A tecnologia móvel é importante para seu projeto?


tecnologia-movel-em-projetos

A marcha inexorável da tecnologia alterou praticamente todas as áreas de nossas vidas. No entanto, não houve uma única área que mudou ou impactou o mundo moderno mais do que a tecnologia móvel. Do surgimento dos smartphones à rápida adoção de tablets, os dispositivos móveis estão em toda parte. No entanto, essa tecnologia realmente afeta o seu projeto? É importante que você tenha soluções móveis disponíveis para os membros da equipe e seus stakeholders? A resposta é sim, e aqui estão os motivos:

1. Melhor Comunicação

A comunicação é um dos pilares para o sucesso do projeto. Se você não é capaz de se comunicar com seus stakeholders e membros da equipe com precisão e em todos os momentos, o seu projeto vai enfrentar alguns problemas muito sérios, muito rapidamente.

A tecnologia móvel permite que você se comunique com o toque de um botão, não importa onde você esteja. Além disso, a comunicação pelo celular não tem que ser na forma de uma chamada telefônica. E-mails, mensagens SMS e acesso a ferramentas de colaboração utilizando a tecnologia móvel permitem que todos os envolvidos se mantenham conectados o tempo todo.

2. Melhores recursos de colaboração

Colaboração é o nome do jogo em gerenciamento de projetos. Além do mais, você tem que garantir que mais do que apenas os membros da equipe possam colaborar. É preciso envolver a administração e outros stakeholders também.

Embora existam muitos produtos de colaboração centrados para PC e Mac, você também encontrará um número crescente de aplicativos para dispositivos móveis que oferecem colaboração onde quer que você esteja. Com a necessidade de viajar e a tendência crescente de ter equipes remotas de gerenciamento de projetos, esta é uma vantagem inestimável.

3. Acesso em qualquer lugar

Você já esteve em casa no fim de semana e precisou acessar arquivos ou informações do projeto? Você já esteve na estrada em algum lugar e um dos membros de sua equipe tinha uma pergunta que você não podia responder sem acesso aos dados do projeto? Você já se encontrou na situação inversa – você tinha uma pergunta para um membro da equipe, mas ele estava fora do escritório?

Soluções móveis (dispositivos e softwares) tiram estas situações da equação. Você está sempre ligado ao projeto, não importa onde você esteja.

4. Ferramentas simplificadas

No passado, os gerentes de projeto eram limitados a grandes e robustas soluções de software de gerenciamento de projetos. Isto era uma realidade mesmo em situações de projetos menores em que essas soluções eram um exagero.

Com o aumento da tecnologia móvel, uma ampla gama de ferramentas simplificadas de gerenciamento de projetos ficou disponível. Você vai encontrar de tudo, desde ofertas simples que entregam apenas funcionalidades básicas até aquelas que são tão complexas e robustas quando os softwares para desktop. Isso lhe dá a capacidade de escolher o software (ou combinação de softwares) que melhor se adapta ao seu projeto e necessidades da equipe.

Como você pode ver, dispositivos móveis não são apenas um detalhe para os gerentes de projeto e suas equipes… ao invés disso, podem proporcionar algumas vantagens substanciais. De uma melhor colaboração e comunicação a ferramentas simplificadas que oferecem apenas os recursos necessários, a tecnologia móvel é de vital importância para você.

Autora: Marie Larsen

Artigo publicado originalmente no site ProjectManagers.net

Publicidade