5 formas de treinar suas habilidades de apresentação


habilidades-de-apresentacao

Apresentações são assustadoras, não são? Falar em público rotineiramente está no topo das paradas das coisas que as pessoas não querem fazer, mas, infelizmente, em um papel de gerenciamento de projetos, é muito provável que você tenha que fazer apresentações em algum momento de sua carreira, goste você ou não!

Fazer uma boa apresentação pode ser a diferença entre o seu projeto receber mais recursos ou ter um corte de orçamento, ou você dar o próximo passo em sua carreira ou ficar onde está. Habilidades de apresentação são frequentemente testadas em entrevistas e você realmente não quer que a primeira vez que você fala na frente de uma plateia seja com um grupo de pessoas que têm o poder de lhe dar um emprego ou recusar o seu pedido.

Assim, considerando todas as coisas, realmente vale a pena obter alguma prática em apresentações. Mas como? Na verdade, é mais fácil do que você pensa, e há uma abundância de oportunidades para você praticar falar em público em um ambiente seguro. Você pode então avançar até um público maior e apresentações mais longas. Aqui estão cinco dicas que devem ajudá-lo a ganhar confiança.

1. Faça um curso

Esteja você trabalhando em gerenciamento de projetos na web ou em um canteiro de obras, você vai acabar fazendo apresentações em algum momento, então se você está realmente nervoso com isso, um curso pode ajudar. Você vai aprender as habilidades tanto para manter a calma quanto para passar a sua mensagem de forma eficaz.

Cursos de apresentação muitas vezes envolvem gravar um vídeo de sua apresentação e, em seguida, permitir que você o veja para que você possa ver como você pode melhorar. Se a simples ideia te apavora um pouco, por que não fazer um teste em casa? Use o seu smartphone para gravar a si mesmo falando de algo e depois veja como foi. Você verá que sua voz soa diferente e provavelmente você vai pegar alguns traços de linguagem corporal que você não sabia que você tinha! Pode ser desconfortável, mas, pelo menos, isso significa que a primeira vez que você vê a si mesmo falando em um vídeo não vai ser na frente das pessoas em uma sala de aula, não importa quão solidárias elas sejam.

2. Organize uma sessão de aprendizado durante o almoço

Estas sessões são preparadas para que a equipe se junte para assistir a uma apresentação informal durante o almoço. Se você organizar a sessão, você pode falar nela. A boa notícia é que você vai ser capaz de escolher o tema para que você possa falar sobre algo que você sabe. A maioria das pessoas acha que é mais fácil falar em público sobre assuntos que elas estão bem informadas, pois isso lhes dá confiança extra, especialmente quando se trata de lidar com perguntas no final.

Outra vantagem é que você estará falando para as pessoas que você conhece, e que não vão te julgar. Você pode manter o ambiente bastante informal, por isso é um bom lugar para praticar.

3. Elogie sua equipe em público

Se um dos membros de sua equipe faz um bom trabalho, reúna o pessoal do escritório e os agradeça publicamente. Você também pode usar esta técnica para dar prêmios ou para registrar um aniversário ou outra ocasião especial. Você vai fazer um discurso realmente curto de modo que acabe rapidamente, e, novamente, é para as pessoas que você conhece bem e que não ligarão se você cometer um erro.

4. Faça uma apresentação em uma organização local

Organizações profissionais locais são pontos de encontro de colegas de trabalho (por exemplo, um Chapter do PMI). Existem normalmente vários temas a serem discutidos e eles são todos feitos em formato de apresentação com talvez algumas sessões de perguntas e respostas da plateia. Elas são frequentemente usadas para dar atualizações assuntos relacionados à profissão ou para apresentar conceitos inovadores.

Como parte disso você pode ser convidado a fazer uma apresentação sobre o seu projeto, especialmente se você estiver trabalhando em algo transformador que é fundamental para sua profissão. Pratique a sua apresentação com antecedência e certifique-se que você está familiarizado com todos os slides de que você está usando, especialmente se você precisa clicar sobre eles para percorrer os bullet points. Faça anotações e as leve com você, se você quiser – não há mal nenhum em usar notas, e muitos oradores contam com elas, por isso não se sinta obrigado a memorizar tudo.

Depois peça feedback a alguns colegas de confiança e tente obter algumas indicações para pontos que você pode melhorar da próxima vez. Se você está preocupado com um silêncio constrangedor após sua apresentação, em que ninguém faz perguntas, fabrique algumas na plateia com seus amigos – você provavelmente vai descobrir que, após a primeira pergunta você terá algumas outras pessoas corajosas o suficiente para fazer as delas.

5. Fale em conferências ou congressos

Se você já está confiante em falar com seus colegas de trabalho em um ambiente em grande parte informal, porque não desafiar-se a falar em uma conferência ou congresso? Há muitos eventos do setor, bem como os realizados por grupos de gerenciamento de projetos, como o PMI. Falar em uma conferência significa uma grande multidão de rostos desconhecidos, possivelmente um palco ou palanque e muito mais pressão para a maioria das pessoas do que simplesmente tratar com o seu próprio departamento em uma sala de reuniões no trabalho.

Mais uma vez, treinar sua apresentação é realmente importante. Anote quanto tempo você leva para passar o seu material e verifique se não está excedendo o tempo. Seria embaraçoso se o organizador da conferência tivesse que parar no meio da apresentação para lhe dizer que você estourou o tempo.

Construa a sua confiança lentamente com a oratória em público. É uma habilidade que você pode aprender e se tornar melhor ao longo do tempo e com a prática. Encontre tantas oportunidades quanto puder para conquistar sua apreensão e em pouco tempo você vai descobrir que falar em público e fazer apresentações não irá te incomodar mais!

Autor: Jason Westland

Artigo publicado originalmente no site ProjectManager.com

Publicidade