Top 10 diretrizes gerais para gerenciamento de projetos de TI


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Fui recentemente convidado por alguém que era novo em Gerenciamento de Projetos para dar alguns conselhos gerais nessa área. Depois de algumas conjecturas eu condensei os meus conhecimentos e experiências em GP e criei a minha “lista de top 10 diretrizes gerais para a gestão de projetos em TI”:

10. Torne-se um hábil artista de circo: ou seja, melhore suas habilidades na corda bamba e nos malabarismos. Você terá que encontrar o equilíbrio entre manter o cliente satisfeito e garantir que a sua equipe tenha tudo o que precisa para poder entregar. Você também terá de aprender a conciliar uma quantidade insana de detalhes. Isso pode ser complicado às vezes, com certeza.

9. Capture notas de reuniões e itens de ação: documente o que aconteceu durante as reuniões e quaisquer acompanhamentos (ou tenha alguém confiável e apropriado para fazer isso para você). Imediatamente após o encerramento da reunião, é provável que as coisas estejam razoavelmente claras. Mas não conte com a discussão estando tão fresca na sua cabeça duas semanas após o fato. Portanto, você deve manter um registro.

8. Dê seguimento nas notas de reuniões e itens de ação: apenas escrever as coisas não é o suficiente . Faça acompanhamento sobre elas.

7. Aprenda idiomas diferentes: Não me refiro a refinar seu mandarim ou espanhol. Quero dizer que você terá de falar “Vendedorês” e “Desenvolvedorês” fluente, por exemplo. Ao manter conversas sobre um projeto, sempre me lembro com quem estou falando, sobre quais informações eles estão mais interessados e de quais informações eu preciso deles.

6. Não subestime a importância de estimar: Acho que dar estimativas sólidas é uma forma de arte. Também esteja ciente de quem está dando as estimativas. É a pessoa que vai fazer o trabalho? Ou não? Tenha isso em mente.

5. Abra seu tapete de yoga e seja flexível: A única certeza é a incerteza. Você pode se preparar para ser flexível, mas deve também SER flexível. Coisas podem e vão acontecer que não foram capturadas em seus planos de atenuação de risco. A capacidade de se adaptar às mudanças repentinas do projeto é definitivamente a chave.

4. Seus recursos são as pessoas: os membros da sua equipe são valiosos. Cuide bem deles. Certifique-se de reconhecer suas conquistas e de celebrar marcos conquistados. Destaque as pessoas isoladas para prêmios especiais, mas também inclua toda a equipe para outras realizações.

3. Pareça ser e seja organizado: se você aparecer para uma reunião com o cliente com uma pilha de papel, ou se só precisa do seu Smartphone, verifique se você sabe onde encontrar tudo. Se você freneticamente começar a vasculhar pilhas de papel ou navegar loucamente por seu telefone em uma reunião à procura de coisas, você parecerá desorganizado e despreparado.

2. Comunicação: isso é diferente do # 7 (aprenda idiomas diferentes). Se você acha que algo precisa ser esclarecido, diga-o. Não assuma que todos concordam em um ponto de discussão fundamental em uma reunião, embora a maioria dos participantes estejam balançando suas cabeças. Diga em voz alta para confirmar.

1. Sorria e mantenha a calma: Os comissários de bordo são ensinados a sorrir, mesmo se a aeronave estiver sendo sequestrada. A lógica por trás disso é que o estado de calma percebido na tripulação irá deixar o resto dos passageiros mais à vontade. É claro que quando entregar ‘más notícias’ para um cliente, sorrisos forçados podem ser inadequados. Mas o que eu estou falando aqui é de uma abordagem geral à gestão de projetos e das pessoas em geral. Negócio é negócio, mas no final ainda somos todos pessoas. O resultado final de se acrescentar aquele toque humano positivo ao papel do GP será o de relacionamentos de trabalho mais felizes. Garantido.

Artigo publicado originalmente no site Appnovation

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  • Daniel Almeida

    Achei muito bacana as dicas fornecidas neste post!!!

    Conheci o site a pouco tempo e estou acompanhando com frequência as atualizações e estou gostando muito.

    Grande Abs

    Daniel

  • Adriano Faria

    Excelente post

    Estou a desenvolver um projecto de mestrado que envolve 2 stakeholders com objectivos distintos. Assim, nas primeiras reuniões já senti a dificuldade que é conseguir consensos. Estas dicas vão me ajudar a gerir esses momentos.

    Cumprimentos

    Adriano

  • Gian Ribeiro

    Para quem tem o objetivo de se tornar um gerente de projetos, essas dicas são fundamentais para entender melhor esse mundo tão competitivo. Muito bom o artigo, parabéns.

  • https://www.usmsystems.com/deep-learning/ Andrea Maria

    Thank you for valuable content. The benefit of reading this guildline is that we gain a clear insight into popular methods that help efficiently carry out project activities and processes.