Mudança criativa pode ser boa – até para gerentes de projetos


Mudanças para clientes de projetos

Mudança. Muitos de nós trememos ao pensar em mudança. Eu costumava ser assim na minha vida pessoal – até mesmo ao ponto de sempre querer tirar as mesmas férias, porque era confortável e familiar, e isso foi o que meus pais sempre fizeram. Mas, felizmente, eu relaxei um pouco e tentei muitas coisas novas. Além disso, agora como muitos alimentos que eu nunca teria considerado experimentar antes. E eu fiz isso a tempo de garantir que meus filhos mais novos não se tornassem tão adversos à mudança por causa de meu próprio comportamento.

Em termos de gestão de projetos, a mudança costuma fazer os gerentes de projeto estremecerem. A mera menção da mudança faz os clientes do projeto checarem suas carteiras por mais dinheiro. Ela pode causar conflitos quando há um desacordo quanto à possibilidade ou não da mudança estar no escopo ou fora do escopo. Ela pode causar úlceras, atrasos no projeto ou paralisações, e mudanças de pessoal se o cliente ficar agressivo ou muito chateado.

Mas, sinceramente, mudança é tão ruim assim? Eu digo: “Não.” A mudança deve ser considerada boa. Deve ser abraçada. Ou, pelo menos, analisada como algo que pode manter o projeto no caminho para a solução certa para o cliente. Afinal, se é importante para a solução, não importa se está dentro do escopo ou fora do escopo, há pouca dúvida sobre a sua necessidade.

Vejamos algumas razões principais pelas quais os pedidos de mudança de um projeto podem ser uma coisa boa …

Satisfazer as necessidades dos clientes.

Realmente e verdadeiramente, satisfazer as necessidades do seu cliente objetivamente nunca é uma coisa ruim. E quando um pedido de mudança é absolutamente necessário em um projeto, a fim de fazê-lo dar certo, então vai ser bom e seu cliente ficará satisfeito que o produto final atende às suas necessidades. Acertar o objetivo em cheio é sempre melhor do que obter sucessos parciais. A mudança necessária para fazer esse acerto em cheio é o que vai mantê-lo felize e voltar para você para fazer mais negócios.

Aumentar a receita.

Contanto que seu cliente concorde com um pedido de mudança e, desde que seja algo que o cliente precisa e acrescenta valor, e não apenas algo que você e sua equipe negligenciaram, então a receita do projeto provavelmente vai aumentar como resultado de um pedido de mudança. Isso é uma coisa boa – desde que ela não afete negativamente o nível de satisfação e aprovação do seu cliente. Quando esta mudança ser positiva ou negativa é questionável, então você pode querer negociar alguns serviços gratuitos para manter a satisfação do cliente alta. No entanto, se é algo que seu cliente claramente precisa e foi uma omissão óbvia ou muda o escopo original do projeto, então vá em frente! Isto vai aumentar a receita global do projeto e sua administração executiva ficará muito feliz com isso.

Resumo

Sim, a mudança pode ser dolorosa. Somos forçados a aceitar novas formas de fazer as coisas, novas tecnologias, e lugares onde temos menos controle e não temos certeza de como as coisas vão acabar. Mas tentar coisas novas, experimentar diferentes processos, e aprender novos conceitos também nos ajuda a crescer como gerentes criativos. E, no final, a mudança nos permite oferecer uma solução melhor para os nossos clientes do projeto – desde que seja a mudança certa a fazer.

Como você se sente em relação à mudança? Pedidos de mudança são fáceis para você? Ou você acha difícil chegar ao cliente com um grande pedido de mudança que é necessário para o projeto?

Autor: Brad Egeland.

Artigo publicado originalmente no site da Workamajig

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