Gerenciamento de Projetos

O que é o Scope Creep no Gerenciamento de Projetos?

Todos nós sabemos que o escopo define o trabalho necessário em um projeto. E esse gerenciamento de escopo é parte integrante do papel de um gerente de projeto, especialmente depois que o projeto está em andamento e o Scope Creep começa a surgir.

Isso levanta a questão: o que é o Scope Creep no gerenciamento de projetos?

O que é o Scope Creep?

O que é o Scope Creep no Gerenciamento de Projetos

O Scope Creep (às vezes chamada de “requisitos imprevistos” ou mesmo “funções imprevistas”) refere-se a como os requisitos de um projeto tendem a aumentar durante seu ciclo de vida, por exemplo, o que começou como uma única entrega passa a ser em cinco.

Ou um produto que começou com três funções essenciais agora deve ter dez. Ou no meio de um projeto, as necessidades do cliente mudam, causando uma reavaliação dos requisitos do projeto.

O Scope Creep geralmente é causado por mudanças nos requisitos dos principais interessados ​​no projeto ou, às vezes, pela falta de comunicação interna e divergências.

Leitura Recomendada: Sprint Backlog: Definição e Objetivos

Esta postagem aborda várias maneiras de aumentar em projetos junto com dicas sobre como cortar pela raiz. Embora possa levar a atrasos no projeto, bloqueios de estradas ou padrões de orçamento, o Scope Creep não é necessariamente uma coisa ruim.

Lembre-se de que a mudança é inevitável. As necessidades do cliente mudam ao longo do tempo e entregar um projeto que atenda às suas necessidades geralmente se traduz em mudança de escopo.

O Scope Creep é, portanto, uma realidade que todo bom gerente de projeto espera e planeja.

Como lidar com o Scope Creep

Como lidar com o Scope Creep

As modificações de escopo podem ser descontroladas, resultando no Scope Creep, ou controladas, resultando em mudanças documentadas nos requisitos do projeto.

Gerenciar o Scope Creep se resume a controlar essas mudanças de escopo por meio de um processo de controle de mudanças. Isto implica:

  • Rastreie o status do projeto e o escopo da referência
  • Compare as medidas reais de desempenho do trabalho com o escopo de referência usando a análise de variação: “Quão diferente é o projeto atual do plano original?”
  • Determine a causa e o grau das mudanças encontradas
  • Decidir sobre as solicitações de mudança, ou seja, se ações corretivas ou preventivas são necessárias
  • Gerenciar todas as solicitações de mudança e ações recomendadas (sejam ações corretivas ou preventivas) por meio do processo de realizar o controle integrado de mudanças

Se as solicitações de mudança aprovadas afetam o escopo geral do projeto e o benchmark custo, a declaração de escopo, a estrutura analítica do trabalho (EAP) ou o benchmark de custo, eles são atualizados e enviados às partes interessadas.

Resumindo, todas as alterações são devidamente processadas, documentadas e comunicadas.

A mudança de escopo não controlada, ou “Scope Creep” como é chamada no PMI, é conhecida por afetar 83% dos projetos de acordo com várias estatísticas mundiais e é o bode expiatório para a maioria dos nossos problemas de projeto.

Analisando um pouco, podemos dizer que existem dois tipos de mudanças no escopo não controlado de um projeto; aqueles que são legítimos e aqueles que são ilegítimos.

Cada um tem seu próprio impacto, causas, sintomas de detecção precoce e soluções.

Talvez, a única coisa clara a dizer é que a mudança de escopo ilegítima ou corrupção de escopo deve ser interrompida, e que a mudança de escopo legítima ou o ajuste necessário devem ser tratados com eficácia, caso contrário, ambos farão o projeto ir para o próximo nível.

E isso não é apenas para metodologias preditivas.

As empresas ágeis também são afetadas, embora em uma extensão muito menor porque a detecção é precoce devido à menor duração dos períodos de construção e devido ao contraste próximo da revisão com a necessidade do cliente, no final de cada período.