Mais uma vez, o que são stakeholders?


stakeholders-projeto-patrocinador

Os stakeholders são qualquer pessoa ou entidade que tenha qualquer tipo de interesse no resultado de um projeto. Embora frequentemente se pense neles em termos de pessoas diretamente envolvidas no projeto, os stakeholders ​​também incluem os concorrentes e aqueles que são indiretamente afetados por resultados do projeto, como os cidadãos que vivem nas proximidades do local de um projeto construção civil. Ao tentar identificar os stakeholders de um projeto, há quatro perguntas que vêm a calhar: quem é que o projeto beneficia? Quem fará parte da equipe de realização do projeto? Quem vai contribuir fora da equipe? E quem vai experimentar um efeito da implementação do projeto?

Sendo o stakeholder qualquer um que é afetado por um projeto, existem alguns stakeholders particulares que ​​um gerente de projeto deve prestar atenção.

Gerente de Projeto

Claro, o gerente de projeto é um stakeholder. Esta pessoa é um contribuinte para o projeto, é um membro da equipe, irá beneficiar-se de seu sucesso e será afetado pelo resultado. O gerente de projeto é responsável por defender o projeto, orientar a equipe, informar a gerência e ser responsável por todo resultado de um projeto.

Equipe do Projeto

Qualquer membro da equipe do projeto é considerado um stakeholder. Estas são as pessoas que vão estar nas trincheiras, se esforçando para fazer um projeto acontecer. Esta equipe é geralmente reunida durante a fase de definição e planejamento do projeto.

Gerentes Funcionais da Empresa

Os Gerentes Funcionais da Empresa tem um papel importante na vida de um projeto. Os gerentes da empresa são aqueles indivíduos que têm “controle em longo prazo sobre os funcionários e outros recursos na empresa”. Esses gerentes muitas vezes supervisionam funcionários que irão se tornar uma parte da equipe do projeto ou são apenas os clientes de um projeto. Consequentemente, eles podem fornecer bons conselhos sobre quais funcionários possuem um conjunto de habilidades necessárias para um determinado papel.

Além de controle sobre os funcionários, esses gerentes muitas vezes têm a capacidade de tomar decisões sobre a política da empresa ou a direção que podem afetar o resultado de um projeto. Estes são conhecidos como gerentes com poder de decisão. Embora possa não ser sempre fácil de identificar quais gerentes possuem essa autoridade, procure por alguns identificadores chave que podem facilitar a identificação:

  • Gerentes cujos departamentos serão afetados pelo projeto e / ou seus resultados;

  • Os gerentes que atuam como um intermediário para outros stakeholders;

  • Qualquer gerente com autoridade sobre o gerente de projeto.

Clientes

Quando lidamos com um projeto, os clientes são as partes que estão financiando o projeto ou aqueles que vão se beneficiar diretamente do projeto. Quando um projeto é iniciado pelo vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento para uma empresa, e é a partir do orçamento de pesquisa e desenvolvimento que o projeto que será financiado, o vice-presidente sênior é o cliente. No entanto, quando o projeto iniciado pelo vice-presidente sênior era instalar novos aplicativos de comunicação nos celulares de seus funcionários, então os trabalhadores , também, são os clientes. Embora os clientes nem sempre tenham a palavra final, já que os funcionários podem não ter a palavra final sobre quais as características que o aplicativo deve ter, quase sempre eles devem ter sua sua opinião considerada no desenvolvimento de um projeto.

Clientes fornecem dois ingredientes fundamentais para um projeto: dinheiro, como foi referido anteriormente, e exigências (ou requerimentos). Um projeto deve ter parâmetros definidos em suas fases iniciais para o trabalho. De onde é que esses parâmetros vêm? Quem os define? Enquanto um gerente de projeto pode ter maior peso na determinação de como atender a esses parâmetros, eles são geralmente, inicialmente, definidos pelo cliente.

Patrocinador da Empresa

Os patrocinadores são a pedra angular para o sucesso do projeto. Os patrocinadores são os gestores que irão apoiar um gerente de projeto ao longo da vida de um projeto. Os patrocinadores são geralmente o progenitor de um projeto e, portanto, são responsáveis ​​por seu resultado. Os patrocinadores são funcionários da empresa que são capazes de atuar como uma ponte entre o projeto e as operações em curso e tomada de decisão em uma empresa.

Autores: Equipe da Northwest University

Artigo publicado originalmente no site PM Hut

Publicidade