A segurança de dados do projeto é assim tão importante?


seguranca-de-dados-do-projeto

Esta questão implora para ser respondida. Especialmente depois das recentes violações em segurança digital em praticamente o mundo todo. Então, o quão importante é a segurança dos projetos que gerenciamos? Bem, isso depende de diversas variáveis:

  • De quem é o projeto que você está gerenciando?
  • Com que tipo de dados você está lidando?
  • Você está trabalhando em projetos do governo ou do setor privado?
  • Se os clientes são externos à sua organização, eles se importam muito em gastar dinheiro com o planejamento de riscos e segurança?

A segurança é importante, não importa o projeto

A verdadeira resposta para a pergunta do título deste artigo deve ser sempre “sim”. Realmente não deve importar que tipo de dados você está administrando em seu projeto, você precisa protegê-los. E mesmo se você estiver não gerenciando nada de muito sensível, prestar atenção à segurança só vai ajudar sua organização e seu cliente.

Você não quer que seu projeto seja o elo mais fraco em relação aos dados confidenciais que sua empresa lida ou que o seu cliente está armazenando. Você nunca sabe que janela de oportunidade seu projeto pode abrir em relação a outros dados e informações sensíveis que não tem nenhuma relação com o projeto atual.

Então, nós já sabemos que devemos nos preocupar com a segurança… e agora, o que vamos fazer?

Planejar, planejar, e planejar

Para começar, planeje como um louco… mas não demore muito. O problema com o planejamento de risco – e isso é realmente o que eu estou falando aqui – é que se trata de um tema que não costuma ser dada muita atenção a nível de projeto. E mesmo que o planejamento de risco seja parte do processo e cronograma do projeto, com demasiada frequência a segurança não recebe quase nenhuma atenção.

Certifique-se de que os outros estejam prestando atenção em seu projeto

Segurança de dados… isso é problema do Diretor de TI, certo? Hummm… poderia ser. Mas você confiaria em outra pessoa com seus dados confidenciais? Eu não estou dizendo que os diretores e analistas de segurança não estão fazendo seu trabalho, mas eles podem não ter interesse real em seu projeto. Seu projeto pode ficar protegido por qualquer medida de segurança que tenham tomado, mas não há garantia disso.

Reúna-se com eles … faça com o projeto seja importante para eles. Grite bem alto… se você não for ouvido e nada for feito, então está tudo com você. Não se trata de um jogo da culpa aqui – mas você precisa considerar as consequências como gerente de projetos e como parte do seu gerenciamento global de riscos.

Educar

Eduque todos no projeto sobre a necessidade de proteção de dados, as potenciais consequências, bem como a natureza confidencial do que seu projeto está lidando. Eduque e informe a equipe, eduque e informe o cliente, e eduque e informe a alta administração.

Você pode estar muito preocupado, você pode estar exagerando, você pode estar gritando muito alto… mas a casa com as luzes exteriores acesas, portas trancadas e vários carros na garagem não é a casa que vai ser invadida aleatoriamente no meio da noite. Os potenciais invasores vão passar para a próxima casa. Confie em mim. Algumas medidas de segurança podem fazer uma grande diferença em frustrar 90% das ameaças.

Resumo

A melhor coisa que você pode fazer para a integridade e segurança dos dados de seu projeto – confidenciais ou não – é planejar, estar ciente, fazer os outros terem conhecimento, e educar.

No final das contas, tudo gira em torno da comunicação. A segurança é importante, então você não pode assumir que essas coisas estão acontecendo. Descubra quais medidas de segurança sua organização utiliza para tais violações de dados e descubra onde você precisa gastar dinheiro, a fim de proteger o seu projeto. Você não vai se arrepender.

Autor: Brad Egeland

Artigo publicado originalmente no blog da Axosoft

Publicidade