Seu projeto se encaixa com a missão estratégica?


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Realizar um projeto através do planejamento inicial até a conclusão é um grande trabalho. Os desafios podem vir de muitos ângulos: stakeholders com necessidades em constante mudança, os fornecedores com agendas lotadas, e às vezes até mesmo executivos com prioridades concorrentes ou objetivos estratégicos difíceis de dar suporte.

Uma coisa que os profissionais de gerenciamento de projetos sabem, é que a superação desses obstáculos torna-se monumentalmente mais difícil se o projeto não está totalmente alinhado com os objetivos ou missão globais da organização. Uma desconexão, mesmo relativamente pequena, pode amortecer significativamente o entusiasmo e o engajamento. Isto, muitas vezes, deixa a equipe de projeto por conta própria, com pouco apoio significativo dos próprios stakeholders de que necessitam mais.

Infelizmente, nem sempre é óbvio que o problema do projeto gira em torno do desalinhamento com os objetivos mais amplos da organização. Isto é particularmente verdadeiro quando um executivo torna o projeto um “animal de estimação pessoal” (dando a aparência de apoio, mas sem adesão formal), ou quando as pressões do mercado ou outras influências mudaram os rumos da empresa e afetaram a relevância do projeto.

Se o seu escritório de gerenciamento de projetos (PMO) sente que o suporte para um projeto está decaindo, mas a causa não é clara, veja se esses sinais indicadores soam familiar.

É difícil garantir o financiamento

Conseguir aprovação financeira para projetos é muitas vezes uma tarefa difícil, mesmo quando os stakeholders estão ansiosos por ver resultados e dando suporte. No entanto, um escritório de gerenciamento de projetos (PMO) que está constantemente encontrando resistência, mesmo para o financiamento da linha de base, deve dar um passo para trás e descobrir o motivo. Os projetos que não estão intimamente ligados à missão da organização podem parecer bons no papel, mas podem não passar no teste da aplicação nos negócios. Também é possível que os stakeholders expressem suporte superficial para o projeto, mas não sejam capazes de priorizá-lo sobre iniciativas concorrentes (que podem estar mais bem alinhadas com a direção estratégica atual da empresa).

Pedem-lhe repetidamente para apresentar a aplicação do projeto aos negócios

Isto pode ser devido a outros fatores, como uma simples falta de compreensão por parte dos que fazem a revisão da aplicação nos negócios, mas também pode ser um sintoma de uma organização que não está bastante convencida de que o projeto vale a pena o esforço. Avalie a sua estratégia de comunicação para ver se sua abordagem está deficiente. Determine onde você pode fornecer detalhes mais concretos sobre como o projeto atende os objetivos mais amplos da organização. Pode ser tão simples como perguntar se os stakeholders estão procurando pontos de justificação adicionais ou dados específicos relacionados ao projeto.

Seu projeto foi embaralhado entre diferentes orçamentos ou unidades de negócios

Às vezes, dinheiro e apoio precisam se mudar para um novo local mais adequado, mas este tipo de reorganização pode causar problemas se isso acontece repetidamente. Isto pode apontar para uma empresa que acredita no projeto, em princípio, mas que não consegue fazê-lo se encaixar com a missão atual. Se uma ou mais reestruturações lhe dão motivo para preocupação, considere trabalhar para alinhar o projeto com os objetivos de um determinado departamento ou área funcional. Estes irão sincronizar-se com a missão global da organização em algum nível e seu projeto pode ser mais bem recebido pelo grupo que você está diretamente em parceria diariamente.

O aumento do escopo é a ordem do dia

Por mais irritante que o aumento do escopo seja, ele pode ser extremamente útil como um prenúncio de desalinhamento da missão. Os stakeholders, por vezes, começam sugerindo uma série de mudanças nos objetivos e eles são muitas vezes demasiadamente receptivos às prorrogações do prazo para etapas críticas. Do lado do usuário final do projeto, sua equipe é susceptível de receber pedidos de realizações que não foram discutidas durante a fase inicial de planejamento do projeto. No geral, o aumento de escopo associado a objetivos de alto nível desalinhados pode dar a impressão de que a organização está buscando um projeto que é quase irreconhecível em relação ao que realmente foi aprovado.

Autores: Equipe da PM Alliance

Artigo publicado originalmente no site Duration-Driven

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