podemos citar:

Pontuação e badges

O sistema de pontuação e badges é um programa de reconhecimento para avaliar e compensar as ações de sua equipe. A partir das regras e metas bem estabelecidas, cada empregado que atingir essa meta ganha uma pontuação e ao alcançar o limite dessas pontuações, recebe uma medalha como reconhecimento.

Quadro de líderes

O quadro de líderes é uma forma de avaliar o desempenho dos colaboradores constantemente. O nome dos funcionários são colocados em um quadro e com atualizações constantes os nomes mudam de posição conforme o desempenho nos objetivos pré-estabelecidos.

Níveis e desafios

Nessa ferramenta de níveis e desafios, a empresa lança um desafio escalável e à medida que os funcionários vão alcançando resultados, vão subindo de nível até chegarem no prêmio final.

Histórias e narrativas

Essa metodologia de histórias e narrativas também é conhecida como storytelling. Com histórias cheias de emoções, gatilhos mentais e muito bem elaborada para cativar e prender o colaborador, elucida a jornada do herói. Os personagens, os desafios e o enredo são empolgantes, fazendo com que cada empregado se veja na história e, assim, alcance os resultados dos desafios propostos com mais facilidade até a chegada do prêmio.

Recompensas e incentivos

Com recompensas e incentivos que realmente façam a diferença na vida do colaborador, sua empresa pode alcançar metas excepcionais. 

Como escolher o tipo de gamificação mais adequado para cada objetivo

Você pode escolher o tipo de gamificação mais adequado para cada objetivo: a gamificação analógica e a gamificação digital. Não existe uma pior, ou melhor, mas sim a gamificação mais adequada.

A gamificação analógica consiste em ferramentas e métodos lúdicos que lembram nossa infância. Dinâmicas de grupo, jogos, brincadeiras, dinâmicas individuais para diversos objetivos.

A gamificação digital é a junção da gamificação analógica com a nova era. Com maior acessibilidade, facilidade e agilidade, os colaboradores contam com ferramentas e metodologias mais modernas. E você ainda pode contar com o apoio da Gamefic para criar programas de gamificação mais eficazes e com maior engajamento.

5 dicas para criar programas de gamificação eficazes

Agora que você já entendeu sobre a gamificação nas empresas, aqui vão 5 dicas para criar programas de gamificação eficazes que funcionam para os superiores e para os colaboradores. Confira:

  1. Metas: defina suas metas com clareza e objetividade, assim como as métricas de avaliação. Quanto mais claro você for, maior o engajamento de sua equipe.
  2. Regras: deixe as regras dos jogos com transparência para evitar problemas futuros. 
  3. Participação: faça chamadas atraentes para que os colaboradores participem de forma efetiva e espontânea.
  4. Feedback: sempre atualize os feedbacks de todas as campanhas de gamificação para que os colaboradores possam aprimorar para o próximo desafio.
  5. Premiações: dê bonificações, prêmios e incentivos realmente interessantes para seus funcionários , como: viagens, dias de folga a mais, home office por mais dias, convites para eventos, participação de reuniões da diretoria e muito mais.

Atente-se sempre na comunicação dos programas de gamificação para não haver dúvidas entre os funcionários e aumente a participação espontânea de seus funcionários e colaboradores.

O futuro da gamificação corporativa

O futuro da gamificação corporativa já está presente nas grandes empresas de sucesso. Há diversos cases de sucesso com a implementação da gamificação corporativa em empresas de grande porte.

Além da gamificação clássica, tecnologias novas estão surgindo com a ajuda das inteligências artificiais e ficou muito mais fácil optar por aderir o sistema de gamificação nas empresas. Não perca a oportunidade de ter o futuro agora.

A empresa que não optar pela gamificação corporativa em alguns anos vai se tornar obsoleta. Não podemos esquecer que na era digital, continuar com a mentalidade antiquada faz com que você perca os melhores clientes, os melhores colaboradores e que faça sua empresa crescer ainda mais.Para isso, conte com a Gamefic e peça sua demonstração ainda hoje!