Revisão do portfólio de projetos – Com qual frequência?


revisao-do-portifolio-de-projetos1

Você tem uma tonelada de diferentes projetos, e parece que as pilhas só continuam ficando maior. Você é apenas uma pessoa, e você não pode lidar com todos eles. Você não pode passá-los para suas equipes de projeto, porque elas já estão sobrecarregados com outros projetos. Então, o que você faz? Enquanto fazer vários projetos simultaneamente pode parecer uma boa ideia, o problema é que é improvável que isso realmente possa ser realizado mantendo a qualidade. Olhe para o gerenciamento de portfólio como uma solução.

Gerenciamento de portfólio de projetos permite que você assuma o controle sobre seus projetos e entregue um valor mensurável para o seu negócio. Você coloca seus projetos em um portfólio e, em seguida, os classifica por sua importância e prioridade. É muito parecido com um portfólio financeiro, no qual você tem projetos que apresentam riscos equilibrados com aqueles com menos riscos. De um modo geral, uma vez que você coloca seus projetos em um portfólio, você passa a ter 12-18 meses de trabalho. Durante este período de tempo, algo acontece durante um projeto e você vai ter que alterar o seu portfolio. Você pode fazer essas alterações regulares, mas quantas vezes você deve rever o portfolio?

Reveja o seu portfólio de projetos regularmente para que os projetos que precisam de ajuda a recebam e projetos que deram errado sejam cancelados. Os melhores momentos para suas avaliações de portfólio surgem quando seus clientes pedem por algo novo, uma nova tecnologia é iniciada, ou quando há uma nova versão de um produto. Os momentos realmente são variáveis. Muitos líderes e gerentes de projeto também recomendam rever o seu portfólio de projetos em intervalos frequentes, como quando:

  • Um ciclo de projeto é concluído – você vai precisar monitorar a duração do seu ciclo de projeto. Se demorar mais de seis meses para ser concluído, a equipe do projeto não será capaz de começar a trabalhar em outro projeto até que seu primeiro projeto seja concluído. Você vai ter que trabalhar com a equipe do projeto para determinar um ciclo de vida que satisfaça as necessidades do seu negócio.

  • Há informações suficientes sobre a próxima versão do ciclo de planejamento de um projeto.

  • A data de lançamento de um produto muda.

  • Você precisa ajustar a combinação de projetos está em seu portfólio. Você não deve ter muitos projetos arriscados ou muitos projetos de baixo valor.

  • Você terminou todos os projetos não estratégicos, você deve priorizar e adicionar novos projetos para o seu portfólio de projetos.

  • Chega a hora de alocar recursos e seu orçamento para um novo ciclo.

  • O projeto está concluído.

Você deve rever o seu portfólio de projetos tão frequentemente quanto possa, sem exagerar as coisas. Você pode querer considerar a colaboração com os gerentes de projeto e outros gerentes para organizar seus projetos para que você possa lançar algo regularmente. Por outro lado, você também pode mover uma equipe para outro projeto que pode satisfazer as necessidades de seu portfólio. Desta forma você pode rever o seu portfólio regularmente e tomar decisões sobre seus projetos.

Você usa o gerenciamento de portfólio de projetos regularmente? Se assim for, o que ele trouxe de benefícios para a sua organização?

Autor: Lee Appleyard

Artigo publicado originalmente no site ProjectManagers.net

Publicidade


  • Marcos Silva

    Achei o artigo muito interessante e bastante pertinente. Gostaria de saber se alguém pode indicar uma ferramenta (de preferência online) de gerenciamento de portifólio gratua.