10 desculpas para não crescer como gerente de projetos


habilidade-gerenciamento-de-projetos1

Muitos gerentes de projeto sabem que devem se aprimorar em gerenciamento de projetos, mas não conseguem encontrar tempo para se organizar.

E embora eu entenda isso completamente, eu acho que é útil dar uma olhada nas desculpas que damos a nós mesmos para adiarmos isso.

“Eu adio coisas porque eu estou ocupado, cansado, e tenho outros compromissos. Às vezes me falta motivação. Eu acho que haverá um período melhor em algum momento no futuro…”,  você sabe, as coisas que dizemos a nós mesmos.

Há pessoas neste exato momento que precisam de habilidades de gerenciamento de projetos estelares para entregar projetos exigentes e complexos. Você tem as ferramentas e técnicas certas? Você está pronto para brilhar?

Não podemos permitir que nossas desculpas nos mantenham como reféns. Vamos melhorar nosso jogo, servir os outros, e alcançar nosso maior potencial.

“Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa.” Benjamin Franklin

Por que você pode estar adiando as coisas? Vamos ver as razões e fazer nosso melhor esforço para derrubá-las.

10 Grandes desculpas (e o que fazer)

  1. “Eu sou muito ocupado.” – Estude 30 minutos por dia. Nas tardes de domingo, planeje sua semana. Programe de 30 minutos a 1 hora por dia para melhorar suas habilidades de gerenciamento de projetos.
  2. “Eu não posso pagar por isso.” – Deixe seu chefe saber que você quer melhorar suas habilidades e conhecimentos. Veja se ele ou ela tem sugestões para cursos ou livros. Se a sua empresa não fornece treinamento, você deve encontrar uma maneira de fazer isso acontecer. Comece a economizar. Procure por cursos de treinamento econômicos e eficientes.
  3. “Eu esgou bem por enquanto.” – Nós nunca devemos parar de aprender. Se não melhoramos continuamente as nossas competências, ficamos para trás. Com o tempo, vamos ver isso refletido nos projetos atribuídos a nós e no momento de promoções e aumentos salariais.
  4. “Meus projetos vão sofrer.” – Encontre algum momento no dia em que você pode se concentrar em melhorar suas habilidades com o menor impacto adverso possível para seus projetos. Mude seus hábitos. Desligue a TV… vá para a cama mais cedo e levante-se mais cedo … desenvolva uma rotina matinal produtiva.
  5. “Eu tenho esposa e filhos.” – Sim, eu também. Eles são maravilhosos. Eu adoro passar tempo com eles. Fiz muitos cursos ao longo dos anos enquanto meus filhos estavam crescendo, mas fiz questão de programar algum tempo durante a semana para os que eu mais amava também.
  6. “Estou muito cansado.” – Corra. Ande. Exercite-se.  Em épocas que estou muito ocupado, eu me exercito mais. Exercício me dá a energia que preciso para eu ter o mais alto desempenho. Meus horários de estudo são mais eficientes. Certifique-se de dormir bastante também.
  7. “Eu não estou motivado.” – Você é a média das cinco pessoas com as quais você passa mais tempo. Ponha-se na presença de gerentes de projeto motivados. Se engaje com outros gerentes de projeto em reuniões de Chapters do PMI e eventos de gerenciamento de projetos.
  8. “Eu odeio estudar.” Sim, eu também… às vezes. Forme um grupo de estudos. Leia e discuta um livro com os companheiros gerentes de projeto. Encontre maneiras de ser mais social com os seus estudos. Você vai achar mais interessante e envolvente. Ensine aos outros o que você está aprendendo.
  9. “É muito difícil.” – Comece aos poucos. Se você precisar, comece a estudar de 5 a 10 minutos por dia. Começar aos poucos e ir progredindo gradualmente sempre derrota essa desculpa. Em termos de mudança de nossos hábitos, começar aos poucos e ir aumentando nosso tempo pode ser o truque. Encontre materiais de estudo e aulas que sejam adequados para o seu atual nível de experiência e conhecimento.
  10. “Eu tenho meu PMP.” – Isso é ótimo! Eu também tenho. Obter uma certificação de gerenciamento de projeto mostra que temos uma compreensão de conceitos de gerenciamento de projetos. Mas não garante que seremos grandes gerentes de projeto. Sim, obtenha as certificações, mas ao mesmo tempo, busque amadurecer e crescer como um gerente de projeto.

Pensamentos finais

Pense nisso: o médico A tem praticado medicina há 20 anos e não se mantem atualizado com as mais recentes práticas médicas. O médico B tem 10 anos de experiência e busca, constantemente, aprender e adotar as mais recentes práticas.

Com qual dos dois você preferiria se consultar se tivesse uma doença grave? Eu prefiro o médico B.

Os gerentes de projeto se tornam cada vez mais competentes e valiosos através de experiência e educação.

Por que nossos clientes e membros da equipe deveriam esperar menos? Dê-lhes o seu melhor! Seja um aprendiz para sempre.

Autor: Harry Hall

Artigo publicado originalmente no site The Project Risk Coach

Publicidade