Segredos do gerente de projetos bem sucedido


gerente-de-projetos-sucesso

O objetivo final de gerenciamento de projetos é ser capaz de entregar projetos com o escopo correto, no prazo e dentro do orçamento. Sem planejamento e estratégia adequados, você pode facilmente comprometer seus projetos e causar dano a todos os principais stakeholders. Está sentindo a pressão? Aqui estão cinco segredos para ficar sempre no topo de sua profissão:

Segredo # 1. Conheça seu projeto. Tudo se resume nos detalhes.

Antes de começar seu projeto, você precisa saber o máximo possível de detalhes, como prazo, orçamento e escopo de trabalho. Certifique-se de ter um entendimento completo da fundação e expectativas do projeto, bem como o papel que todos os stakeholders terão para determinar se o projeto é bem sucedido ou não.

Segredo # 2. Seja um líder. Motive sua equipe.

O líder do projeto é a chave para o sucesso. Você é o capitão de seu navio. Você precisa inspirar sua equipe a segui-lo através dos tempos difíceis, bem como no mar calmo. É sua a responsabilidade de motivar a equipe, e criar uma dinâmica positiva de trabalho, a fim de cumprir as metas do projeto. Portanto, fique positivo, mesmo em situações desafiadoras.

Segredo # 3. Comunicação bidirecional. Mantenha as linhas de comunicação abertas.

Um dos elementos mais críticos no processo de gerenciamento de projetos é garantir que as linhas de comunicação estejam abertas. Na condição de gerente de projeto, você precisa ter certeza de que todos estejam na mesma página, e tenham todas as informações necessárias para tomar decisões e executar bem o trabalho. Você pode fazer isso através da criação de um relatório de atualização de status e distribuí-lo aos membros da equipe e aos principais stakeholders. Isto irá manter todos informados e vai minimizar as frustrações de expectativas irreais.

Segredo # 4. Minimize o risco. Tenha um plano B.

Riscos podem ocorrer a qualquer momento durante o projeto. Você precisa ver o panorama mais amplo e se preparar para os possíveis riscos que possam ocorrer ao longo do processo. Por exemplo, um dos principais membros da equipe pode ficar doente ou um equipamento necessário pode quebrar. Pense estrategicamente sobre como você e sua equipe podem superar possíveis obstáculos antes que se tornem problemas reais ou saiam do controle. A gestão de risco preventiva é essencial para o sucesso do projeto.

Segredo # 5. Avalie o projeto. Como foi nosso desempenho?

Cada projeto é uma ferramenta de aprendizado valiosa. Após a conclusão, você deve rever e avaliar cada projeto como um todo, bem como analisar cada componente individual. Qual foi a chave para o sucesso do projeto? Como poderia ter sido melhor? Use as lições que você aprende com cada projeto para ajudá-lo a minimizar o fracasso e maximizar o sucesso no futuro.

Pense estrategicamente e seja consistente em melhorar seu processo de gerenciamento de projetos. Use recursos limitados sabiamente para maximizar o resultado. Mantenha-se positivo, e se divirta-se gerenciando seus projetos!

Autora: Nalinee Wilburn é gerente de tráfego na Infinity Concepts, e responsável pelo agendamento e controle de progresso de todos os projetos da empresa, para garantir que os prazos são cumpridos.

Artigo publicado originalmente no site PM Hut

Publicidade