O que todos devem saber sobre proprietários de riscos


proprietarios-de-riscos

Imagine que você é o gerente de projeto de um projeto de dois anos e de milhões de dólares. Durante a execução do seu projeto, você vai tirar umas férias na praia.

Um dos membros de sua equipe liga aborrecido porque ocorreu um grande evento de risco. Você calmamente responde: “Sem problemas.” Você escreve para o responsável pelo risco e descobre que o plano de resposta ao risco está sendo executado e está tudo bem.

Este é um cenário possível? Uma coisa é certa. Se não identificarmos e recrutarmos os responsáveis por riscos, isso nunca vai acontecer, e o nível de risco de seu projeto será muito pior.

O que é um Responsável pelos Riscos?

Um responsável pelo risco é a pessoa que é tem a obrigação de monitorar determinados riscos e pela execução dos planos de resposta a estes riscos, quando apropriado. Os responsáveis pelos riscos frequentemente ajudam na definição dos planos de resposta e na realização de análise qualitativa e quantitativa para seus riscos.

Tudo na vida tem algum risco, e o que você realmente tem que aprender a fazer é como navegar por eles…

Como Identificar os Responsáveis pelos Riscos

Ao identificar os responsáveis pelos riscos, considere os seguintes critérios:

  • Quem melhor compreende o risco, suas causas e seu impacto?
  • Quem estará disposto a monitorar o risco?
  • Quem vai ser responsivo se o risco ocorrer?
  • Quem tem experiência em gestão de riscos?

Quando Identificar os Responsáveis pelos Riscos

Durante o processo de planejamento, os gerentes de projeto trabalham com os stakeholders ​​para identificar riscos. Na medida em que os riscos são identificados, você pode querer definir quem poderia servir como o responsável por cada risco. Se não for óbvio, peça por candidatos em potencial.

Se você não identificar o responsável pelo risco ao identificar o risco, você vai precisar tomar essa decisão durante o desenvolvimento do plano de resposta ao risco.

Nota: Apenas os riscos mais significativos precisam de um responsável e um plano de resposta. Ao desenvolver o seu Plano de Gestão de Riscos, determine o critério para quando um responsável pelo risco será necessário.

Como Recrutar os Responsáveis pelos Riscos

Imagine que a sua equipe e os stakeholders identificaram um risco e identificaram um forte candidato para ser responsável pelo risco. Como você consegue que a pessoa assuma esta responsabilidade?

  • Explique o projeto e porque o projeto é importante para a sua organização;
  • Explique o risco que foi identificado;
  • Diga à pessoa porque ela foi identificada como candidata (ou seja, a especialidade, o conhecimento, a experiência);
  • Peça à pessoa para ser a responsável pelo risco.

Para recursos de alto nível em sua organização, você pode pedir ao patrocinador do projeto para ajudar a estabelecer o responsável pelo risco.

Quem Controla a Eficácia dos Responsáveis pelos Riscos?

Para projetos maiores, você poderá realizar auditorias de risco durante o processo de Controle de Riscos. Parte da auditoria é para avaliar a eficácia dos responsáveis pelos riscos. Auditorias de risco podem ser realizadas pelo gerente de projeto, equipe do projeto, ou uma equipe de auditoria externa.

Criando uma Cultura de Consciência do Risco

A cultura sempre se sobrepõe à estratégia. As pessoas resistem à mudança. Leva tempo para fazer com que as pessoas adotem e se familiarizem com a gestão de risco. Seja um “vendedor” do conceito. Eduque os stakeholders sobre o valor da responsabilidade pelos riscos.

Pergunta: O que mais tem ajudado você na hora de recrutar responsáveis por riscos?

Autor: Harry Hall, Diretor de Gestão de Risco Corporativo na Georgia Farm Bureau Mutual Insurance Company.

Artigo publicado originalmente no site da PM South

Publicidade