A tecnologia ajuda com as lições aprendidas


tecnologia-licoes-aprendidas1

A aplicação de lições aprendidas e revisões de projeto tem sido uma prática que muitas organizações têm usado ao longo dos anos para ajudar os seus próximos projetos a serem bem sucedidos.

É um ciclo contínuo de recuperação e avaliação das informações do seu projeto.

Como gerente de projeto, você deve convocar uma reunião e discutir quaisquer questões ou tarefas que tenham ocorrido de forma errada, e o que poderia ter sido feito para melhorar o projeto. As melhorias devem ser incorporadas aos processos do próximo projeto, que normalmente mostrará um melhor resultado. Então, esse projeto terá seus próprios desafios que também precisam ser abordados. E assim por diante.

Se você não está fazendo algum tipo de revisão do projeto ou usando lições aprendidas, provavelmente estará repetindo ações que causaram falhas de projeto, estouros de orçamento, aumento de escopo, envolvimento inadequado dos stakeholders, contratempos de tecnologia e outros problemas que afligem os seus projetos.

No entanto, alguns gerentes de projeto encontram desculpas para não realizarem essas reuniões importantes. Uma desculpa comum é uma equipe geograficamente dispersa. Neste caso, utilize a tecnologia avançada de hoje a seu favor na realização de uma reunião sobre lições aprendidas:

Realize uma sessão de lições aprendidas da mesma forma como seria uma reunião virtual de equipe. Enfatize o objetivo de atingir melhorias. Use um quadro branco virtual para listar questões pré-determinadas ou para mostrar um cronograma de como o projeto progrediu. Permita que os membros da equipe coloquem suas versões dos eventos que poderiam ser melhorados no próximo projeto.

Considere abrir uma página de mídia social para capturar os comentários. Esse ambiente permitirá a você chegar às partes interessadas no seu habitat, possivelmente apresentando comentários mais sinceros.

Envie uma pesquisa. Em seguida, colete e analise os resultados. Recolher os dados dessa maneira pode levar a respostas mais imparciais e a um alinhamento científico das prioridades que devem ser abordadas.

Os métodos tradicionais para a realização de lições aprendidas serão também sempre benéficos. Traga um grupo de fora ou um consultor para avaliar os projetos e fornecer recomendações. Como o líder e gerente de projeto, designe tempo para olhar para trás para que a histórias negativas não se repitam, e histórias positivas se tornem repetitivas.

Você usa a tecnologia a seu favor em seus processos de lições aprendidas?

Artigo publicado originalmente em Voices of Project Management

Publicidade