Como o software online de gerenciamento de projetos ajuda seu trabalho


software-gerenciamento-de-projetos

Mais e mais empresas em todo o mundo escolhem soluções online quando se trata de gerenciamento de projetos. Esta tendência é causada por algumas vantagens na seleção de software baseado na web para lidar com projetos. Estas incluem a flexibilidade, a acessibilidade e a facilidade de utilização. Exemplos de softwares construídos para facilitar a gestão de projetos são: Basecamp, Zoho e o Teamwork. Muitas das ferramentas são gratuitas.

Na era digital, com mobilidade constante, é importante ser capaz de acessar um projeto a partir de qualquer computador em qualquer lugar no mundo, e é isso que o software de gerenciamento de projeto online oferece. A única coisa necessária é o acesso à web, o que hoje em dia não parece ser um grande problema. Além disso, muitas pessoas podem trabalhar no mesmo projeto, utilizando o mesmo software baseado na web, ao mesmo tempo, sem ter de instalar quaisquer programas adicionais em seus dispositivos.

Softwares deste tipo permitem também facilitar o gerenciamento de equipes e atribuição de tarefas. Você precisa de apenas alguns cliques para delegar tarefas para um membro especializado da equipe através de uma interface amigável. Em seguida, um gerente de projeto pode supervisionar as tarefas, fornecer feedback e monitorar o progresso. Tudo em um conjunto de janelas, a partir de qualquer lugar do mundo. Isto também inclui o gerenciamento de cronograma. Pequenos aplicativos como calendário, agenda ou sistema de alerta incorporados ajudam a tornar o planejamento mais eficaz e eficiente.

Ter cada parte de um projeto em um único lugar online também aumenta a produtividade, pois o tempo não é desperdiçado em longas reuniões, viagens de negócios e períodos de espera prolongados. Tudo é claro e acessível a partir da plataforma de software e as chances de mal-entendidos ou manuseio incorreto de uma tarefa são muito menores do que quando se usa os métodos tradicionais.

Um dos benefícios muito importantes é a integração de dados e ferramentas, o que também aumenta a eficiência. Gerenciamento de projetos exige uma variedade de aplicativos diferentes, cada um deles desempenhando um papel diferente no processo. Com o software online, tudo é colocado em um mesmo programa e não há necessidade de instalar qualquer outra coisa adicional.

Outra maneira em que um projeto pode se beneficiar do uso de serviços online é a sua acessibilidade. Há muita concorrência entre fornecedores diferentes e isso é sempre bom para os clientes, pois eles podem escolher o melhor pacote por um preço bastante razoável. Os usuários pagam apenas um pequeno valor todos os meses e ganham acesso aos ótimos softwares. No passado, as empresas tinham que comprar softwares caros e instalá-los em cada computador, pagar taxas de licenciamento, etc. Agora é tudo mais fácil e mais barato. Outra vantagem reside no sistema de atualização automática. Os usuários não têm que comprar ou fazer download de uma nova versão cada vez que uma melhor é liberada. O software é fornecido sob a forma mais recente enquanto é acessado.

Finalmente, os programas que permitem aos usuários gerenciarem seus projetos online são muito fáceis de usar. Eles são cuidadosamente projetados para serem amigáveis até mesmo com funcionários inexperientes. Por outro lado, ter um sistema offline tradicional exige a contratação de um monte de especialistas, técnicos, funcionários de manutenção e organizar muitos treinamentos. Despesas como estas crescem muito rápido, mas podem ser evitadas escolhendo soluções online.

Autora: Monique Craig é gerente de projetos na Oneflare, um site australiano que conecta clientes com fornecedores de serviços.

Artigo publicado originalmente no site PM Hut

Publicidade