Saúde bucal: Sinais de que há algo errado com a sua
A saúde bucal é extremamente importante. Visto que além de manter os dentes e a boca sempre saudáveis, também é importante prestar atenção nos sinais que ocorrem dentro dela.
Afinal, isso pode ajudar na hora de um possível prognóstico, prevenindo complicações de doenças mais sérias.
Quando há algo errado no nosso organismo, os sinais aparecem pelo corpo, e na boca isso não é diferente.
Por esse motivo, estar atento aos sinais e estar frequentando regularmente um dentista periodontia pode ajudar a prevenir diversas doenças, além de manter uma ótima saúde bucal.
Caso queira entender quais sinais e sintomas indicam que há indícios de doenças bucais, continue essa leitura para maiores informações.
Quais são os sinais e sintomas que tem algo errado com a saúde bucal?
Muitas doenças bucais apresentam sintomas, só que tem alguns sinais que são impossíveis de não identificar.
Portanto, devido a isso, separamos alguns sintomas que podem aparecer, indicando sinais de doenças bucais, sendo eles:
- Sangramento gengival;
- Halitose (Mau hálito);
- Dentes amarelados;
- Dentes escurecidos e com aspecto áspero;
- Dores locais nos dentes e partes da face.
Esses sintomas são os mais evidentes, porém muitas doenças bucais podem se manifestar de forma silenciosa.
O sangramento gengival pode indicar uma inflamação da gengiva ou do periodonto, todavia, também pode ser um prognóstico de outras doenças, como a leucemia.
Devido a isso, é preciso ficar atento aos sinais e estar sempre mantendo uma consulta periódica com o dentista e o clínico geral para descartar algumas possibilidades, além de ter um tratamento precoce.
O mau hálito está presente em diversos problemas de saúde, e ele pode indicar também que há uma inflamação em algum dente ou dentro da gengiva.
Um dos motivos para isso é o tártaro que leva ao amarelamento dos elementos dentários, em que muitas pessoas buscam tratamentos para melhor uma coloração dental, como a lente de contato para dentes.
Quando não é retirado o tártaro, muitas doenças bucais podem surgir, em que o dente fica com um aspecto áspero e pegajoso, e então, não consegue ser retirado com a escovação comum.
Além desses problemas, é preciso estar atento caso haja sintomas de dores, pois podem estar relacionados a diversos problemas bucais, como a cárie e o nascimento do dente do siso.
Nesses casos, muitas vezes será necessário uma cirurgia de extração de siso para conter muitos problemas futuros como a cárie por dentro da gengiva do dente incluso.
Quais são as doenças que podem atingir a saúde bucal?
Ao saber da importância das consultas regulares com o dentista, e caso isso não ocorra e o indivíduo mantenha uma higiene bucal precária, as doenças mais comuns de aparecer e prejudicar a saúde bucal, são:
- Tártaro;
- Cárie;
- Gengivite;
- Periodontite.
O tártaro é uma camada amarelada e grossa que fica acumulada nos dentes, devido ao endurecimento de uma placa bacteriana.
Esse problema pode gerar halitose e causar desconforto ao indivíduo, além de ser a principal causa de outras doenças, como a gengivite e periodontite.
Quando o tártaro passa para a gengiva há uma inflamação dela, causando sangramentos, sensibilidade e incômodo.
Com isso, caso não haja um tratamento, a gengivite passa para o periodonto – tecidos e ossos que revestem a gengiva. Quando isso acontece, surge a periodontite.
A periodontite é uma infecção que pode levar a perda de dentes, por isso a prevenção é importante.
Quando ocorre a queda dos dentes devido a essa doença bucal, muitas pessoas acabam recorrendo a métodos de substituir o elemento dentário perdido, podendo fazer o uso de uma prótese parcial removível, por exemplo.
Quais são as formas de prevenir doenças bucais?
Não há segredo que a melhor maneira de prevenir as doenças bucais é uma boa higiene, ou seja, a escovação convencional mantendo a saúde bucal.
Muitas pessoas acabam obtendo doenças bucais comuns devido a má higiene, e quando há uma escovação em perfeitas condições, dificilmente algum problema bucal aparece.
Para que os dentes e gengivas fiquem saudáveis, é preciso escovar os dentes após todas as refeições, fazer uso do fio dental e o uso do enxaguante bucal, preferencialmente sem álcool para ajudar a saúde bucal.
O uso do fio dental é a melhor forma de prevenir o tártaro e gengivite, já que apenas a escova não é capaz de tirar todos os resíduos entre os dentes.
Além desses cuidados, é preciso passar com o dentista duas vezes ao ano para a realização da profilaxia – limpeza profissional, que é capaz de retirar todo o tártaro, evitando possíveis doenças bucais.
Quando há a falta de higiene bucal e a falta de limpeza dos dentes com o profissional, pode ocorrer a perda dos dentes, causando diversos problemas para a autoestima do paciente.
Devido a isso e ao fato de muitas pessoas relaxarem na saúde dos dentes, a busca em saber sobre implante dentário quanto custa em média está crescendo a cada dia.
Sabendo identificar os sinais e sintomas das possíveis enfermidades bucais, mantendo uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista, dará para evitar diversas doenças, zelando sempre por dentes bonitos e saudáveis.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.