Um guia para processos de gerenciamento de projetos de TI


gerenciamento-de-projetos-de-ti-etapas

Processos de gerenciamento de projetos irão variar muito de um projeto de TI para o outro. Seja um projeto de pequena escala, como a instalação de uma rede de computadores de escritório ou um projeto de grande escala que envolve a implementação de um novo conjunto de sistemas de tecnologia, processos de gestão passo a passo precisam ser implementados para garantir que o projeto de TI seja concluído com sucesso.

Algumas práticas de gerenciamento de projetos de TI envolvem um extenso planejamento, testes e interações prolongadas entre a equipe de gerenciamento de projetos, técnicos e stakeholders. Outras exigem um processo de planejamento simples, seguido por uma implantação de novos sistemas de TI. No entanto, qualquer que seja o tipo de projeto de TI que esteja sendo desenvolvido, alguns processos básicos de gestão precisam ser colocados em prática.

Sem uma cuidadosa consideração de aspectos como orçamento, prazo, objetivos do projeto, engajamento dos stakeholders e um exame completo dos produtos de TI a serem instalados, o sucesso do projeto é improvável. No entanto, seguindo um plano bem pensado, é muito mais provável que o seu projeto de TI seja concluído dentro das expectativas de todos.

Processos e estágios de gerenciamento de projetos

As principais fases do gerenciamento de projetos de TI envolvem o início do projeto, atividades de planejamento, atividades de controle de projetos e encerramento das atividades do projeto.

A iniciação do projeto é a primeira e mais fundamental etapa do projeto de TI. Nesta fase, a equipe de gestão cuidadosamente traça seus objetivos, cronogramas gerais e custos projetados. É também nesta fase que se avalia como abordar a estratégia global para o projeto.

A próxima fase é a fase de planejamento. Este é o momento no qual ocorre o detalhamento das atividades projeto. Uma quebra da fase de planejamento é listada abaixo em maior detalhe.

A fase de fechamento do projeto envolve orientar e apoiar os usuários finais da nova tecnologia, garantindo que eles tenham treinamento suficiente e a compreensão de seu novo produto de TI.

Enquanto as fases da iniciação, planejamento e fechamento são os principais eventos do projeto, ao longo do ciclo de vida do projeto, a equipe de gerenciamento de projetos continuará a avaliar todas as atividades, realizar avaliações de custo / benefício, avaliar o andamento do projeto e recalibrar prazos e orçamentos quando e se necessário.

Uma análise mais detalhada do processo de planejamento de gerenciamento de projetos de TI envolve as seguintes etapas:

  1. Montar a equipe de implementação de TI;
  2. Definir os objetivos do projeto;
  3. Definir o escopo do projeto;
  4. Construção de um plano inicial;
  5. Delineamento de recursos do projeto, custos, metas e riscos;
  6. Obter a concordância dos stakeholders;
  7. Publicação do plano do projeto;
  8. Ajustes e gerenciamento de mudanças do projeto;
  9. Analisar o status do projeto;
  10. Coleta de informações sobre o andamento do projeto;
  11. Fechamento do Projeto.

Mesmo que você utilize uma equipe própria de TI, é boa prática discutir seu projeto com uma empresa de consultoria de TI qualificada. Um consultor de projetos de TI pode ajudar a compreender os parâmetros do seu projeto, definir seus objetivos, orçamento e prazos e recomendar os melhores produtos, sistemas e processos adequados às suas necessidades.

Como você escolhe a abordagem do gerenciamento de projetos de TI será uma decisão que você precisa tomar com base em suas próprias necessidades. Mas, seguindo estes processos simples de gerenciamento de projetos, em breve você vai estar no seu caminho para o sucesso.

Artigo publicado originalmente no site da Daysha Consulting

Publicidade