4 Sinais de que seu projeto está em dificuldades


problemas-nos-projetos

Na minha experiência, há sinais de alerta de que um projeto pode estar indo na direção errada. Abaixo estão alguns sinais que indicam que seu projeto pode estar em apuros. Eu descobri que estes não são tão óbvios como atrasos de prazo, custo e qualidade, mas têm sido úteis para mim em prever quando um projeto pode estar caminhando em direção a problemas.

1. Você gasta seu tempo apagando incêndios

A maioria dos líderes de projeto se engaja na resolução de problemas quando eles surgem, mas se você está gastando tempo constantemente lutando contra problemas e tentando encontrar soluções, isso vai afetar seu projeto. Isso tira o seu foco das tarefas importantes.

Na condição de líder de projeto, é importante manter o foco na estrada pela frente para que você possa antecipar problemas. Não ter que resolver constantemente incêndios e urgências é a chave para ficar à frente de quaisquer problemas.

Uma maneira produtiva, para mim, de gerenciar isso é através de uma constante revisão e refinamento do Registro de Riscos e Problemas. Dessa forma, se algum problema realmente aparecesse ele teria tido a visibilidade à frente do tempo e uma possível resolução ou mitigação disponível.

2. Stakeholders estão sempre atrasados nas aprovações

Você percebe que tem que constantemente perseguir seus stakeholders para conseguir aprovações ou assinaturas? Isso pode ser um sinal de que eles não estão tão engajados no projeto como deveriam estar.

A maneira mais fácil para garantir que os stakeholders façam sua parte no tempo certo é mantendo-os completamente engajados no projeto. A forma mais simples de fazer isso é através de atualizações regulares de status ou reuniões.

Geralmente, a maioria dos stakeholders não gosta de reuniões, então pode ser improvável que eles apareçam. Para resolver isso, eu normalmente reduzo a duração da reunião ou reduzo a frequência delas. Eu descobri que fazer reuniões em intervalos maiores, perto de quando aprovações serão exigidas, é a maneira mais fácil para garantir que os stakeholders estejam preparados para o que está chegando e o que se espera deles.

3. Membros da equipe estão continuamente trabalhando horas extras para o seu projeto

As equipes de projeto, sem dúvida, terão que gastar mais horas durante as fases principais do projeto. Se você, na condição de líder do projeto, estiver percebendo um padrão constante de horas extras sendo trabalhadas, é hora de questionar o motivo disso estar acontecendo.

Será que a equipe enfrenta desafios que são muito difíceis para suas habilidades? Existem distrações que estão impedindo a equipe de completar as tarefas dentro do prazo combinado? Estes podem ser sinais de que o projeto é mais exigente do que anteriormente esperado e pode resultar em uma equipe esgotada. Eu descobri que quando isso começa a acontecer, a melhor coisa a fazer é rever o plano de projeto ou plano de recursos e garantir que o que está sendo estimado é realista. Quaisquer aprendizados de um desenvolvimento anterior devem ser integrados na previsão.

4. Você passa muito tempo participando de reuniões de controle de mudanças

A mudança é inevitável em um projeto, especialmente se a duração de um projeto é considerável. No entanto, se você percebe que tem que participar das reuniões de controle de mudanças frequentemente para submetê-las para aceitação do conselho de controle de mudanças, então é hora de colocar os freios no projeto para avaliar a causa destes ajustes e seus efeito sobre a duração, recursos e orçamento do projeto.

Eu descobri no passado, que na medida em que os stakeholders pediam mais e mais mudanças, a melhor coisa para eu fazer, na condição de líder do projeto, era diminuir a velocidade do projeto e dedicar tempo e recursos para analisar a concepção do projeto para reduzir quaisquer alterações adicionais. Nunca é útil parar completamente a fase em que o projeto está a menos que seja absolutamente necessário. Parar completamente um projeto só vai chamar atenção negativa. É mais sensato abrandar e dedicar recursos e tempo para reavaliar a razão para as mudanças.

Na condição de líder de um projeto, a hora de reavaliar o projeto e a direção que ele está indo é quando você perceber os sinais acima. Só então você pode prever e se planejar para possíveis problemas e consequências.

Autor: Shane Vaz

Artigo publicado originalmente no site Project Times

Publicidade


  • http://fugenx.ae/mobile-application-development-company-dubai/ stewartcristan

    Its very important to know that signs indicate that your project may be in trouble. If you get to know before the completion, you will solve that easily.Thanks for the information…