3 Passos para gerenciar a qualidade de seu projeto


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Ser um Gerente de Projeto é uma tarefa difícil! Você não só tem que produzir as entregas no prazo e dentro do orçamento, mas você também precisa garantir que elas cumpram as expectativas de qualidade de seu cliente. Para fazer isso, você precisa definir e executar um processo de gestão da qualidade.

Ao implementar um processo de qualidade dentro de seu projeto, você não só será capaz de controlar o nível de qualidade de suas entregas, mas você também pode fornecer a seu cliente a garantia de que o projeto irá resultar em uma solução que atenda às suas expectativas.

A gestão de qualidade formal é difícil de implementar. É preciso tempo e muito trabalho. Felizmente não há um monte de elementos para um processo de gestão de qualidade. Na verdade, existem três:

Passo 1. Criar um Plano de Qualidade

Antes de começar a gerenciar a qualidade em seu projeto, você deve primeiro criar um plano de qualidade. Este plano descreve como você vai entender os requisitos de qualidade e expectativas, as ferramentas de qualidade, os papéis da qualidade, como medir a qualidade, como validar a aceitação do processo, e muito mais.

Resumidamente, o Plano de Qualidade descreve as etapas gerais de controle e garantia de qualidade que você vai implementar para garantir os bons resultados do projeto.

Passo 2: Controlar a qualidade dos seus entregáveis

Atividades de Controle de Qualidade são aquelas que incidem sobre a qualidade global das entregas que estão sendo produzidas. O controle de qualidade é normalmente de responsabilidade do gerente de projeto e da pessoa específica responsável por uma entrega. Exemplos de atividades de controle de qualidade incluem:

  • Revisões dos entregáveis (também chamadas de avaliações pelos pares);
  • Listas de controle de produtos;
  • Testes.

O controle de qualidade é também chamado de “inspeção”. A entrega deve existir de alguma forma para validar seu nível de qualidade através da inspeção.

Passo 3: Assegurar o nível de qualidade de seus entregáveis

A Garantia de Qualidade é a validação dos processos usados ​​para criar as entregas. É especialmente útil para administradores e patrocinadores, que podem não ter tempo ou o conhecimento necessário para validar se as entregas estão completas, corretas e de alta qualidade. No entanto, eles podem discutir os processos usados ​​para criar as entregas para determinar se os processos parecem bons e razoáveis.

No geral, a qualidade do projeto é obtida através de um planejamento de qualidade, por bons processos de trabalho (garantia da qualidade), e ao verificar os resultados para ter certeza que as expectativas foram atingidas (controle de qualidade).

Autora: Danielle Smallwood, da Method 1-2-3

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