Como oferecer excelente treinamento em gerenciamento de projetos


programa-de-treinamento

A maioria das organizações e empresas nos dias de hoje procurará fornecer treinamento suficiente a gerentes de projetos no início do seu trabalho, e em vários pontos diferentes de sua carreira, a fim de assegurar que eles estejam completamente atualizados em relação a métodos e tecnologias. Este treinamento ajuda a possibilitar que o gerente de projeto se torne melhor em seu trabalho, e por isso este tipo de treinamento só é altamente benéfico para a pessoa que o recebe, mas é também um investimento para a empresa.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fornecer um excelente programa de treinamento de gerenciamento de projetos:

Entenda o seu curso

Se você investiu em um curso de formação em gestão de projeto externo para a sua equipe, você deve ter certeza de entender plenamente o conteúdo do curso de forma que você saiba exatamente o que o seu pessoal está aprendendo e como ajudá-los a usar essas habilidades quando completarem o período de estudos. Se você está planejando um curso local com base na sua própria formação e experiência em gerenciamento de projetos, você vai querer debater e discutir (com outros gestores) quais habilidades que você deseja que os seus alunos aprendam e quais são de alta prioridade.

Dê aos seus alunos uma maneira de usar suas novas habilidades

Antes de planejar o seu programa de treinamento, você vai querer certificar-se de que seus alunos, em primeiro lugar e acima de tudo, aprendam habilidades que utilizarão em sua função, além de garantir que essas habilidades possam ser postas em prática com efeito quase imediato. Os alunos são mais propensos a lembrar das habilidades que eles são capazes de aplicar ao seu projeto imediatamente após o seu treinamento.

Use todos os diferentes estilos de ensino

As pessoas aprendem de várias maneiras diferentes e é importante você incorporar o treinamento que corresponde a todos esses estilos, assim você sabe que está alcançando todos no seu grupo. Tente usar explicações verbais, apresentações, dramatização e outras formas de explicação para garantir que um cronograma de aprendizado dinâmico seja usado. Se uma forma de explicação parece não estar funcionando, tente ser flexível e explique de uma forma completamente diferente. Por exemplo; se você desenhou um diagrama das principais metodologias e não recebeu feedback do seu grupo, tente usar um formato de discussão ou dramatização, a fim que seu grupo fique entusiasmado com a informação que está recebendo.

Sempre incentive a comunicação

Desde o início de seu treinamento de gerenciamento de projetos, você vai querer explicar aos seus alunos, em primeiro lugar, porque o treinamento realmente é importante e, em segundo lugar, explicar o que o treinamento irá incluir. Você vai querer definir claramente os objetivos do processo durante todo o tempo do curso e lembrar aos participantes destes objetivos vai incentivá-los a manter o foco do começo ao fim.

Forneça treinamento de comunicação que permita que a equipe aprenda habilidades vitais, por exemplo, (i) como abordar com sucesso a incerteza e a dúvida e porque é importante não fazer suposições sobre um projeto, (ii) quando é melhor agendar uma reunião pessoal ao invés de usar e-mail, e (iii) aprender a buscar a verdade por trás das situações, ao invés de usar suposições e fofocas. Um pequeno treinamento cultural também é benéfico porque a sensibilidade cultural é muito importante no local de trabalho multicultural de hoje. E lembre-se que um treinamento de gerenciamento de projetos eficaz levando a uma qualificação reconhecida de gerenciamento de projetos pode ajudá-lo a avançar em sua carreira.

Autora: Michelle Symonds, gerente de projetos com qualificação PRINCE2

Artigo publicado originalmente no site PM Hut

Publicidade