4 Frases que infernizam a vida de um gerente de projetos


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Problemas surgem, obstáculos aparecem no caminho, muitas coisas trabalham contra o gerente de projeto e sua equipe ao longo do engajamento enquanto eles tentam entregar o projeto. Dito isto, há algumas coisas ou frases negativas da equipe do projeto, do cliente, e até mesmo da alta administração que podem basicamente estragar o dia do gerente de projeto, enquanto ele tenta entregar com sucesso seu escopo. Tenho certeza que há cerca de 500 ou mais frases desse tipo, mas eu pensei que seria interessante examinar quatro relativamente comuns.

Enquanto você lê este artigo, pense em todas essas frases que você ouviu ao longo dos anos que lhe causaram preocupação enquanto você gerenciava ou participava de projetos, e por favor compartilhe elas aqui para que possamos discutir.

Isso não é possível

Esta frase pode vir de seu analista de negócios, seu principal desenvolvedor, ou possivelmente até mesmo do seu cliente, dependendo de qual é o problema e o que está sendo discutido. O gerente de projeto raramente quer ouvir “Nós não podemos fazer dessa maneira” – especialmente se for relativo ao curso planejado de ação já acordado. O que isto significa neste momento é que será necessário algum replanejamento e retrabalho, e o orçamento vai sofrer um golpe. É hora de puxar seu software de gerenciamento de projetos e começar a reformular o cronograma do projeto.

Não há dinheiro para isso

Esta frase pode vir de sua diretoria se for um projeto interno ou do seu cliente. De qualquer maneira, não é algo que o gerente de projeto quer ouvir no meio do caminho de um engajamento. Isto geralmente resulta em uma redução significativa na funcionalidade da solução final ou pode significar o seu projeto foi jogado para os tubarões e possivelmente será cancelado.

Normalmente, a primeira coisa que o gerente de projeto deve fazer ao ouvir esta frase é olhar o cronograma em seu software de gerenciamento de projetos e ver onde modificações podem ser feitas para começar a reduzir os custos do projeto. Oferecer algumas soluções proativas pode manter o projeto funcionando e manter o orçamento do projeto dentro do desejado.

Nós temos que ter isso logo

Quando você ouvir isso de seu cliente, cuidado. Você pode acabar colocando mais recursos no esforço de terminar mais rápido, mas você provavelmente vai acabar com o orçamento do projeto no processo. Se você ouvir isso de seu cliente, então é hora de sentar-se com ele e descobrir o quanto é importante que algo seja entregue antes do que o que foi originalmente planejado e acordado no cronograma. Se ele quiser ter antes do tempo, então é imperativo que você avise que isso pode aumentar o orçamento do projeto… significativamente.

Eu não vou pagar por isso

Esta frase, claro, vem do cliente. Você acaba de apresentar um pedido de uma mudança necessária para o projeto e você e sua equipe consideraram estar “fora do escopo” (essas são três palavras que o cliente raramente quer ouvir). A menos que seja uma mudança óbvia no escopo, você pode ouvir a frase “eu não quero pagar por isso” – ou alguma variação dela. Você vai chegar a um ponto em que terá que decidir se terá que bater o pé e não ceder ao cliente. Na maioria dos casos, se for realmente um ponto de discórdia com o cliente, então você deve considerar fazer uma negociação e, possivelmente, abrir mão de algumas horas livres para ajudar a custear as despesas da mudança. Isto vai manter a satisfação do cliente alta no longo prazo.

Resumo

Essas 4 discussões despertaram quaisquer memórias dolorosas de seu passado ou presente de gerenciamento de projetos? Por favor, compartilhe quaisquer frases negativas que você descobriu que impactaram significativamente o progresso em qualquer dos seus projetos.

Autor: Brad Egeland

Artigo publicado originalmente no site OnTrack

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